Minha Figura

Câmara Municipal de Caxias realiza última sessão do ano de 2017

19.12.17
Nessa segunda-feira (18), foi realizada a última sessão de 2017 na Câmara Municipal de Caxias. Os vereadores usaram da palavra para elencar conquistas no ano, fazer agradecimentos e deixarem suas mensagens natalinas.

Neto do Sindicato (PC do B) parabenizou o prefeito por atender solicitação que diz respeito à aração e gradação de terras para pequenos agricultores. Também fez votos para que em 2018 a distribuição de sementes, feitas pelas secretarias municipal e estadual de Agricultura, contemple o maior número possível de produtores rurais. Destacou ainda o atendimento de requerimento verbal quanto à falta de serviço da Cemar no povoado Rodagem, através do qual obteve resposta do diretor da companhia, de que viria a Caxias tomar providências, mas que, no entanto, devido à demora, a comunidade acabou por fazer serviço particular para sanar o problema. Aproveitou para reclamar do aumento na conta de energia elétrica. Encerrando, deixou sua mensagem de fim de ano: "Que todos tenhamos um período de férias, de Natal e de Ano Novo. E que realmente esse ano que se avizinha seja um ano de muita paz, saúde e, acima de tudo, fraternidade entre os povos".

O vereador Ramos (SD) agradeceu o prefeito por atender requerimentos para conclusão dos poços artesianos nos povoados Água Branca e Olho D'Água, lembrando a festa de inauguração ocorrida na última quinta-feira (14). Na oportunidade, ele informou que o prefeito deu sinal de que vai reformar as escolas do povoado Junco e Sapucaia, além de ter se comprometido com a reforma e ampliação da escola-pólo do 2º Distrito, no povoado Sítio. "Quero desejar aos colegas e à plateia presente, um Feliz Natal, um Ano Novo cheio de festa e tudo de bom para todos", disse o parlamentar na conclusão de seu pronunciamento.

No discurso de Durval Júnior (PSB), também agradecimento aos requerimentos atendidos e à parceria com o prefeito. Entre as conquistas, o vereador comentou melhorias nas comunidades da Usina Velha e Ponte, a ponte que liga os bairros Pampulha ao Luiza Queiroz, a finalização dos poços do Condave e do Batatal, a aquisição de equipamentos e reforma parcial da escola do Condave. Durval comentou sobre a transição responsável de governo municipal, e elogiou o Natal, "que veio trazer as melhorias para acidade, o espírito natalino, o amor, a família, para comungar com esse sentimento". Por fim, declarou apoio na aprovação do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos da Guarda Municipal.

"Quero agradecer as palavras do nobre colega Durval. Dizer que estamos encerrando o ano com muitas coisas que avançaram no nosso município, e tem coisas que ainda perduram e precisamos corrigir, e uma das coisas que temos que acabar é com a morosidade e protelação de alguns processos nossos internos, inclusive do governo, a partir do Poder Executivo", frisou o líder do governo na Câmara, vereador Sargento Moisés (PSD). O parlamentar aproveitou para destacar a presença dos guardas municipais na galeria e ressaltar que aguardava da prefeitura, para a aprovação, o Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos da Guarda Municipal.

Darlan (PHS) iniciou suas palavras agradecendo pela oportunidade de legislar por Caxias. Ele parabenizou o prefeito também por atender solicitações dos vereadores e levar água às comunidades mais carentes, a exemplo dos povoados Poção, Mangabeira, Rosário, Condave, Água Branca e Olho D'Água. Comentou sobre sua visita ao povoado Delgado, onde está conseguindo a transferência do poço da comunidade para o SAAE, para melhoramento da qualidade da água usada pelos moradores. Agradeceu ainda o prefeito por fazer o maior investimento da história de Caxias no esporte, elencando mais de 15 competições apoiadas pela prefeitura, o maior Jogos Escolares dos últimos 20 anos, a revitalização do esporte rural, com destaque para o futebol feminino. Finalizando, lembrou a iluminação pública implantada nos povoados e o Natal Iluminado.

O vereador Magno Magalhães (PSD) fez o registro da sua ida e assuntos tratados a Brasília. Em encontro com o coordenador geral de produção do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Michel Ferraz, este falou que estará em Caxias para lançamento da "Agricultura de Baixo Carbono". Esteve em reunião com o senador Lobão, na Funasa, pleiteando emenda para construção da "Casa do Barbeiro", que visa substituir casas de taipa por de alvenaria, eliminando o foco do inseto conhecido por barbeiro, que transmite a Doença de Chagas. O vereador esteve também com o senador Roberto Rocha, que comunicou que estará destinando emendas para reforma do Mercado Central e de estradas vicinais. Por último, anunciou o interesse do diretor da Agência Nacional de Cooperação, Márcio Correa, em fazer parceria com o município de Caxias. Nos votos de fim de ano, "desejar a cada colega Feliz Natal e próspero Ano Novo".

Para Repórter Puliça (PRB), foi um ano muito proveitoso. Na ocasião, o vereador declarou seu apoio aos guardas municipais. Parabenizou o prefeito "pelos acertos e pelos erros, para que no próximo ano não aconteçam mais", pelos requerimentos aprovados com a participação dos demais parlamentares e atendidos. "Quero desejar a todos um Feliz Natal, um Ano Novo de muita paz e muitas realizações", concluiu.

Ao fim da sessão, o presidente da Câmara, vereador Catulé (PRB), explicou que pelo Regimento Interno o período legislativo se encerraria na quarta-feira (20), porém, atendendo pedido dos demais colegas, decidiu antecipar. O parlamentar aproveitou o momento para fazer uma retrospectiva do ano. "Chegamos ao final desta legislatura, creio que com a missão cumprida. Esta Casa discutiu, relatou e aprovou projetos e requerimentos, todos de ato interesse da população caxiense; e pelo que se observa, pelo que se acompanha aqui nesta Casa, na sua maioria, teve o respaldo e resposta do Poder Público Municipal. Ou seja, o prefeito Fábio Gentil fez o que pode para atender a população caxiense através dos seus representantes legítimos, independente de partido, de oposição e situação".

Fonte: Ascom/ Câmara de Caxias

0 comentários:

Postar um comentário