Minha Figura

OUTUBRO ROSA – Prédios públicos do Município ganham iluminação especial em alusão à campanha de prevenção do câncer de mama

7.10.17
Os prédios públicos municipais ganharam iluminação especial realizada pela Secretaria Municipal de Infraestrutura em alusão à campanha Outubro Rosa. Por este motivo, a Prefeitura de Caxias, o Centro de Cultura, Escolas e outros órgãos estão sendo vitrines de divulgação de uma grande mobilização que envolve todas as secretarias municipais, Organização Não Governamental, agentes públicos e a sociedade civil na luta pela saúde das mulheres e contra o câncer de mama.

Grandes corredores de trânsito como a Avenida Alexandre Costa que atravessa os barros Vila Lobão, Volta Redonda e Dinir Silva também recebeu laços alusivos à campanha.

“Outubro Rosa, eis um chamamento mundial para um grave problema que aflige e assombra a humanidade e de fácil prevenção, basta um autoexame. E nós que fazemos o Governo Fábio Gentil estamos imbuídos nesse propósito, não só em outubro, mais em todos os dias do ano, de chamarmos a atenção de toda nossa gente pra esse grave problema e melhorar cada vez mais a qualidade de vida de nós Caxienses. Deus nos abençoe, sempre”, disse Murilo Novais, secretário de Infraestrutura.
 
A campanha Outubro Rosa é promovida pela Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres em parceria com as secretarias municipais de Saúde, Infraestrutura, Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social e Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia.

O objetivo é conscientizar as mulheres sobre a importância do autoexame e diagnóstico precoce do câncer de mama, explica a secretária da mulher, Taniery Cantalice. Ela ressalta que a Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres está envolvida muito diretamente com a temática, desde a fase de organização até a execução das atividades em todo o município.

“A Secretaria da Mulher está à frente de todos os eventos junto com todas as secretarias parceiras, e teremos um excelente Outubro Rosa voltado realmente para saúde da mulher e dando prioridade, principalmente, para as pessoas da zona rural que têm dificuldade de vir até a cidade para fazer exames de mamografia, se necessário. Se diagnosticada a necessidade de fazer o exame, nós vamos dar todo o apoio para que elas venham à cidade para fazer seus exames e deixando-as em suas residências novamente”, explica Taniery Cantalice, secretária de Políticas Públicas Para as Mulheres.

Números oficiais do Instituto Nacional de Câncer (Inca) aponta que mais de 65% dos casos de câncer de mama são descobertos pelo autoexame. Além disso, segundo a Sociedade Brasileira de Mastologia, a doença afeta uma a cada 15 mulheres, mas as chances de cura com o diagnóstico precoce chegam a 90%.

Em Caxias a largada das ações de conscientização sobre a luta contra o câncer de mama aconteceu na última segunda-feira (02) com atendimentos especializados realizados em todas as UBS’s das zonas urbana e rural. Já o lançamento oficial será dia 08, domingo, na Feirinha da Gente com o humorista piauiense João Cláudio Moreno e várias atrações e atividades que serão apresentadas à população. A programação segue por todo o mês de outubro.

Parcerias

A Prefeitura em parceria com as secretarias também vai realizar palestras de conscientização e prevenção ao câncer de mama e colo do útero, autoestima da Mulher, alimentação preventiva ao câncer e orientações sobre o tratamento do câncer de mama. Além disso, todas as Unidades Básicas de Saúde do município vão realizar ações de conscientização sobre o tema.

“Nós do município trabalhamos a saúde da mulher e abraçamos mais ainda a causa para ajudar na construção da sede da ANLUCC, que é uma ONG de Caxias que ajuda pacientes com câncer. Abrace essa causa você também”, destaca Taniery Cantalice, secretária de Políticas Públicas para as Mulheres.

A Secretaria Municipal de Educação, Ciências e Tecnologia (SEMECT), também apoia a campanha e realiza ações em sintonia com a temática do Outubro Rosa. A iluminação das unidades municipais de educação é uma forma de chamar a atenção de todas as mulheres e da sociedade para a temática.

“O Outubro Rosa é uma campanha de conscientização realizada por diversos órgãos no mês de outubro dirigida à sociedade e às mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Entretanto, a SEMECT vem juntamente com as demais secretarias e o governo Fábio Gentil promover atividades que contribuam com a prevenção da doença; o mês de outubro é apenas o epicentro das ações. O ‘rosa’ remete à cor do laço que simboliza mundialmente a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades na busca pelo exame. Assim, a Secretaria de Educação, Ciências e Tecnologia inova mais uma vez, fazendo a “iluminação Rosa” nas Escolas situadas nas BR de Caxias, a fim de alcançar a popularidade sobre o Outubro Rosa de forma bonita, elegante e feminina, motivando e unindo toda a população de professoras em torno de tão nobre causa. A iluminação rosa faz parte da leitura visual compreendida em qualquer lugar do mundo como forma de valorização da vida! Evidentemente, nosso objetivo maior é a conscientização acerca da necessidade do exame da mama mensalmente e a procura de um profissional especializado em caso de alguma dúvida”, explica Ana Célia Damasceno, secretária Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT). (Ascom/Caxias)

0 comentários:

Postar um comentário