Minha Figura

Fábio Gentil defende saúde de qualidade e geração de emprego e renda para Caxias (MA)

18.8.16
Da esquerda para a direita: o deputado Cleber Verde, o jornalista Análio Júnior (candidato a vereador pelo PRB) e Fábio Gentil, durante convenção (5/8) em Caxias

Com cinco mandatos consecutivos de vereador, o engenheiro civil Fábio Gentil é o nome do Partido Republicano Brasileiro (PRB) na disputa pela Prefeitura de Caxias, terceira maior cidade do Maranhão. No primeiro mandato de vereador, Gentil foi o mais votado da história do estado. Sua candidatura a prefeito foi homologada na convenção da coligação “Caxias é do Povo”, com o apoio de 11 partidos, no último dia 5, e representa a força inovadora republicana. Gentil falou àAgência PRB Nacional sobre a intenção de ser prefeito e fazer uma gestão comprometida com os interesses da população.

ENTREVISTA

Agência PRB Nacional – Candidato, conte-nos um pouco quem é Fábio Gentil e o porquê de entrar na disputa pela Prefeitura de Caxias.
Fábio Gentil –  Sou Fábio Gentil, 44 anos, quinto mandato de vereador consecutivo. Eleito no primeiro mandato como o mais votado da história do Maranhão; no terceiro mandato, o mais votado da história de Caxias; no quinto mandato, o mais votado novamente na história de Caxias. Disputei a eleição de deputado estadual, obtendo mais de 30 mil votos. Estou na primeira suplência e, neste ano, a convite do presidente (licenciado) do PRB, ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Pereira, ingressamos na sigla acreditando nos ideais do partido e vamos trabalhar junto pelo desenvolvimento de Caxias e do Maranhão.

Agência PRB Nacional – Como tem sido essa fase inicial?
Fábio Gentil – Pela primeira vez em Caxias conseguimos unir as oposições. Nas últimas eleições, tivemos seis candidatos a prefeito. Nesta, os cinco que perderam estão nos apoiando. O PRB se posicionando de forma coerente, apresentando as melhores propostas. Mais de cinco mil pessoas compareceram à nossa convenção. Fomos ovacionados juntamente com o deputado federal Cleber Verde. A população nos abraçou, nos levou até o palco nos braços. Foi uma demonstração de que Caxias espera por mudanças e o nosso nome foi o escolhido para empreendê-las. Temos chances reais de vitória, pois as pesquisas nos mostram à frente do atual prefeito e candidato à reeleição.

Agência PRB Nacional – Quais são suas propostas em prol da população de Caxias?
Fábio Gentil – Minhas principais bandeiras hoje são a saúde pública e a geração de emprego e renda. Nos últimos anos, tivemos muitos retrocessos na saúde: maternidade fechada, hospital fechado. O governo atual não valorizou, pelo contrário, desrespeitou o povo. Por outro lado, criamos o Polo Industrial de Caxias há dois anos e nesse período as empresas não vieram se instalar no município, o que demonstra a falta de preocupação do atual gestor com a cidade. Uma forma de gerar emprego e renda é fazer com que as coisas funcionem trazendo essas indústrias para cá. O ministro da Indústria (Marcos Pereira) já se colou à disposição para nos ajudar e a fazer o possível para que a empresas venham para Caxias. Precisamos focar na saúde de qualidade e geração de emprego e renda para que o povo possa viver melhor.

Agência PRB Nacional – Como o gestor municipal deve trabalhar hoje, com poucos recursos, no momento em que o país enfrenta uma grave crise na economia?
Fábio Gentil – Embora sabendo que os recursos destinados ao município são escassos, temos que fazer as políticas públicas funcionarem. Temos que buscar parcerias junto a todos os órgãos. Em Caxias, hoje, até as arrecadações tributárias são poucas porque o município não investe. Precisamos de parcerias para que possamos ter renda e esta seja aplicada no próprio município. Como os recursos são poucos, vamos buscar apoio da classe empresarial. A atual gestão não investe o que arrecada e o IPTU é um exemplo disso. Precisamos de credibilidade e confiamos que vamos conquistá-la por meio do nosso trabalho. As parcerias entre o governo municipal e empresas privadas poderão fazer com que o município ande do jeito que o povo espera.

Agência PRB Nacional – Como tem contribuído com seu trabalho de vereador para Caxias?
Fábio Gentil – Sou um dos vereadores com maior índice de projetos apresentados. Tenho uma proposta que trata da questão da saúde pública, um incentivo ao doador de sangue para que todos os que doarem tenham um percentual de desconto nas alíquotas do município, principalmente em relação ao IPTU. A medida foi aprovada por unanimidade, mas o prefeito vetou. Nestes últimos quatro anos, temos trabalhado muito na fiscalização da aplicação dos recursos públicos, fizemos denúncias ao Ministério Público e já foram comprovados desvios de recursos, mas, infelizmente, até o momento, nenhuma medida foi tomada. Também temos trabalhado projeto em benefício dos funcionários públicos, da infraestrutura e do saneamento básico. Tenho certeza absoluta que, chegando ao Executivo, os projetos que pensamos nestes 20 anos de mandato, serão executados agora com um grupo bom e com apoio do partido.

Agência PRB Nacional – Quem é o vice em sua chapa e quantos candidatos a vereador o PRB lançou em Caxias?
Fábio Gentil – A nossa candidata a vice-prefeita é a advogada Maísa Marinho, do PMDB, ela é de família política, pessoa muito competente, com um trabalho exemplar em Caxias, onde nasceu, e junto conosco vai trabalhar por uma cidade melhor para todos. Neste ano, o PRB tem 26 candidatos a vereador.

Agência PRB Nacional – Se eleito, qual será seu primeiro trabalho à frente do município?
Fábio Gentil – Resgatar todo patrimônio público da saúde, que se encontra fechado. Nos últimos três anos, tivemos três hospitais fechados. Precisamos imediatamente encontrar uma forma, junto aos governos estadual e federal, para que se possa abrir a maternidade e o hospital geral do município. Outro ponto que é compromisso nosso é realizar um concurso público, o que não ocorre há mais de 15 anos na cidade. Temos hoje cinco mil contratados, numa cidade universitária com mais de cinco faculdades particulares, onde os formandos não têm condição de disputa. Queremos realizar o concurso nos cinco primeiros meses para dar oportunidade a todos os jovens que estão saindo da faculdade a disputar uma vaga e conseguir o tão sonhado emprego. A saúde pública e o emprego são nossos carros-chefe.

Agência PRB Nacional – O que o senhor deixa como mensagem propositiva para a campanha eleitoral?
Fábio Gentil – Eu não posso deixar que o medo de lutar seja maior que o direito de sonhar. Vamos sonhar, acreditar que a força do povo, unida à classe política, é capaz de realizar o sonho da população de Caxias. Hoje, vivemos uma ditadura em nosso município e tenho certeza que a democracia irá prosperar e que as oportunidades vão surgir. Com a nossa eleição, quem vai ganhar é a cidade e o nosso povo.

Por Agência PRB Nacional

2 comentários:

  1. Anônimo disse...:

    É 40-30= 10....PRA CIMA DELES

  1. Anônimo disse...:

    Bom dia, Sabá. Qual o número ou email para contato com você? Obrigado

Postar um comentário