Minha Figura

Prefeito Dr. Tinoco recebe “Caravana CAEMA do Mais IDH” durante audiência pública

26.1.16
No último dia 23 de janeiro, o município de Aldeias Altas recebeu a Caravana da CAEMA, dentro do Plano Estadual Mais IDH. A audiência pública ocorreu na sede do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais e teve como meta apresentar ações do Programa Água Para Todos, que está sendo implantado nos 30 municípios contemplados com o Plano.

Na ocasião esteve presente o Presidente da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (CAEMA), Davi Telles, acompanhado de sua equipe. Também esteve presente o Prefeito Dr. Tinoco, o Presidente da Câmara, Valdeci da Sucam, vereador Professor Carvalho, membros do Comitê Municipal do Mais IDH, secretários, coordenadores municipais e populares.

Segundo o presidente da CAEMA, Davi Telles, o programa ‘Água para Todos’, lançado em junho de 2015, tem o objetivo de garantir de forma universalizada, água nas torneiras possibilitando mais saúde e qualidade de vida aos maranhenses. Os investimentos no setor para o município de Aldeias Altas estão orçados em R$ 4 milhões de reais.

De acordo com Telles, a meta é ampliar o sistema de abastecimento de água tratada para atendimento pleno da população residente na sede do município. Os oito poços da cidade terão vazão aumentada e a rede de distribuição que hoje é de 26 km, terá um acréscimo de 9.380m. Além da perfuração de mais dois poços e a ampliação de mais 860 ligações domiciliares, serão reformados os reservatórios existentes e construídos mais dois.

O Diretor da autarquia “garantiu que todas residências que compreendem a zona urbana do município terão ligações domiciliares. E todas as ruas sem rede de distribuição passarão a ter”. Telles afirmou também que a recuperação de vias pelas quais as obras de escavações serão executadas, “é de inteira responsabilidade da CAEMA

Já o Diretor de Engenharia e Meio Ambiente da CAEMA, José Luís Bastos, enfatizou a atuação da autarquia em todo o estado. “O Maranhão tem 217 municípios e a CAEMA opera em apenas 139. Uma das metas do Governador Flávio Dino é ampliar os sistemas de abastecimento de água tratada para atendimento pleno das populações residentes nas sedes dos municípios contemplados”, frisou José Luís Bastos.

O engenheiro enfatizou também que durante a implantação dos sistemas, uma equipe de assistentes sociais da CAEMA estará em Aldeias Altas para fazer palestra sobre o uso racional da água, evitando assim o desperdício.

A ação é mais uma parceria entre o Governo do Estado com a Prefeitura Municipal de Aldeias Altas. O trabalho de perfuração dos poços e ampliação da rede de distribuição deve ter início logo após o Carnaval. A previsão é que os sistemas sejam inaugurados dentro de 90 dias.

Sempre disse nas minhas andanças, que de todos os meus compromissos com nossa gente, o principal era colocar água potável em todas as casas de Aldeias Altas. E hoje, a alegria tomou conta da minha alma e do meu coração, porque sei que isso será possível nos próximos dias. E faço referência especial ao Diretor-presidente da CAEMA, Dr. Davi, que sempre me recebeu de braços abertos quando que recorri àquela autarquia na buscar de soluções para os aldeias-altenses no que diz respeito a água potável. Dr. Davi, obrigado por ser um parceiro nosso e leve também meus agradecimentos ao Governador Flávio Dino”, disse o prefeito.

Dr. Tinoco aproveitou a oportunidade para ressaltar que em 3 anos de mandato já foram perfurados doze poços, na sede e zona rural, cujos Sistemas Simplificados contam com rede de distribuição e ligações domiciliares. Ele solicitou também a parceria da CAEMA num projeto ousado, que é abrir poços artesianos em todas a escolas da zona rural de Aldeias Altas.

ASCOM: Aldeias Altas

0 comentários:

Postar um comentário