Minha Figura

Prefeito de Caxias, Fábio Gentil, se reúne com representes do Governo do Estado e do Ministério da Saúde para tratar da abertura da UNACON

25.7.17
O prefeito de Caxias, Fábio Gentil, e a secretária Municipal de Saúde, Socorro Melo, receberam na última quinta-feira (20/07) uma equipe técnica formada por profissionais do Ministério da Saúde e do Governo do Estado. O esforço no sentido de colocar em funcionamento a Unidade de Atendimento de Alta Complexidade (UNACON), foi a pauta da reunião, que aconteceu no prédio da Secretaria de Infraestrutura, no Bairro Pirajá, após visita técnica.

“Nós conversamos sobre a necessidade da implantação de imediato do Centro de Oncologia para posterior habilitação. A ideia é que o funcionamento possa iniciar para que possamos requisitar a habilitação. Pedimos que eles mostrassem a necessidade da adequação que precisa ser feita na estrutura. Com essa ampliação que nós estamos fazendo no Hospital Geral para que o hospital possa ser autossuficiente, vai compor aquilo que o Ministério da Saúde quer em relação à abertura do Centro de Oncologia. Eu não tenho dúvidas que logo logo a gente vai estar abrindo o Centro de Oncologia”, destacou Fábio Gentil, prefeito de Caxias.

Durante a reunião, foram abordadas as responsabilidades de cada ente federativo no processo de abertura do Centro de Oncologia. A ideia inicial é que o Governo do Estado mantenha o funcionamento até que haja a habilitação junto ao Ministério da Saúde.

“A saúde é tratada nos três âmbitos, o Município entra com uma parte, o Estado com outra e o Governo Federal com outra. Neste momento, como precisamos da habilitação, deve entrar o Município e o Governo do Estado. O Governo do Estado assumiu o compromisso conosco para manter o funcionamento da UNACON até que a gente consiga a habilitação junto ao Governo Federal. Eu tenho certeza que essa parceria é extremamente necessária para que possamos atender aos pacientes de Caxias e de toda a região que precisam de tratamento”, ressaltou Fábio Gentil, prefeito de Caxias.

“A solicitação foi do Estado para a questão da habilitação. Nós estamos aqui para visitar o Hospital por solicitação do Estado para um futuro credenciamento e habilitação na oncologia”, disse Ângela, representante do Ministério da Saúde.

Desde 2015, a cidade de Caxias conta com um Centro de Oncologia pronto para funcionar, e dispõe de 20 poltronas para quimioterapia, farmácia, consultórios médicos, sala de serviço social, bancada de atendimento de enfermagem na área de poltronas e 16 leitos de enfermagem. A UNACON está situada em um local estratégico, ao lado do Hospital Geral Municipal Gentil Filho.

O prefeito Fábio Gentil tem buscado junto ao Governo Estadual e ao Governo Federal, desde que assumiu a Prefeitura de Caxias em 2017, cumprir todas as exigências para que a administração municipal reúna as condições para colocar o serviço oncológico em funcionamento visando beneficiar centenas de pessoas de Caxias e da região leste, que ainda precisam se deslocar a outros estados para seguir com o tratamento contra o câncer. (Fonte: Ascom/Caxias)

0 comentários:

Postar um comentário