Minha Figura

Mutirão de Cirurgias Ginecológicas avança em Caxias e busca zerar fila de espera até o fim do ano

14.10.25

O Complexo Hospitalar de Caxias iniciou neste final de semana o Mutirão de Cirurgias Ginecológicas, uma ação realizada pela Prefeitura de Caxias, em parceria com o Governo do Estado do Maranhão e o apoio das deputadas Daniella (estadual) e Amanda Gentil (federal). A meta zerar até o final deste ano a fila de mais de 200 cirurgias ginecológicas que estavam pendentes desde o período da pandemia.

Eu vou tirar o útero porque gerou um cisto. Eu dei entrada em abril e de lá pra cá estamos aguardando, mas vai dá certo agora”, disse Maria dos Santos, paciente.

Eu vim me operar. Eu já estou aguardando há seis meses. Eu vou fazer uma histerectomia”, disse Elisabeth Almeida, paciente.

Já tem quase dois anos, de lá pra cá venho lutando, mas agora vai dá certo em nome de Jesus, e Deus vai me ajudar”, disse Maria da Conceição, paciente.

Novas cirurgias já estão programadas para ocorrer ao longo de toda esta semana, beneficiando mulheres que aguardavam há anos por um procedimento. As intervenções incluem histerectomia, laqueadura, retirada de cistos, úteros e miomas, entre outros procedimentos ginecológicos.

O mutirão representa um avanço importante na rede municipal de saúde, ampliando o acesso das mulheres a cuidados especializados e reduzindo o tempo de espera por procedimentos que impactam diretamente sua qualidade de vida e bem-estar. De acordo com a gestão municipal, o esforço conjunto visa garantir apoio a saúde da mulher e o fortalecimento do Sistema Único de Saúde em Caxias. A expectativa é que, com a continuidade do mutirão, todas as mulheres que aguardavam na fila possam ser atendidas até dezembro, garantindo mais dignidade, cuidado e atenção à saúde feminina no município.

Aqueles pacientes que fizeram a triagem no Centro de Especialidades agora neste mutirão todas as cirurgias serão feitas. As pessoas que estão aqui hoje, até a próxima semana serão feitas as cirurgias, tanto as cirurgias gerais, quanto as ginecológicas. A nossa previsão é até 30 de outubro zerar esta fila de espera, e 100% das nossas cirurgias da fila de espera serão zeradas. As cirurgias começam nesta segunda-feira, e até a quinta-feira, a gente quer encerrar com todos estes pacientes”, explica Jefferson Coutinho, diretor do Complexo Hospitalar Gentil Filho. (Da assessoria)

0 comentários:

Postar um comentário