Minha Figura

Mapa do Turismo do Maranhão 2019 é aprovado em reunião do Conselho Estadual

6.7.19

O documento segue agora para o Ministério do Turismo que vai apresentar o novo mapa do turismo nacional em agosto.

Setur apresentou aos conselheiros todos os municípios que validaram seu dados para a
entrada no Mapa 2019 (Foto: Divulgação)
O Conselho Estadual de Turismo aprovou, na quarta-feira (3), por unanimidade, o Plano de Regionalização do Turismo Maranhense. O documento segue agora para o Ministério do Turismo que vai apresentar o novo mapa do turismo nacional em agosto.

A Setur apresentou aos conselheiros todos os municípios que validaram seu dados para a entrada no Mapa 2019 após visitas técnicas concretizadas aos 10 polos turísticos do Maranhão no período de 6 de maio até 7 de junho de 2019.

O Conselho é uma instituição que tem o papel de garantir a participação da sociedade civil na definição das políticas públicas de turismo aplicadas pelo poder público em âmbito estadual.

O mapeamento faz parte do Programa de Regionalização (PRT) do Ministério do Turismo (MTur), que prevê a atualização do Mapa do Turismo brasileiro a cada dois anos. O Mapa do Turismo é um instrumento que possibilita o desenvolvimento das políticas públicas dos setores e locais, tendo como foco a gestão, a estruturação e a promoção do turismo de forma regionalizada e descentralizada.

“Somente a partir da aprovação do Mapa, o Estado do Maranhão consegue continuar consignatário do Programa Nacional de Regionalização, e trabalhar melhor o turismo por regiões que estão divididos os polos em desenvolvimento”, explicou o presidente do Conselho Estadual de Turismo e secretário adjunto de Turismo da Setur, Hugo Veiga.

A superintendente de Regionalização, Glória Pinto, ressalta que a validação feita pela Secretaria de Estado do Turismo e pelo Conselho Estadual do Turismo é um dos critérios exigidos pelo Ministério do Turismo para atualização do Mapa do Turismo Brasileiro. “Vamos encaminhar a atualização do novo mapa do turismo brasileiro para o Ministério do Turismo e ficaremos aptos a pleitear verbas federais para desenvolver ações e projetos em prol do turismo no Maranhão”, afirma a superintendente.

“Como presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagem (ABAV) irei reunir todos os associados e repassar o que é, como foi feito e os benefícios do remapeamento no Maranhão, de todos os pontos turísticos dentro dos municípios. Só após o remapeamento, as agências irão saber quais municípios estão preparados para receber visitantes”, declara o presidente da ABAV, Jansen Santos.

Além desse alinhamento, a reunião do Conselho Estadual de Turismo abordou possibilidades de fortalecimento da entidade com fomento à parceria entre os segmentos que compõem o grupo.

Ao final da reunião, os membros do Conselho de Turismo do Maranhão marcaram a data da próxima reunião, que acontecerá no dia 14 de agosto na sede da Fecomércio, para deliberar a atualização e validação do estatuto interno do Conselho, com apresentação do secretário de Turismo do Estado, Catulé Junior, e novas eleições do Conselho.

A próxima reunião do PRT+Integrado (em que participam representantes do Estado, Ministério do Turismo, além de outras instâncias governamentais e) acontecerá no dia 21 de agosto em São Luís. (Secom/MA)

0 comentários:

Postar um comentário