Minha Figura

Comissões de Obras, Meio Ambiente e Educação discutem com Famem situação de obras paralisadas

8.6.23

Reunião conjunta contou com presença do presidente da Federação dos Municípios do Maranhão, Ivo Rezende

Deputados membros das Comissões de Obras, Educação e Meio Ambiente durante
reunião com a Famem

Agência Assembleia

A situação das obras paralisadas e inacabadas no Maranhão foi o tema abordado, na manhã desta terça-feira (6), durante reunião conjunta de três comissões técnicas da Assembleia Legislativa: Comissão de Obras, Comissão de Meio Ambiente e Comissão de Educação. O encontro contou com participação do presidente da Federação dos Municípios do Maranhão (Famem), Ivo Rezende, prefeito do município de São Mateus.

Ao abrir a reunião, o presidente da Comissão de Educação, Desporto, Ciência e Tecnologia, deputado Ricardo Arruda (MDB), discorreu sobre as últimas informações fornecidas à Assembleia Legislativa pela área técnica do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Arruda foi enfático ao afirmar que, a partir de agora, será fortalecida uma agenda de trabalho articulado com as demais comissões técnicas da Casa.

O presidente da Comissão de Obras e Serviços Públicos, deputado Cláudio Cunha (PL), disse que o convite ao presidente da Famem, Ivo Rezende, foi feito exatamente com o propósito de que sejam aprofundadas as discussões e encaminhamentos sobre as obras paralisadas e inacabadas em diversos municípios do Maranhão.

O presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, deputado Júlio Mendonça (PCdoB), manifestou todo o apoio à proposta de levantar a situação de cada uma das obras paralisadas para que, o quanto antes, possam ser retomadas.

Além dos deputados Ricardo Arruda, Cláudio Cunha e Júlio Mendonça, a reunião contou com a presença dos deputados Carlos Lula (PSB), Wellington do Curso (PSC), Júnior Cascaria (Podemos), Davi Brandão (PSB) e Solange Almeida (PL).

Estudo

Durante a reunião desta terça-feira, as Comissões de Obras, Educação e Meio Ambiente pediram apoio à Consultoria Legislativa da Casa para que seja aprofundado, também, um estudo sobre experiências exitosas, realizadas em outros estados, para a melhoria dos indicadores educacionais no Maranhão.

O deputado Ricardo Arruda explicou que a prioridade, a partir de agora, será dada às obras paralisadas (que ainda podem ser retomadas, tendo em vista que ainda há termo de convênio vigente entre o ente federado e o FNDE), deixando em segundo plano as obras inacabadas, que são aquelas que já não têm mais vínculo formal com o FNDE.

“A nossa intenção é um trabalho conjunto para que a Assembleia Legislativa e a Famem possam dar suporte técnico aos municípios e as obras sejam concluídas, para atender à população”, enfatizou o presidente da Comissão de Obras, Cláudio Cunha.

O presidente da Famem, Ivo Rezende, disse que, com a nova política do governo federal, estão sendo criadas condições muito mais favoráveis para a retomada das obras paralisadas. “O desafio, agora, é replicar as experiências bem-sucedidas de alguns municípios para todos os outros do nosso estado”, frisou.

Ao final da reunião, Ivo Rezende destacou a importância de um trabalho conjunto da Famem com a Assembleia Legislativa: “Agradeço esta louvável iniciativa dos deputados desta Casa, que estão tendo todo o empenho para o enfrentamento dos problemas de nosso povo e, o que é mais importante, com um olhar cada vez mais municipalista”, ressaltou.



0 comentários:

Postar um comentário