Minha Figura

SNJ: Coordenação de Juventude de Caxias lança programa ID JOVEM no Município

31.7.17
Coordenador Municipal da Juventude, Análio Júnior
O programa do Governo Federal Identidade Jovem foi lançado em Caxias na manhã dessa sexta-feira (28), dia da Adesão do Maranhão à Independência do Brasil. A solenidade aconteceu no auditório da Prefeitura de Caxias reunindo jovens de Caxias, Aldeias Altas e Codó.

O lançamento foi prestigiado pelo prefeito de Caxias, Fábio Gentil; vice-prefeito, Paulinho; juiz da Vara da Família, Antônio Manoel Araújo Veloso; coordenador Municipal de Juventude, Análio Júnior; representante do legislativo e líder do governo municipal, Moisés Holanda; secretários municipais; representante da Secretaria Estadual de Juventude; integrantes da sociedade civil e a pela presença do secretário Nacional de Juventude, Assis Filho.

“O Estatuto da Juventude coloca crianças e jovens como prioridade diante das políticas públicas. A vinda do secretário de juventude a Caxias é um indicativo alvissareiro, no sentido de dá efetividade ao Estatuto da Juventude. Porque o ser humano não vive só de matéria, ele vive de cultura de teatro, de cinema e bens culturais”, disse Antônio Manoel Araújo Veloso, juiz da Vara da Família e da Infância e Juventude.

Prefeito Fábio Gentil proporcionando políticas públicas à Juventude que a gente quer

Durante seu discurso, o juiz também fez um elogio ao trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social que esta semana possibilitou a 500 crianças carentes a ida ao cinema de um Shopping da cidade para assistirem filmes.

“Levar jovens carentes assistidos pela Assistência Social no cinema do Shopping local eu achei fenomenal. As crianças da periferia não têm acesso a esses bens culturais, quero parabenizar a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Assistência Social”, finalizou o juiz.

Antônio Manoel Araújo Veloso, juiz da Vara da Família e da 
Infância e Juventude
“Nós estamos buscando efetivar o Estatuto da Juventude que é a Lei Federal 12. 852/13. O Governo Federal lançou o programa há seis meses e vai beneficiar mais de 16 milhões de jovens de 15 a 29 anos. Aqui em Caxias, nós temos mais de 20 mil jovens que podem ser beneficiados pelo programa. O acesso ao ID Jovem é gratuito. Você pode baixar o aplicativo no seu telefone, você pode ir ao Site da Caixa Econômica ou nas instituições aqui da cidade para gerar a sua Identidade Jovem”, explicou Assis Filho, secretário Nacional de Juventude.

O programa

O programa Identidade Jovem nasce em Caxias a partir da Caravana ID Jovem da Coordenação Municipal de Juventude, que desenvolve as ações referentes ao público no município. A Identidade Jovem é um documento de identificação para jovens na faixa etária de 15 a 29 anos, com renda social menor que dois salários mínimos e que estejam inclusos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. O documento garante vários benefícios, como: meia entrada em eventos culturais como shows, jogos de futebol, cinema, teatro, além da garantia de meia passagem em viagens interestaduais.

Os direitos assegurados aos jovens estão de acordo com o Estatuto da Juventude e amparados pelo Decreto de nº 8.537 publicado em 06 de outubro de 2015, no Diário Oficial da União, que garante a todos os jovens: meia entrada em eventos culturais e esportivos e a gratuidade ou descontos em passagens de transportes interestadual.

“É um sentimento de dever cumprido em está trazendo a Caravana ID Jovem para Caxias, trazendo as políticas públicas para a nossa população jovem. E nós da coordenação de juventude, juntamente com o prefeito de Caxias, nós queremos que a Caravana seja ampliada. Vamos formar uma comissão fiscalizadora, com representantes do poder público municipal, com representantes da sociedade civil para fiscalizar e que o direito da juventude seja garantido”, disse Análio Júnior, coordenador Municipal de juventude.

“É uma ação voltada para a juventude. A juventude é uma prioridade do governo. É mais uma ação visando dá suporte e condições à juventude que é protagonista, é força motriz da economia da nossa sociedade. O lançamento do programa ID Jovem vai garantir uma série de direitos que a juventude já tinha, mas que não podia exercer”, ressaltou Paulo Marinho Júnior, vice-prefeito de Caxias.

“É uma política pública do Governo Federal em parceria com o Governo Municipal, com os jovens que têm entre 15 e 29 anos de idade, e que a renda familiar não ultrapasse dois salários mínimos. É importante, porque esses jovens terão benefícios como em passagens interestaduais quanto em espetáculos circenses, teatro, cinema, shows, valorizando aqueles jovens que precisam pela renda familiar ter acesso aos benefícios. Eu tenho certeza que assim a gente consegue ajudar esse segmento da sociedade”, afirmou Fábio Gentil, prefeito de Caxias.

0 comentários:

Postar um comentário