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Caxias supera meta de 4.5 do Ministério da Educação para o município e atinge 4.8 no IDEB-2019 para as séries iniciais, do 1º ao 5º ano

16.9.20
Nota alcançada por Caxias no IDEB foi satisfatória

O Ministério da Educação divulgou Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) em todas etapas de ensino, mas apenas nos anos iniciais do ensino fundamental, do 1º ao 5º ano, cumpriu a meta de qualidade nacional estabelecida para 2019. Os resultados foram divulgados nesta terça-feira (15) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Levantado a cada dois anos, o Ideb é o principal indicador de qualidade da educação brasileira. O índice registrado nos anos iniciais no país passou de 5,8, em 2017, para 5,9, em 2019, superando a meta nacional de 5,7 considerando tanto as escolas públicas quanto as particulares. Nos anos finais do ensino fundamental, do 6º ao 9º ano, avançou de 4,7 para 4,9. No entanto, ficou abaixo da meta fixada para a etapa, 5,2. No ensino médio, passou de 3,8 para 4,2, ficando também abaixo da meta, que era 5. O Ideb é calculado com base em dados de aprovação nas escolas e de desempenho dos estudantes no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb). O Saeb avalia os conhecimentos dos estudantes em língua portuguesa e matemática. O índice final varia de 0 a 10.

O índice tem metas diferentes para cada ano de divulgação e também metas específicas nacionais, por unidade da federação, por rede de ensino e por escola. A intenção é que cada instância melhore os índices para que o Brasil atinja o patamar educacional da média dos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Progresso

Em termos numéricos, segundo o Inep, isso significa progredir da média nacional de 3,8, registrada em 2005 na primeira fase do ensino fundamental, para um Ideb igual a 6 em 2022, ano do bicentenário da Independência. Para os anos finais do ensino fundamental, a meta nacional é 5,5 e, para o ensino médio, 5,2. Esta é a penúltima divulgação do Ideb antes do fim das metas previstas. A próxima será em 2022, referente a 2021. 

Resultado do IDEB comprovou boa qualidade da educação pública municipal em Caxias

Na Região Norte, apenas 36,4% dos municípios atingiram a meta para a rede pública, que concentra a maior parte das matrículas na etapa de ensino. O que significa que cerca de seis a cada 10 municípios não atingiram a meta. Nessa região, apenas 4,9% das redes públicas municipais têm um índice 6 ou maior. Na Região Sudeste, 73,9% das redes municipais têm Ideb 6 ou mais. A maior porcentagem de redes municipais com Ideb 6 ou mais está no estado de São Paulo, 91,3%. 

O Ceará tem a maior porcentagem de municípios que atingiram a meta do Ideb 2019 para as escolas públicas municipais, de 98,9%, seguido por Alagoas, com 92,1%. Por outro lado, no Amapá, Amazonas, Maranhão, Pará, Rio de Janeiro, Rondônia, Roraima, Sergipe e Tocantins menos da metade dos municípios alcançou a meta esperada.

No Maranhão, Caxias (MA) continua mantendo avanço acima da meta estabelecida pelo Ministério da Educação nos anos iniciais do 1º ao 5º ano. Fazendo um retrospecto, é possível perceber a evolução a cada ano. O impacto nos índices educacionais também passa por investimento em estrutura física, na gestão escolar, além da qualificação dos profissionais da educação.  

Índices do 4º ao 5º ano em Caxias (MA), segundo o Ministério da Educação.

*Em 2013 a meta do Ministério da Educação era 3.6 e Caxias atingiu  4.0.

*Em 2015 a meta do Ministério da Educação era 3.9 e Caxias atingiu 4.6.

*Em 2017 a meta do Ministério da Educação era 4.2 e Caxias atingiu 4.9.

*Em 2019 a meta do Ministério da Educação era 4.5 e Caxias atingiu 4.8.

Com informações da Agência Brasil e Ministério da Educação

(Fonte: Blog do Daniel Matos)

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