Minha Figura

Escolas de Timon dão salto na nota do IDEB

9.9.14
As notas tiveram um aumento considerável e nas séries iniciais Timon ficou com a média acima do Maranhão

Escolas da rede municipal de Timon dão um salto na nota do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), resultado dos intensos investimentos realizados para melhoria do ensino no município. Timon alcançou à média 4,2 nas séries iniciais e 3,6 nas séries finais do ensino fundamental.

Temos a convicção de que esse resultado expressa o esforço pedagógico e a dedicação das professoras e dos professores, mas também o aumento na autoestima dos alunos, que reflete o uso dos uniformes, o acesso a escolas melhor aparelhadas e o clima de desafio permanente, para melhorar sempre, que cultivamos na administração”, afirmou o prefeito Luciano Leitoa.


A nota do IDEB em Timon,que em 2011 era de 3,8, saltou para 4,2 em 2013, colocando o município acima da média de 3,8 do estado do Maranhão. Esses índices são alcançados através da Prova Brasil que mede conteúdos e habilidades em Língua Portuguesa e Matemática. São avaliações para diagnóstico, em larga escala, desenvolvidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC) que têm como principal objetivo avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos.

O aumento da nota do município é uma boa forma de avaliar as ações positivas que vem sendo realizadas na educação. De acordo com a assessora técnica da Semed, Alexandra Moraes, esses índices são mecanismos que tornam possível ver o real desenvolvimento não só do Brasil como um todo, mas a realidade de cada cidade. “Isso reflete que o trabalho em sala de aula está alcançando resultados positivos e significa que o aluno aprendeu, o professor ensinou e a secretaria também contribuiu à medida que ofereceu formações continuadas para professores e gestores e, mais ainda, o monitoramento e acompanhamento de todas as atividades que envolvem o processo de ensino e aprendizagem”, comentou Alexandra.


Essa nota também reflete a melhoria das taxas de aprovação e a queda nos índices de evasão escolar. “Apesar dos desafios e dificuldades que enfrentamos desde que assumimos a educação municipal, conseguimos fazer um bom trabalho em parceria com os gestores de cada escola para que pudéssemos melhorar esses índices que medem a qualidade da nossa educação. Melhoramos estruturas, oferecemos fardamentos, capacitamos professores e fizemos constantes intervenções pedagógicas para oferecer as condições para o desenvolvimento”, comentou a secretária de educação, Dinair Veloso.

Os índices aumentaram e devem crescer  mais ainda para assim alcançarem as metas projetadas. A secretária de educação comentou que é preciso manter a parceria com a gestão das escolas intensificando ações que propiciem o aprimoramento e avanço do processo de ensino aprendizagem. (Ascom Timon)

3 comentários:

  1. Anônimo disse...:

    Eu sou de Timon e me envergonho de ver matérias como essa. A realidade é totalmente destorcida. Esses índices com correspondem com a realidade. De um tempo pra cá esse blog|site tem falado tanto de Timon sempre exautando o governo municipal e suas benfeitorias. Chega a me dar asco isso. More aqui colega desse blog e sinta na pele a realidade que vivemos aqui.

  1. Cláudio Sabá disse...:

    Caro anônimo, antes de ter raiva, asco ou rodar a baiana, os dados apresentados na postagem são oriundos do governo federal e nem eu e nem a Prefeitura de Timon temos como mudá-los. Se acalme e aceite os números.

  1. Anônimo disse...:

    CARO ANONIMO.PELO VISTO ESQUECESTE MUITO CEDO O FIZERA A EX PREFEITA DE TIMON SOCORRO .MEMORIA CURTA CAMARADA.
    SALÁRIOS ATRASADOS E MUITAS UTRAS COISAS. LEMBROU?

Postar um comentário