O Ginásio Governador João Castelo recebeu, nesse sábado (27), um evento que demonstrou como o esporte e a inclusão podem andar juntos em Caxias. A cidade recebeu uma partida de Basquete em Cadeira de Rodas, disputada entre os times SLZ e ASPAMA, da Associação Paradesportiva do Maranhão.
Carlivan Braga, vice-presidente da Associação Paradesportiva do Maranhão, destacou o trabalho realizado para fomentar o paradesporto. “A associação já tem esse trabalho há bastante tempo, e um dos nossos projetos é esse fomento dentro dos municípios. Mostrar para os gestores, por meio das associações e instituições, que é possível, que existe a modalidade. A gente está à inteira disposição, não só de fazer uma apresentação, mas de dar continuidade, caso o município queira levar adiante o esporte”, frisou.
Bruno Batalha, jogador, ressaltou a importância da divulgação da modalidade esportiva e que o esporte é uma das formas de se promover a inclusão. “É muito importante para que a sociedade veja que, através do esporte, a pessoa com deficiência tem seu lugar na sociedade. A gente fica muito alegre de poder prestigiar e estar nesse momento aqui”, disse.
A ação foi realizada com o apoio de diversas associações caxienses, além do apoio da Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer. O principal objetivo foi fomentar o paradesporto no município, incentivando a criação de novas modalidades esportivas adaptadas e fortalecendo a inclusão social por meio do esporte.
Paulo Carneiro, presidente estadual do Conselho dos Direitos da Pessoa com Deficiência, falou sobre as oportunidades para as pessoas com deficiência através do esporte. “Trouxemos o basquetebol em cadeira de rodas para que Caxias possa pensar também em implantar o paradesporto no nosso município. Nós temos muitas pessoas com deficiência, e muitas delas estão dentro de suas casas por falta de oportunidade, em vários aspectos, sobretudo no esporte. É um momento de reflexão, é um momento de pensar mesmo sobre como é importante o esporte, como o esporte transforma vidas e como o esporte tem uma larga porta aberta para as pessoas serem protagonistas da sua própria história”, disse.
Robson Rodrigues, secretário adjunto de Esporte e Lazer, falou sobre o apoio ao paradesporto. “A Secretaria de Esporte abraça a todos. Quanto mais pessoas a gente trouxer para praticar o esporte, para incluir, para se sentir valorizado, se sentir pessoa, se sentir gente, se sentir útil, ficamos muito felizes, pois essa é a política da Secretaria de Esporte e a política do governo Gentil Neto”, finalizou.
0 comentários:
Postar um comentário