Ataques de raposas assustam moradores em Caxias

5.7.19
Marca de mordida de raposa na pata de cadela em Caxias — Foto: Reprodução/TV Mirante

Animais têm atacado humanos e animais na zona rural da cidade, mesmo durante o dia. UEMA vai analisar se raposas estavam com o vírus da raiva.

Moradores da zona rural de Caxias estão assustados com os recentes ataques de raposas. Uma cadela da casa do lavrador Lindomar de Sousa foi uma das vítimas da mordida do animal.

“A cachorrinha ficou só gritando, gemendo. Eu peguei no 'pezinho' dela e tava saindo sangue”, contou o lavrador.

Há cinco anos, um homem morreu depois de ser mordido por uma raposa, também na zona rural da Caxias. Atualmente, moradores dizem que já viram várias raposas e estão com medo de novos ataques.

"Até as crianças estão com medo de sair de casa", afirmou a dona de casa Maria Francisca.

A raposa tem hábitos noturnos, mas está aparecendo durante o dia na cidade. A Unidade de Vigilância em Zoonoses de Caxias (UVZ) afirma que as características desses animais apontam sinais de contaminação da raiva.

Raposa encontrada morta na região de Caxias, onde moradores dizem que estão sendo
vítimas de ataques — Foto: Reprodução/TV Mirante

"Não é normal a raposa aparecer durante o dia. A raposa estava toda aberta, sinal de que ela tava 'ouriçada', atenta, nervosa", contou Natanael dos Reis, coordenador do UVZ/Caxias.

A amostra de uma raposa morta foi enviada para análise na Universidade Estadual do Maranhão, em São Luís, para saber se o animal estava infectado pelo vírus da raiva. Moradores e animais da região estão recebendo a vacina antirrábica. Se não for tratada, a doença pode levar à morte. (Fonte: G1 MA)

0 comentários:

Postar um comentário