Nota alcançada por Caxias no IDEB foi satisfatória |
O Ministério da Educação divulgou Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) em todas etapas de ensino, mas apenas nos anos iniciais do ensino fundamental, do 1º ao 5º ano, cumpriu a meta de qualidade nacional estabelecida para 2019. Os resultados foram divulgados nesta terça-feira (15) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Levantado
a cada dois anos, o Ideb é o principal indicador de qualidade da educação
brasileira. O índice registrado nos anos iniciais no país passou de 5,8, em
2017, para 5,9, em 2019, superando a meta nacional de 5,7 considerando tanto as
escolas públicas quanto as particulares. Nos anos finais do ensino fundamental,
do 6º ao 9º ano, avançou de 4,7 para 4,9. No entanto, ficou abaixo da meta
fixada para a etapa, 5,2. No ensino médio, passou de 3,8 para 4,2, ficando
também abaixo da meta, que era 5. O Ideb é calculado com base em dados de
aprovação nas escolas e de desempenho dos estudantes no Sistema Nacional de
Avaliação da Educação Básica (Saeb). O Saeb avalia os conhecimentos dos
estudantes em língua portuguesa e matemática. O índice final varia de 0 a 10.
O
índice tem metas diferentes para cada ano de divulgação e também metas
específicas nacionais, por unidade da federação, por rede de ensino e por
escola. A intenção é que cada instância melhore os índices para que o Brasil
atinja o patamar educacional da média dos países da Organização para a
Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
Progresso
Em
termos numéricos, segundo o Inep, isso significa progredir da média nacional de
3,8, registrada em 2005 na primeira fase do ensino fundamental, para um Ideb
igual a 6 em 2022, ano do bicentenário da Independência. Para os anos finais do
ensino fundamental, a meta nacional é 5,5 e, para o ensino médio, 5,2. Esta é a
penúltima divulgação do Ideb antes do fim das metas previstas. A próxima será
em 2022, referente a 2021.
Resultado do IDEB comprovou boa qualidade da educação pública municipal em Caxias |
Na
Região Norte, apenas 36,4% dos municípios atingiram a meta para a rede pública,
que concentra a maior parte das matrículas na etapa de ensino. O que significa
que cerca de seis a cada 10 municípios não atingiram a meta. Nessa região,
apenas 4,9% das redes públicas municipais têm um índice 6 ou maior. Na Região
Sudeste, 73,9% das redes municipais têm Ideb 6 ou mais. A maior porcentagem de
redes municipais com Ideb 6 ou mais está no estado de São Paulo, 91,3%.
O
Ceará tem a maior porcentagem de municípios que atingiram a meta do Ideb 2019
para as escolas públicas municipais, de 98,9%, seguido por Alagoas, com 92,1%.
Por outro lado, no Amapá, Amazonas, Maranhão, Pará, Rio de Janeiro, Rondônia,
Roraima, Sergipe e Tocantins menos da metade dos municípios alcançou a meta
esperada.
No
Maranhão, Caxias (MA) continua mantendo avanço acima da meta estabelecida pelo
Ministério da Educação nos anos iniciais do 1º ao 5º ano. Fazendo um
retrospecto, é possível perceber a evolução a cada ano. O impacto nos índices
educacionais também passa por investimento em estrutura física, na gestão
escolar, além da qualificação dos profissionais da educação.
Índices
do 4º ao 5º ano em Caxias (MA), segundo o Ministério da Educação.
*Em
2013 a meta do Ministério da Educação era 3.6 e Caxias atingiu 4.0.
*Em
2015 a meta do Ministério da Educação era 3.9 e Caxias atingiu 4.6.
*Em
2017 a meta do Ministério da Educação era 4.2 e Caxias atingiu 4.9.
*Em
2019 a meta do Ministério da Educação era 4.5 e Caxias atingiu 4.8.
Com
informações da Agência Brasil e Ministério da Educação
(Fonte: Blog do Daniel Matos)
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