Minha Figura

Aleluia!!! Após denúncia do blog, e de passarem festas de fim de ano na penúria, funcionários do PSF irão receber salários de dezembro nesta quarta-feira, 06

5.1.16
O assessor de comunicação da Prefeitura de Caxias, Raphael Barros, informou no início da noite desta terça-feira (05), que os funcionários do PSF e dos postos de Saúde do município irão receber nesta quarta-feira, 06, os salários referentes ao mês de dezembro de 2015, cujo atraso foi denunciado no blog no dia 31 de dezembro (reveja aqui).

Os funcionários de níveis fundamental e técnico das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e a equipe de coordenação da Atenção Básica vão receber os salários nesta quarta-feira, dia 6, ainda no período correto estabelecido por lei para o pagamento dos vencimentos, que é de cinco dias úteis no mês vigente para recebimento do trabalho realizado no mês anterior”, informou o assessor que lembrou ainda o pagamento em dia dos salários dos servidores do município nos últimos anos: “Em Caxias, nas gestões de Humberto e Léo Coutinho, os servidores recebem antes do período, geralmente no dia 20 do mês em que ainda estão trabalhando. No caso dos funcionários das UBS e da coordenação da Atenção Básica, o pagamento é feito por meio de repasse do Ministério da Saúde, que, no mês de dezembro do ano passado, atrasou”.

Raphael Barros justificou o atraso no pagamento por conta da transferência dos recursos do Ministério da Saúde ter ocorrido somente no último dia 30. “A transferência para o município foi anunciada apenas no dia 30/12. Assim, o depósito nas contas dos servidores leva até três dias úteis para acontecer.

Bem, apesar das explicações plausíveis do assessor, lembro a ele que o governo do Estado, durante todo o ano de 2015, fez repasses, via convênios fundo a fundo, que são recursos que podem ser utilizados para qualquer área da saúde, e que poderiam suprir o atraso na transferência dos recursos do MS para pagamento dos salários dos funcionários do PSF.

Os recursos fundo a fundo tanto podem ser usados para trocar uma lâmpada de um posto de saúde, pagar uma lata de tinta para pintar uma parede de uma UBS do município ou mesmo para pagar salários de determinados trabalhadores do setor.

Mas, priorizar a utilização desses recursos para outro fim enquanto poderiam pagar os salários dos técnicos e auxiliares de enfermagem, vigilantes e zeladores nas festas de fim de ano mostra a falta de sensibilidade da atual administração.

Apesar dos pesares, a boa notícia de que o salário de dezembro estará disponível na conta dos servidores nesta quarta-feira (06) mostra que a pressão do blog valeu a pena.

E é uma vitória desses trabalhadores que procuraram o blog para denunciar e fazer valer os seus direitos.

0 comentários:

Postar um comentário