A UPA
(Unidade de Pronto Atendimento) de Caxias é classificada como de porte III. A
Unidade de Saúde realiza aproximadamente 300 atendimentos por dia, sendo os
principais casos de pessoas acometidas por AVC (Acidente Vascular Cerebral),
poli traumatismos, infartos, dentre outros.
A
unidade conta com uma estrutura moderna e espaços, como: recepção, área de
atendimento, sala de procedimentos, sala de gesso, consultório odontológico,
seis consultórios médicos, sala de medicação e exames de radiológicos.
Desde
que assumiu a administração municipal, o prefeito Fábio Gentil tem implantado
mudanças que deram um salto de qualidade no atendimento. O número de médicos
aumentou de 03 para 06, os funcionários passaram por um treinamento em
atendimento humanizado e agora, está sendo implantada a chamada eletrônica que
interliga a recepção aos consultórios médicos.
A
diretora administrativa da UPA, Milena Souto, destacou como a unidade foi
recebida:
“Quando
recebemos a UPA nesta gestão, eram só três médicos em atendimento, agora, o
número dobrou, isso viabilizou a agilidade diminuindo o tempo de espera dos
pacientes; fizemos o curso de humanização capacitando todos os nossos
funcionários, desde a recepção até os médicos, para que assim possam acolher
melhor nossos usuários”,
explicou, Milena Souto, diretora administrativa da UPA.
• Cor
VERMELHA (EMERGÊNCIA): Atendimentos imediatos como AVC hemorrágico, poli
traumatizados e outras situações gravíssimas com risco de morte;
• Cor
LARANJA (MUITO URGENTE): risco significativo, casos que são atendidos em até 10
minutos;
• Cor
AMARELA (URGENTE): gravidade moderada, até 01 hora para atendimento;
• Cor
VERDE (POUCO URGENTE): preferencial com atendimento em até 02 horas;
• Cor
AZUL (NÃO URGENTE): até quatro horas, representa caso para atendimento em
Unidade Básica de Saúde.
Em
casos de pacientes que ficam em observação para serem estabilizados, a UPA
dispõe das salas amarela e vermelha.
Por
ser uma Unidade de Pronto Atendimento e não um hospital, a UPA não dispõe de
internação. Em casos de pacientes que necessitem de tratamentos mais
especializados ou cirurgias, estes são encaminhados à Unidades Hospitalares por
meio do sistema de regulação estadual.
Além
destas mudanças, está sendo implantado o Sistema de Chamada Eletrônica
interligando a recepção e os consultórios médicos, o que agiliza mais ainda o
trabalho e otimiza o atendimento.
Para o
paciente João Oliveira, as mudanças realmente já são notadas por quem chega,
principalmente com relação ao número de médicos, disse o paciente.
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