Minha Figura

Prefeitura comemora 181 anos de emancipação política de Caxias

5.7.17
Caxias completa neste 5 de julho, 181 anos que foi elevada à categoria de cidade. Em comemoração à data, a prefeitura promoveu um ato solene, que contou com o corte de um bolo de 10 metros de comprimento.

A programação iniciou com o hasteamento dos pavilhões municipal, estadual e nacional, feito pelo presidente da Câmara, o vereador Catulé, o vice-prefeito, Paulo Marinho Júnior, e o secretário de Governo, Catulé Júnior.

"Caxias tem história, tem uma importância muito grande no país. Nesse momento comemoramos o aniversário, mais um dia de existência dessa cidade. Cidade que vai continuar com esse desenvolvimento, porque temos homens e mulheres trabalhadores, que acreditam na força de trabalho dos seus governantes. Nós na Câmara Municipal estamos unidos para colaborar com Caxias, para colaborar com o prefeito", declarou o vereador Catulé.

Representando o prefeito de Caxias, Paulo Marinho Júnior ratificou o objetivo da comemoração. "Uma das metas deste governo é resgatar a história rica da nossa cidade e valorizar as pessoas. Há 181 anos, Caxias deixou de ser vila e passou a ser uma cidade e fizemos, através do nosso prefeito Fábio Gentil, questão de frisar esta data", disse.

Durante a solenidade, o poeta Wybson Carvalho relatou a trajetória história de Caxias. "É dever de todos os brasileiros, e mais dos caxienses, pugnarmos pelas glórias desta terra, que tão dignamente figura na república das letras. É dever nosso conhecer a nossa história. Não há história do Brasil sem a presença de Caxias do Maranhão", afirmou.

"Quando chegarmos ao final dos quatro anos do mandato do prefeito Fábio Gentil, o legado que vamos deixar é o resgate da nossa história, o resgate da nossa cultura, tudo aquilo que é importante para nós. Acho que é salutar que as novas gerações conheçam a sua história e, assim, o caxiense volte a ter identidade, identidade de um povo que tem orgulho de ser caxiense e que ama viver nessa cidade", destacou o secretário Catulé Júnior.

Segundo o vereador Mário Assunção, é importante lembrar o momento em que Caxias se definiu como município. "Vivemos do que construímos e Caxias construiu isso. Hoje é um dia onde realmente se comemora a sua emancipação, sua transformação em cidade. Dia 1º de agosto vamos comemorar também, o prefeito vai fazer uma grande festa, mas esse dia não poderia ficar esquecido", comentou o parlamentar.

Fonte: João Lopes/Portal Noca

0 comentários:

Postar um comentário