Minha Figura

Apologia ao tumulto

10.1.16

Por Chico Leitoa (ex-prefeito de Timon)

Na democracia, a oposição tem papel importante até porque ninguém é eleito por unanimidade. Portanto é legítimo fazer oposição. Porém, não se pode adotar posturas e comportamentos sem levar em conta o ordenamento jurídico que disciplina e regula o comportamento das pessoas. A liberdade de expressão é prevista em lei, mas ninguém tem o arbítrio de, em se valendo desse direito, denegrir a imagem e a reputação de outras pessoas e, principalmente, se valendo da inversão de valores, fazer apologia ao tumulto para dele se beneficiar.

Infelizmente, é isso que vem ocorrendo hoje em Timon.

A tentativa é banalizar esse tipo de comportamento para tentar ofuscar os grandes avanços que a Cidade de Timon experimenta desde janeiro de 2013.

Na medida em que as coisas vão acontecendo, os opositores se desesperam e percebem está cada dia mais difícil voltar a ter um contracheque sem trabalhar ou a possibilidade de se apossarem dos bens públicos em seu favor, mesmo que, para os coadjuvantes são só migalhas. A conta mesmo vai é para a população.

Coisas das mais simples às mais importantes foram subtraídas ou deixaram de acontecer pra dar lugar ao desperdício e à farra dos novos ricos. Essa última encoraja pessoas despudoradas a querer fazer parte e/ou incentivar outras a aderirem às suas teses de se locupletarem para se darem bem. E tudo começa em período de eleição.

Ruim, péssimo, para essas pessoas é constatarem que a população hoje. Mesmo sabendo que a cidade ainda tem muitos problemas, QUESTIONA:

·         Por que o governo anterior, mesmo tendo recebido, somente do Fundeb, 15 milhões em novembro e dezembro de 2012 (site bb), não pagou se quer o salário dos últimos dois meses nem dos professores efetivos, de quatro meses dos contratados, chegando a cinco meses em outras categorias?
·         Como explicar à população que mesmo na crise atual e em prejuízo de novos investimentos, o governo que assumiu conseguiu atualizar (mais de 10 milhões de reais em atrazo só na educação ) e manter os salários em dia?

·         Como foi possível transformar o IPMT de uma situação de insolvência, com 200 mil em caixa em janeiro de 2013, com uma folha de 500 mil, para ser hoje considerado o terceiro melhor instituto de previdência municipal de todo o País, com mais de 20 milhões em caixa

·         Por que a cidade estava cheia de lixo e imediatamente foi totalmente limpa e numa enorme batalha assim permanece, com a coleta organizada, com caminhões compactadores modernos?

·         Por que a cidade estava escura e foi completamente iluminada e assim continua?

·         Como foi possível iluminar com led a avenida Piauí e com lâmpadas convencionais várias ruas e avenidas, inclusive a BR 226 numa extensão de quase 3 km, além de adquirir 10 carros com recursos próprios de um departamento que estava sucateado e sem nenhum centavo em conta?

·         Por que a rede física das escolas encontrava-se completamente sucateada, com 54 escolas improvisadas e úmidas, sem as mínimas condições de funcionamento e o Prefeito Luciano está deixando praticamente todas completamente reformadas ( inclusive na zona rural ) e várias ampliadas, climatizando suas salas e com carteiras novas, implantar cinco novas creches e seis quadras cobertas anexadas às escolas, além de está em fase de conclusão uma escola de 10 salas com biblioteca, laboratório, refeitório, completamente climatizada no bairro novo tempo ?

·         Como foi possível retomar, apoiar e valorizar o Projeto Beija Flor ( que está prestes a ganhar nova e moderna sede ), que propicia a centenas e centenas de crianças e adolescentes da rede municipal de ensino, acesso à cultura ?

·         Como foi possível fornecer fardamento para todos os alunos da rede municipal, se antes não havia nem escolas em condição de funcionar com dignidade?

·         Como está sendo possível manter a primeira escola de tempo integral com 400 alunos, no Projeto mãos dadas no Parque Alvorada?

·         Como está sendo possível manter mais de 600 criancinhas em creche de tempo integral com fornecimento de fardamento e todo o material necessário, com quatro refeições e todas as salas climatizadas?

·         Por que era negada merenda às crianças e hoje o Município oferece uma alimentação escolar farta e de qualidade para todos os alunos da rede?

·         Como foi possível que o governo anterior transformasse em lixão o que era um moderno aterro sanitário, e agora o novo governo dá lugar a um promissor parque empresarial?

·         Como foi possível transformar a velha e destruída ponte das piranhas em uma moderna obra de arte de engenharia?

·         Como foi possível retirar os feirantes do Parque Alvorada do meio da rua e peixeiros da beira da linha na guarita lhes colocando em lugares apropriados ?

·         Por que os postos de saúde estavam quase todos destruídos e alguns até fechados e foi possível com empenho do governo atual, construir/ampliar, equipar e climatizar várias e várias unidades básicas de saúde?

·         Por que somente agora, trabalho iniciado pelo Deputado Luciano, com a eleição do Deputado Rafael foi possível fazer a PACTUAÇÃO do Governo do Estado do Maranhão com o Município de Teresina para regular os doentes, principalmente de câncer, que não precisam mais se humilhar e/ou inventar endereço para terem acesso ao tratamento?

·         Essa e outras conquistas mostram o quanto um Deputado aliado do Governo, pode, quando tem compromisso, ajudar a população.

·         Por que as ruas e avenidas estavam todas esburacadas e o governo atual investiu pesado na recuperação, além de pavimentar várias ruas?

·         Como foi possível, com recursos próprios e em parceria recente com o governo do Estado, asfaltar mais de 30 km de ruas e avenidas, além de empreender sinalização horizontal e vertical em várias?

·         Pelo arrojo do governo está sendo possível, em parceria com a iniciativa privada, a implantação de 1/3 da extensão da avenida Piauí com duas pistas, canteiro central e calçadas, onde está sendo implantado um moderno e exitoso loteamento urbanizado entre Av. Presidente Medici e o rio Paranaíba na entrada do parque alvorada.

·         Por iniciativa do Prefeito, a cidade começa a receber câmeras de monitoramento que serão interligadas com a polícia, além de disponibilizar 10 motos de 300 cilindradas, dotadas de equipamentos, na tentativa de melhorar a segurança pública.

·         Por que o governo anterior recebeu soma vultuosa e não fez a modernização do sistema de abastecimento d’água é muito menos a rede de esgoto? (isso ainda vai dar em cabeça de gente). Inclusive gente da Bahia!

…Um enorme prejuízo para o Município !!!

·         Num gol de placa e exemplo de superação, o Prefeito em Parceria com o Governo do Estado, implantou o Parque Empresarial onde duas Empresas já estão sendo instaladas, 17 prestes a se instalarem, outras 30 com carta de intenção aprovadas e mais 90 com protocolo de intenção encaminhados.

·         Com os avanços e as perspectivas de crescimento, o município atraiu um moderno centro de convenções com capacidade para abrigar até cinco eventos ao mesmo tempo, que hoje orgulha a Cidade.

·         Por fim, o governo atual, diante da crise e da necessidade premente da população de ter saneamento básico, optou por fazer uma concessão ( e não privatização ) que já rendeu várias intervenções visando a regularização do abastecimento d’água, e acaba de ser publicado no Diário Oficial da União do dia 11/09, a resolução 1071 de 08/09/2015 da superintendência de regulação da Agência Nacional de Águas do Ministério do Meio Ambiente, OUTORGA que permite a captação de água do rio Parnaíba, criando as condições para que seja dado início à implantação da primeira etapa da estação de tratamento d’água que quando totalmente concluída, proporcionará a completa regularização, com qualidade, da água para todos os timonenses. Primeiro grande resultado da concessão.

·         Outras inúmeras conquistas estão em curso no Município aos olhos da população, promovidas por um governo que agora que cumpriu 70% do primeiro mandato e tem como lema: CUIDAR DA VIDA DAS PESSOAS, inclusive flexibilizando as leis para a melhoria do transporte coletivo, que redundou até na circulação de ônibus climatizados, numa cidade que depois de lutas e sacrifícios do Prefeito e equipe, começa a ganhar ares de urbanização/humanização/desenvolvimento, utilizando os recursos com correção, por isso não se ver falar em novos ricos, como acontecia há tão pouco tempo, sendo essa a principal resposta à tudo acima questionado.

A compreensão /constatação por parte da população de tudo que aqui foi dito, desperta nos adversários do Prefeito, que têm práticas inversas, sentimentos de ódio, e ai eles escalam pessoas para aplicarem a teoria do antônimo: combinam os temas e ligam para as rádios, se utilizam de redes sociais, criam fakes para tentar confundir a opinião das pessoas e formam grupos para atuar na rádio-calçada, pregando a anti-informação.

A HISTÓRIA SE REPETE, pois agora os adversários do Prefeito repetem praticas já adotadas num passado recente, (em que a ex-prefeita através de auditoria fajuta, moveu uma centena de processos contra mim na justiça estadual e federal, que me impõem até hoje, doze anos depois, maratona de audiências e mais audiências e despesas com advogados), numa clara intenção de usar o Ministério Público e o poder judiciário como INSTRUMENTOS DE CAMPANHA E DE COMBATE, e através de enxurrada de processos ( ouvir falar que já são quase 100 os processos movidos pelo deputado Alexandre contra o Luciano ), TUMULTUAR o Município e supostamente, no TUMULTO, alardear que o Prefeito é processado, confundir a opinião das pessoas, e assim tentar alcançar o que almejam: O PODER PELO PODER, ou seja, tentar ganhar no TAPETÃO, praticando o que se chama de litigância de má fé. Como se processar por processar fosse brincadeira, mas não é, pois além de banalizar o nobre papel da justiça, manterá o processado o resto da vida respondendo (?) mesmo sabendo que, dadas as suas inconsistências, na medida em que as ações forem sendo consideradas improcedentes, em função dos transtornos causados, podem uma a uma causar sérios problemas para o processador, cujas penalidades, estão previstas em leis. Ai pode ocorrer é “a volta do cipó de aroeira no lombo de quem mandou dar”, como diz a música do poeta Geraldo Vandré.

Enfim, os adversários do Prefeito estão e vão continuar apelando para o tumulto na medida em que as ações do governo vão se consolidando, não dando lugar para aventureiros, que sem chance de vencer no bom combate, transgridem as regras, vendem até a alma para satã, pois querem a qualquer custo o poder para dele tirar proveito e, é claro, tentar destruir as conquistas auferidas pela população com o trabalho sério, abnegado e incansável dos atuais gestores e funcionários da nossa querida Timon.

·         o prejuízo da cidade foi e é proporcional ao desperdício por incompetência e aos sinais exteriores de riqueza de membros do governo anterior, em cujo período ocorreu a mudança do Município para FPM especial triplicando o valor mensal e com o momento pujante da economia nacional e claro, administrou recursos bem maiores que agora em período de crise!

·         qual o benefício veio para Timon de 2009 a 2010 ( diretor de autarquia ) e de 2011 a 2015 pelas mãos do deputado que se arvora de arauto da moral e excelência da competência, que foi líder do governo anterior ? … Você conhece, além das festividades do espaço fama ?…no dia seguinte desarma-se tudo e a cada Armação a gastança corre solta…agora apega-se e bajula aliados do governo que combateu na campanha ( e consegue apoio para suas festas) para sobreviver politicamente pois seu lado é o poder e em cinco candidaturas foram cinco partidos diferentes: PSDC, PV, PTdo B, PSD e PTN (diz-se, já desfiliado ).

·         Os trazidos pelo Deputado Rafael, em sintonia com o Prefeito Luciano, em menos de uma ano, todos conhecemos: PACTUAÇÃO DA SAÚDE entre o Governo do Estado e o Município de Teresina para regular os pacientes de Timon e vários outros municípios maranhenses a serem atendidos na capital Piauiense, sendo o pagamento pelo atendimento feito pelo Maranhão. Lei de incentivos fiscais para Empresas se instalarem no Parque empresarial, PROCON, mudança nas ações do Ciretran, 26 km de asfalto, Centro de Juventude Francisco Carlos Jansen na Av Teresina, Núcleo de Tempo Integral no terreno do CSU, Reforma do CAIC, reforma do Colégio Jacira, reforma do Colégio Ana Bernades, esses em fase de licitação. E mais recentemente, abraçou e leva em frente de forma brilhante, a instalação do Comitê de bacia do Rio Parnaíba que dentro de Pouco tempo trará enormes benefícios ao velho monge e consequentemente para as populações até de outros Estados.

Assim como fizeram e tiraram proveito político quando da concessão do serviço de água e esgoto de Timon, (hoje a população já começa a conviver com os benefícios dos investimentos) e já repetida pelo governo do Piauí como única maneira de resolver o problema do saneamento, agora tentaram fazer tumulto com a história da Timon City, que vinha funcionando por liminar da justiça federal, que foi derrubada pela mesma justiça federal e tentaram jogar a culpa no Prefeito que sempre foi contra o monopólio e que há muito vinha tentando, e agora encontrou, a forma definitiva de resolver o problema, se compondo com o Município de Teresina através de consórcio e com a ANTT.

Em breve, tudo estará normalizado com segurança jurídica como tem que ser quando envolve principalmente os interesses maiores da população e se tem a vida pautada nas leis. E mais uma vez cairão por terra os tumultos.

Quem não tem o que argumentar apela…e apela para o jogo sujo e para o Tumulto!

ENG CHICO LEITOA

0 comentários:

Postar um comentário