Minha Figura

Prefeito Fábio Gentil faz balanço de 100 dias de governo e anuncia obras

11.4.17


Do Portal Noca

Em solenidade realizada no fim da tarde de segunda-feira (10), o prefeito Fábio Gentil apresentou o balanço de ações realizadas nos primeiros 100 dias de seu governo. A cerimônia reuniu representantes dos poderes executivo e legislativo, da sociedade civil organizada, servidores municipais e diversas autoridades que lotaram o ginásio do Colégio São José.

Conforme foi explanado em exposição no ato solene, como primeiro ato, Fábio Gentil realizou a reforma administrativa. O gestor reduziu o número de secretarias de 33 para 12, gerando economia para o município investir em obras. Promoveu também o recadastramento do servidor municipal, exonerando assim os funcionários fantasmas.

Infraestrutura

Logo no primeiro dia de governo, o prefeito Fábio Gentil arregaçou as mangas e junto com toda a equipe da Coordenação de Limpeza Pública, voluntários e o apoio da população, realizou um mutirão de limpeza. Retirou das ruas, em menos de uma semana, mais de 600 toneladas de lixo de todos os bairros da cidade e realizou a limpeza de 80 praças.

Saúde

Na área da saúde, a administração municipal está no enfrentamento de uma das mais graves crises no setor. O corte de recursos pelo Governo do Estado tem penalizado a população que precisa de atendimento médico.

O Hospital Geral, que estava com a Urgência e Emergência fechadas, abriu novas enfermarias, para dar suporte ao atendendo da realizado na UPA. A Unidade de Pronto Atendimento recebeu reforço de mais um médico para agilizar o atendimento dos pacientes.

No combate às doenças, o Centro de Controle de Zoonoses está com um nova direção, desenvolvendo ações de alerta e combate às doenças endêmicas, além de ações de combate ao mosquito Aedes aegypti.

A prefeitura também regularizou por meio de portaria do Ministério da Saúde duas motolâncias e mais duas ambulâncias do Serviço Móvel de Urgência, o Samu, que agora está em condições de prestar um serviço de mais qualidade à população caxiense.

A saúde do trabalhador também ganhou reforço. O Cerest, seguindo a Política Nacional de Saúde do Trabalhador, ampliou a equipe e conta agora com um terapeuta ocupacional, um psicólogo, uma fonoaudióloga, um enfermeiro e um assistente social.

E para reforçar a Atenção Básica de Saúde, Caxias recebeu 10 médicos, sendo oito brasileiros e dois cubanos, por meio do programa Mais Médicos, do Governo Federal.

Ainda na área da saúde, graças a uma parceria com a Universidade Estadual do Maranhão, a Prefeitura de Caxias está apoiando a efetivação da Residência Médica para 16 estudantes que atuam nas áreas de Farmácia, Fisioterapia, Nutrição e Enfermagem. Durante a residência, os profissionais prestam serviços na rede de saúde do município.

Graças a muito trabalho dos profissionais da saúde, outra grande conquista é que o governo está transformando a forma de nascer em Caxias. A Maternidade Carmosina Coutinho que até 2016 registrava 20 mortes por mês, em média, reduziu esse número a quase zero nos últimos três meses.

Agricultura

A Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca, por meio do Programa de Aquisição de Alimentos do Governo Federal, tem contribuído com o homem do campo, comprando os hortifruti de todos os agricultores cadastrados. Os produtos também são enviados para a rede hospitalar e assistência social.

A Prefeitura de Caxias entregou à Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia 14 veículos entre ônibus e micro-ônibus do transporte escolar para a rede municipal de educação das zonas rural e urbana.

Além disso, os professores já retornaram às salas de aula, com o percentual de reajuste nos salários concedido pelo prefeito Fábio Gentil, acima da média do país, chegando aos 11%, enquanto o do Governo Federal é de 9%.

Segurança

Tendo em seu comando um oficial de carreira escolhido pela própria corporação em eleição direta, a Guarda Municipal de Caxias conta com 105 guardas e trabalha em parceria com os demais órgãos de segurança, com foco na proteção do patrimônio público.

Economia

Na área econômica, mantendo o compromisso assumido em campanha, o prefeito Fábio Gentil está pagando o salário dos servidores municipais antes do vencimento, equiparou o salário dos funcionários e agora, nem mais, nem menos, todos ganham proporcional ao que trabalham.

Turismo

Pensando nas belezas naturais de Caxias, esforços estão sendo realizados para tornar o balneário Veneza em um grande pólo turístico da cidade. As secretarias de Turismo e Infraestrutura estão dialogando com representantes de órgãos públicos e privados para transformar o local num espaço de visitação ambiental.

Cultura e lazer

A Secretaria de Cultura, Esporte, Patrimônio Histórico, Turismo e Juventude promoveu um dos mais tradicionais carnavais de Caxias, resgatando as marchinhas e inovando com a Jardineira, veículo adaptado para transportar a banda de sopro Frevo Folia, que puxou os foliões pelo Centro Histórico da cidade.

Além disso, a folia de momo teve o apoio da prefeitura com os desfiles das tradicionais escolas de samba e, ainda, promoveu a diversão no Corredor da Folia, reunindo um público de cerca de 20 mil pessoas por noite.

Na Semana Santa, foi realizado o espetáculo Cidade Sacra, que reuniu uma equipe de jovens atores, despertando a religiosidade nas famílias caxienses.

A Escola de Música de Caxias foi revitalizada, proporcionando um aprendizado de mais qualidade para jovens com talentos e gerando mais emprego e valorizando os músicos tradicionais de nossa cidade.

Mulher

A Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres tem trabalhado para garantir programas que visam o empoderamento feminino, promovendo autonomia econômica, política e financeira para as mulheres, por meio dos programas "Mãe Coruja", "Mulheres em movimento" e diversos mutirões de atendimento à mulher.

Já a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social tem feito seu trabalho de acolhimento. As ações estão nos Cras, Creas, Centros de Convivência de Idosos e nos centros da Juventude, por meio de oficinas, palestras e atividades ocupacionais para dar vida digna à nossa gente.

E para reforçar esse trabalho, várias ações estão sendo realizadas em parceria com outras secretarias, uma grande marca do governo Fábio Gentil. A Secretaria de Saúde e a Secretaria de Assistência Social, por exemplo, distribuíram 350 kits com repelentes para as gestantes do município no combate às doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.

2 comentários:

  1. Ricardo Almeida disse...:

    Qual o motivo da retirada de meu comentário, caro blogueiro ?

  1. Ricardo Almeida disse...:

    Vou postar novamente...
    Anunciar obra é bom. Mas não ouvi e nem li nada, em lugar nenhum, a respeito dos recursos financeiros. Já existem ? De quanto ?

Postar um comentário