Caxias ganhou mais um espaço de incentivo a educação e valorização da cultura e da arte nessa quinta-feira (2). O município agora conta com o Instituto Brasileiro de Arte, Ciência, Cultura e Literatura Ubirajara Fidalgo.
A pedagoga, Kessia Maia, falou da importância do local para a juventude. “Esse espaço é muito importante, principalmente para os jovens e para a cultura caxiense. Sabemos que a cidade de Caxias é regada de cultura, história, poetas e escritores que são reconhecidos em todo o Brasil. Esse espaço é muito bom para o crescimento da juventude, da arte e das nossas literaturas locais”, disse.
“Para Caxias é um privilégio, pois precisamos de muitos espaços assim. Enquanto em outros lugares tem muitas escolas e locais fechados, a gente vê o Governo se propondo a abrir espaços como esse é muito bom para nós”, destacou o artista plástico, Matinho.
O professor, Raimundo Santos, elogiou o instituto. “Um ambiente de cultura, educação e tecnologia porque aqui serão desenvolvidas atividades voltadas tanto a informativa, quanto a robótica. Caxias só tem a ganhar”, disse.
O novo espaço é amplo e acessível e conta com salas de aula, sala de informática, auditório e espaço verde. O Secretário de Cultura e Patrimônio Histórico, Maciel Mourão, ressaltou a importância do instituto para a formação cidadã. “Um espaço cultural, literário, de formação de crianças, jovens e adultos. Quanto mais se investe na arte, na cultura e na educação, sabemos que temos a formação de um cidadão integral”, contou.
Aberto
a toda a população de Caxias, o instituto vai oferecer cursos preparatórios
para o vestibular, aulões para o Exame Nacional do Ensino Médio, curso de
informática e diversas atividades voltadas à literatura, arte e poesia.
A diretora do Instituto, Ana Célia Damasceno, ressaltou o trabalho que será realizado. “A população pode esperar muita coisa boa, muitos trabalhos voltados à literatura, para a cultura caxiense, nordestina e brasileira. Estamos abertos desde a cultura da quebradeira de coco até a cultura dos grandes poetas. Aqui vamos ter um trabalho diversificado”, explicou.
Mais
uma ação da Prefeitura de Caxias, proporcionando o acesso à educação de
qualidade e promovendo o desenvolvimento cultural e artístico da cidade. O
prefeito de Caxias, Gentil Neto, destacou a criação do espaço que representa um
investimento cultura e a educação. “Um espaço inovador, que remete a arte,
a literatura, a cultura da nossa cidade. Nós pegamos o prédio da antiga escola
Jayme Tavares, que estava parado durante muito tempo, revitalizamos, trouxemos
um novo uso, sem esquecer de trabalharmos a educação e paralelo a isso, vamos
trabalhar a cultura, a literatura e a tecnologia”, finalizou.
0 comentários:
Postar um comentário