Minha Figura

Jornal Pequeno e Agência Baluarte abordam ameaça de morte sofrida pelo editor do Blog do Sabá

3.9.18

A edição do Jornal Pequeno deste domingo (02) traz reportagem destacando a ameaça de morte sofrida contra o titular do Blog do Sabá.

A reportagem do Jornal Pequeno ocupa o alto da página policial do periódico de São Luís, e vem a colaborar com a sólida divulgação do episódio, uma vez que a única arma que um jornalista possui para se defender daqueles que se acham acima da lei, e pensam que tem o direito de ameaçar a vida de comunicadores que exercem o direito a liberdade de expressão, é a solidariedade da categoria, que neste caso cumpriu com a importante tarefa de alertar a sociedade e as autoridades competentes.

Já a Agência Baluarte emitiu uma nota de repúdio, assinada pelo seu editor, Fernando Atallaia, defendendo a liberdade de expressão. “A ameaça sofrida pelo Editor do Blog do Sabá, jornalista Cláudio Sabá, abriu, por mais uma vez, a discussão para a possibilidade de agentes da truculência e da barbárie porem em risco a integridade da liberdade de expressão e de imprensa em nosso estado”, diz trecho da nota que alerta ainda para o crescimento da violência no Maranhão. “Estamos vivenciando tempos difíceis em nosso estado, onde a violência e a criminalidade tentam sacralizar-se como verdades absolutas na conjuntura social e os coadunantes dessa realidade, aproveitam, assim, a constatação para investir contra profissionais da imprensa: instituição imexível que jamais (em hipótese impensável) deverá ser violentada diante de sua inalienável condição de mediadora e guardiã dos princípios históricos das liberdades humanas, propiciadora que é do equilíbrio entre os Poderes e população”.

Confira abaixo a postagem da Agência Baluarte:

BLOGUEIRO CLÁUDIO SABÁ É AMEAÇADO DE MORTE: AGÊNCIA BALUARTE EMITE NOTA

Nota de Repúdio

''A imprensa é a vista da nação. Por ela é que a nação acompanha o que passa perto e ao longe, enxerga o que malfazem, devassa o que lhe ocultam e tramam, colhe o que sonegam ou roubam, percebe onde lhe almejam ou nodoam, mede o que lhe interessa, e se acautela do que a ameaça''.
Ruy Barbosa

A ameaça sofrida pelo Editor do Blog do Sabá, jornalista Cláudio Sabá, abriu, por mais uma vez, a discussão para a possibilidade de agentes da truculência e da barbárie porem em risco a integridade da liberdade de expressão e de imprensa em nosso estado.
Sabá foi coagido por aqueles que não aceitam o contraditório, o exercício do jornalismo e as boas práticas democráticas. A ação, até aqui tratada como um fato isolado e sem importância, é uma afronta ao Estado Democrático de Direito no Maranhão e uma clara demonstração de desdém às autoridades policiais e constituídas que tem por obrigação zelar por uma instituição tão fundamental aos povos, a imprensa

Forçando em mais essa tentativa de por rédeas na Blogosfera, a intimidação contra a vida do Blogueiro, além de trazer em seu bojo ranços desprezíveis de ditaduras, objetiva por seu protagonista banalizar o acontecimento, gerando, assim, a possibilidade de uma certa endemia de tipo de crime inaceitável. O que não poderá ser permitido, não só pela classe blogueira, mas por todos os profissionais da Comunicação e população maranhense em geral.

Estamos vivenciando tempos difíceis em nosso estado, onde a violência e a criminalidade tentam sacralizar-se como verdades absolutas na conjuntura social e os coadunantes dessa realidade, aproveitam, assim, a constatação para investir contra profissionais da imprensa: instituição imexível que jamais (em hipótese impensável) deverá ser violentada diante de sua inalienável condição de mediadora e guardiã dos princípios históricos das liberdades humanas, propiciadora que é do equilíbrio entre os Poderes e população.

“De faca ou bala, blogueiro vagabundo”, como se dirigiu ao jornalista, tentando causar espanto, perplexidade e temor no blogueiro, o autor do gesto reprovável e hediondo deixou claro que, à revelia de um Maranhão que se quer justo, tenro, consciente, forças estranhas à humanização ainda resistem. A Agência de Notícias Baluarte, a equipe do Blog ANB Online e este editor tornam público seu repúdio contra a ameaça do empresário Magno Chaves a Cláudio Sabá e se solidariza com o colega, desejando-lhe força, destemor e o não arrefecimento no exercício da imprescindível função.

Fernando Atallaia
Jornalista , Blogueiro, Editor-Chefe da Agência Baluarte*

0 comentários:

Postar um comentário