Minha Figura

COELHO NETO - Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca apresenta relatório de ações dos meses abril e maio

6.6.17
A Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca da Prefeitura de Coelho Neto apresentou na tarde da última sexta-feira (02) relatório de ações realizadas em vários povoados nos meses de abril e maio.

CONFIRA:

Gradagem de solo

Polos produtivos do município estiveram recebendo melhorias em áreas de produção, áreas essas que foram gradeadas para receber cultivo do Feijão Caupi, variedade Gurguéia e outras variedades de produção. Ao todo, a secretaria destinou um trator para gradear 12,53 hectares de terra nos meses de abril e maio, sendo os povoados beneficiados: Brejinho, Deserto, Lagoa dos Cavalos, Piranhas, Quatis e Vila de Fátima.

Entrega de Sementes

A Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca no mês de maio iniciou a distribuição de sementes (Feijão Caupi - variedade Gurgueia), para polos produtivos do município como: Araim, Brejinho, Criminosa, Deserto, Guará, Nego Homem, Piranhas, São Lourenço e Vila de Fátima. Neste inicio de entrega de semente, a secretaria já beneficiou 250 agricultores familiares para cultivar o Feijão Caupi - variedade Gurgueia.

Assessoria Técnica

A equipe técnica da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca nos meses de abril e maio esteve vistoriando áreas de produção do município, onde o agricultor familiar busca melhorias em sua produção e qualificação dentro de sua respectiva área de plantio, como: Araim, Piranhas, Quatis e Assentamento Vila de Fátima.

Recuperação de Maquinários e Implementos

Os maquinários e implementos agrícolas que a secretaria dispõe estão passando por uma recuperação e manutenção para melhorar a qualidade do serviço ofertado. As grades aradoras estão sendo recuperadas, os tratores passaram por uma manutenção hidráulica e reposição de pneus novos “dianteiros” para garantir o benefício da gradagem de áreas produtivas, levando assim o desenvolvimento da agricultura familiar no município.

Chamada Pública PNAE
  
Pela primeira vez em 123 anos de emancipação política do município, agricultores familiares participaram da chamada pública de seleção para o fornecimento da alimentação escolar. Agricultores reunidos em dois grupos informais, que totalizaram 28 agricultores familiares, participaram da chamada pública e ganharam a aquisição da merenda escolar, ou seja, o fornecimento às escolas do município será adquirido através do agricultor familiar de Coelho Neto pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar.

CMDRS

No mês de maio foi feita a instauração e primeira reunião do CMDRS (Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e Sustentável) para que os conselheiros aprovassem o regime interno e designassem um conselheiro à presidência juntamente com o vice-presidente.

AGERP

A Prefeitura de Coelho Neto-MA, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca, esteve em reunião com a AGERP (Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural), cujo objetivo foi firmar parceria entre ambas as partes através do ACT (Acordo de Cooperação Técnica) para fortalecer a agricultura do município.

Projeto Horta Escolar

Foi elaborado projeto de horta escolar, o qual visa aproveitar pequenos espaços dentro da escola, para a produção de hortaliças, que servirão para acrescentar no cardápio da alimentação escolar, bem como servirá de um espaço para aulas práticas em determinadas disciplinas, como Ciências, de maneira a inserir o aluno numa prática que lhe permita entender e absorver o contexto. O projeto foi distribuído para toda a rede pública municipal de ensino onde as gestões escolares poderão analisar a proposta, adquirir o material e acionar a secretaria para o acompanhamento e execução do projeto.

EPIs

A Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca, juntamente com a Prefeitura, fez a entrega de EPIs aos servidores lotados na secretaria. Os tratoristas fizeram-se ciente da utilização dos equipamentos de segurança e firmaram acordo de Termo de EPI, no qual descrevia as normas de utilização e quais equipamentos seriam entregues. Para os tratoristas foram destinados: botina de segurança, luva de tecido, luva de látex, óculos de segurança, protetor auricular, capacete de segurança, máscara respiratória, prato térmico e colete de segurança; para a Equipe Técnica: botina de segurança, botina de PVC, luva de látex, luva de tecido e garrafão térmico 5l.

O Secretário de Agricultura e Pesca Albertino Veríssimo é visto com frequência na Zona Rural da cidade, sempre em dialogo com os produtores rurais, atento as demandas que são apresentadas, buscando implementar melhorias que atendam a todos.

Fonte- Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca

0 comentários:

Postar um comentário