Minha Figura

Governo do Maranhão leva pacote de obras a Humberto de Campos com forte presença do deputado Catulé Júnior e do secretário Orleans Brandão

30.9.25

Houve ainda o anúncio da tão sonhada pavimentação asfáltica da estrada que liga a sede ao povoado Rampa, conquista viabilizada por articulação do deputado Catulé Júnior.

O município de Humberto de Campos recebeu, nessa segunda-feira (29), uma série de ações do Governo do Maranhão. A programação contou com a presença do deputado estadual Catulé Júnior, do secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, e do prefeito Luís Fernando, além de secretários, lideranças políticas e a população.

No ato, 605 famílias foram incluídas no Programa Maranhão Livre da Fome, recebendo cartões de benefícios que garantem segurança alimentar. Também foram entregues 127 títulos de regularização fundiária, assegurando o direito à terra a famílias do município.

O pacote de investimentos contemplou ainda a assinatura de ordens de serviços para a execução de obras aguardadas pela comunidade, entre elas: reforma da delegacia e do Centro de Ensino Humberto de Campos; implantação do Colégio Militar na Escola Lena Maria Araújo Silva; implantação da Estação Tech no povoado Rampa; construção de uma Praça da Família; instalação dos portais da cidade; adesão ao programa Rua Nova.

Para o secretário Orleans Brandão, os investimentos mostram o compromisso do governo estadual com o desenvolvimento do Maranhão: “Nosso compromisso tem sido levar obras e serviços para todo o Maranhão. E hoje estamos entregando os cartões do Programa Maranhão Livre da Fome e autorizando uma série de obras e serviços para melhorar a vida das pessoas. Podem ter certeza que essa parceria vai sair do papel, pois já inauguramos centenas de obras e estamos trabalhando em todos os municípios”.

Houve ainda o anúncio da tão sonhada pavimentação asfáltica da estrada que liga a sede ao povoado Rampa, conquista viabilizada por articulação do deputado Catulé Júnior. “Estou muito feliz com a agenda em Humberto de Campos ao lado do secretário Orleans Brandão, do prefeito Luís Fernando e de todo o grupo político. Essa união entre Governo do Estado, Assembleia Legislativa e Prefeitura mostra que quando as instituições caminham juntas, os benefícios chegam de verdade ao povo. Estamos honrando compromissos e dando respostas a quem mais precisa”, frisou o parlamentar.

O prefeito Luís Fernando também ressaltou a força da parceria política: “Mais um dia de conquistas para Humberto de Campos! As assinaturas de hoje, as entregas e os novos investimentos são frutos dessa parceria que fortalece o desenvolvimento e garante dignidade para nossa população”.

Por: Ascom/Deputado Catulé Júnior

Engenheiro Evimar Barbosa recebe o título de Cidadão Caxiense

O engenheiro Evimar Jean Costa Barbosa foi homenageado, nessa segunda-feira (29), pela Câmara Municipal de Caxias com o título de Cidadão Caxiense, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à cidade. A honraria é de autoria do vereador Sebastião Oliveira.

“Estou muito feliz em receber essa honraria da Câmara Municipal de Caxias, agora sou caxiense de direito. Depois de uma longa trajetória aqui, Caxias me acolheu de braços abertos. Iniciei minha vida profissional na cidade como técnico da CEMAR, hoje Equatorial Energia, atuando também na área de meio ambiente e saneamento básico. Sem falar que minha vida pessoal também nasceu aqui, casei-me com uma caxiense, e minhas filhas nasceram nesta cidade. Só faltava mesmo ser caxiense de direito. Agora, com esse título concedido pela Câmara, carrego ainda mais responsabilidade pelo amor que sempre tive por Caxias, quero contribuir ainda mais na minha atuação profissional”, destacou Evimar Barbosa.

Natural de Nina Rodrigues (MA), Evimar Barbosa é filho de Evilásio Nascimento Barbosa e Maria Lopes da Costa Barbosa. É engenheiro mecânico formado pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), com especializações em Gestão Administrativa e em Engenharia de Saneamento Básico e Meio Ambiente.

Iniciou sua trajetória profissional na Companhia Energética do Maranhão (CEMAR), atual Equatorial Energia, onde trabalhou por 22 anos, exercendo funções técnicas e de liderança em diversas regionais do estado.

Em Caxias, viveu a juventude e construiu sua família ao lado da professora Fátima Stela, com quem tem duas filhas. Entre 2010 e 2015, atuou no Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Caxias (SAAE) como Coordenador de Engenharia, Coordenador de Produção e Diretor Operacional. Também foi Diretor-geral do SAAE de Codó, onde desenvolveu uma gestão reconhecida pela população.

Foi eleito vereador de Codó em 2020, o segundo candidato mais bem votado, com 1.590 votos. E em 2024, candidatou-se à prefeitura de sua cidade natal, Nina Rodrigues, ficando em segundo lugar.

Em 2025, a convite do prefeito Gentil Neto, retornou a Caxias para assumir a direção-geral do SAAE. Em apenas nove meses de gestão, o saneamento caxiense avança utilizando soluções sustentáveis que contribuam para a saúde e qualidade de vida da comunidade, são obras de infraestrutura, aquisição de veículos, modernização dos processos por meio da automação e investimentos na capacitação técnica dos colaboradores.

Evento de Basquete em Cadeiras de Rodas é realizado em Caxias

O Ginásio Governador João Castelo recebeu, nesse sábado (27), um evento que demonstrou como o esporte e a inclusão podem andar juntos em Caxias. A cidade recebeu uma partida de Basquete em Cadeira de Rodas, disputada entre os times SLZ e ASPAMA, da Associação Paradesportiva do Maranhão.

Carlivan Braga, vice-presidente da Associação Paradesportiva do Maranhão, destacou o trabalho realizado para fomentar o paradesporto. “A associação já tem esse trabalho há bastante tempo, e um dos nossos projetos é esse fomento dentro dos municípios. Mostrar para os gestores, por meio das associações e instituições, que é possível, que existe a modalidade. A gente está à inteira disposição, não só de fazer uma apresentação, mas de dar continuidade, caso o município queira levar adiante o esporte”, frisou.

Bruno Batalha, jogador, ressaltou a importância da divulgação da modalidade esportiva e que o esporte é uma das formas de se promover a inclusão. “É muito importante para que a sociedade veja que, através do esporte, a pessoa com deficiência tem seu lugar na sociedade. A gente fica muito alegre de poder prestigiar e estar nesse momento aqui”, disse.

A ação foi realizada com o apoio de diversas associações caxienses, além do apoio da Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer. O principal objetivo foi fomentar o paradesporto no município, incentivando a criação de novas modalidades esportivas adaptadas e fortalecendo a inclusão social por meio do esporte.

Paulo Carneiro, presidente estadual do Conselho dos Direitos da Pessoa com Deficiência, falou sobre as oportunidades para as pessoas com deficiência através do esporte. “Trouxemos o basquetebol em cadeira de rodas para que Caxias possa pensar também em implantar o paradesporto no nosso município. Nós temos muitas pessoas com deficiência, e muitas delas estão dentro de suas casas por falta de oportunidade, em vários aspectos, sobretudo no esporte. É um momento de reflexão, é um momento de pensar mesmo sobre como é importante o esporte, como o esporte transforma vidas e como o esporte tem uma larga porta aberta para as pessoas serem protagonistas da sua própria história”, disse.

Robson Rodrigues, secretário adjunto de Esporte e Lazer, falou sobre o apoio ao paradesporto. “A Secretaria de Esporte abraça a todos. Quanto mais pessoas a gente trouxer para praticar o esporte, para incluir, para se sentir valorizado, se sentir pessoa, se sentir gente, se sentir útil, ficamos muito felizes, pois essa é a política da Secretaria de Esporte e a política do governo Gentil Neto”, finalizou.

Deputado Catulé Júnior leva saúde ocular a Matões e beneficia mais de 500 pessoas

29.9.25

Mais de 500 moradores de Matões foram beneficiados, nesse domingo (28), com a realização do Mutirão Cuidar dos Olhos, iniciativa do deputado estadual Catulé Júnior em parceria com o governador Carlos Brandão e a Agência Executiva Metropolitana do Leste Maranhense (AGEMLESTE).

A ação, viabilizada por emenda parlamentar do deputado, garantiu consultas oftalmológicas gratuitas, além de triagem para cirurgias de catarata e pterígio, atendendo uma das maiores demandas da população matoense.

Entre os beneficiados, histórias de esperança e gratidão se repetiram. “Em primeiro lugar agradeço a Deus e ao Catulé Júnior, porque esse mutirão chegou na hora certa. Eu tinha muita vontade de fazer uma consulta de vista, mas não tinha era condição”, contou Raimunda Cruz.

Já José Pereira descobriu no mutirão a necessidade de um procedimento cirúrgico: “Estou no mutirão do deputado Catulé, descobri que vou ter que fazer cirurgia da minha vista e vou fazer pra enxergar melhor”.

O presidente da AGEMLESTE, Gabriel Tenório, destacou a importância da iniciativa: “Dia muito importante na cidade de Matões, onde mais de 500 pessoas foram atendidas. As que forem necessárias ganharão seus óculos de forma gratuita e quem precisar de encaminhamentos para cirurgias de pterígio e catarata também vai ser feito. Deputado Catulé, em nome do nosso povo de Matões, te agradeço pela parceria, parceria que vem dando certo, e quem ganha com ela é o povo de Matões”.

Para o deputado Catulé Júnior, o mutirão reforça seu compromisso de cuidar das pessoas: “Nosso mandato tem como prioridade olhar para quem mais precisa. Levar saúde ocular para Matões é motivo de alegria, porque sei que estamos devolvendo qualidade de vida para centenas de famílias. Vamos continuar ampliando essas ações em todo o Maranhão”.

Prefeitura de Caxias implanta plantões noturnos de farmácias

28.9.25

Desde o dia 22 de setembro de 2025, entraram em vigor os plantões noturnos de farmácias da nossa cidade. A decisão foi tomada em reunião com a participação da Secretaria Municipal de Saúde, representantes da Vigilância Sanitária, de farmácias e drogarias locais, além de autoridades constituídas.

Depois de uma conversa com o setor foi decidido que a partir do dia 22 iriam iniciar estes plantões. Todos os dias teremos uma farmácia funcionando 24h. É importante lembrar para a população que os medicamentos não são gratuitos, o serviço farmacêutico estará disponível”, frisa Herbert Assunção, Coordenador vigilância sanitária Caxias.

A medida atende à Lei Federal nº 5.991/1973 e ao Código de Posturas do Município (Lei nº 2.310/2016). A organização dos plantões segue o escalonamento definido pela Vigilância Sanitária Municipal que está sendo divulgado nas redes sociais oficiais da Prefeitura de Caxias, garantindo transparência e acesso à informação para toda a população.

“Já existe uma lei desde 1973, que obriga as farmácias a manterem plantões 24h. Só que nós agora chegamos a este consenso, que elas deviam funcionar em virtude do anseio da população. Caso a população perceba que as farmácias não estão cumprindo os plantões, as pessoas podem procurar a Vigilância Sanitária na Secretaria de Saúde e fazer a reclamação. Nós estamos divulgando em todos os meios de comunicação oficiais nos municípios. E, vamos colocar também todas as Unidades Básicas de Saúde os horários de funcionamento”, destaca Herbert Assunção, Coordenador vigilância sanitária Caxias.

ATENDIMENTO 24 HORAS – Como parte deste esforço, já está confirmado que a Rede DROGASIL, situada na Praça Dom Luís Marelim, no Centro funcionará em regime de plantão 24 horas, de segunda à sábado, ampliando o acesso da população a medicamentos e serviços farmacêuticos.

“Já existe uma lei desde 1973, que obriga as farmácias a manterem plantões 24h. Só que nós agora chegamos a este consenso, que elas deviam funcionar em virtude do anseio da população. Caso a população perceba que as farmácias não estão cumprindo os plantões, as pessoas podem procurar a Vigilância Sanitária na Secretaria de Saúde e fazer a reclamação. Nós estamos divulgando em todos os meios de comunicação oficiais nos municípios. E, vamos colocar também todas as Unidades Básicas de Saúde os horários de funcionamento”, destaca Herbert Assunção, Coordenador vigilância sanitária Caxias.

Clique aqui e confira as demais farmácias que fazem parte da rede de atendimento de PLANTÃO em Caxias. (Para maiores informações leia a matéria completa neste link)

Mutirão “Cuidar dos Olhos” do deputado Catulé Júnior atende mais de 1.500 pessoas em Caxias

Saúde da visão em Caxias ganhou destaque na sexta-feira (26) e no sábado (27) com a realização do mutirão oftalmológico “Cuidar dos Olhos”.

A saúde da visão em Caxias ganhou destaque na sexta-feira (26) e no sábado (27) com a realização do mutirão oftalmológico “Cuidar dos Olhos”, promovido pelo deputado estadual Catulé Júnior em parceria com o governador Carlos Brandão, no Gabinete Social do parlamentar. A ação beneficiou mais de 1.500 pessoas com consultas gratuitas e triagem para cirurgias de catarata e pterígio.

O mutirão recebeu moradores de diversas localidades, incluindo a zona rural, que encontraram na iniciativa uma forma para cuidar da saúde ocular. “A ação para nós nesse momento está sendo muito importante, porque temos dificuldade, principalmente nós da zona rural. Nossas condições são limitadas, e com essa ação poderemos ter um óculos de qualidade através do nosso deputado Catulé Júnior”, disse Raquel Trindade.

Neusa de Araújo também evidenciou a relevância do evento para quem enfrenta dificuldades financeiras. “O que estão fazendo aqui é uma maravilha e uma bênção para todas as pessoas, pois muitas vezes a gente não tem condições de poder fazer uma consulta e comprar um óculos. Em nome de Jesus vou trocar de óculos porque o meu está amarrado até com linha de anzol”, afirmou ela.

A beneficiária Sônia Regina compartilhou sua gratidão à Catulé Júnior após participar do mutirão oftalmológico: “Sempre me incomodei com minha visão ruim, e graças à esse mutirão do deputado, pude finalmente entender o problema: catarata. Fui muito bem atendida, recebi a consulta e já fui encaminhada para a cirurgia. Sou muito grata por essa oportunidade que vai transformar a minha vida”.

O deputado Catulé Júnior avaliou a ação como um sucesso e reafirmou o compromisso com a saúde da população caxiense. “Foram dois dias de mutirão na minha amada Caxias. Todo mundo sendo muito bem atendido, isso é um requisito essencial na nossa ação, e eu fico muito feliz de poder receber nossos irmãos caxienses. A saúde do nosso povo é prioridade do nosso mandato, porque o nosso destino é avançar”, destacou o parlamentar. (Da assessoria)

Academia Caxiense de Letras ganha sede restaurada e fortalece sua posição de guardiã cultural da Princesa do Sertão

26.9.25

A sensação foi a de um renascimento, não de mero ponto de vista físico, mas de um revigoramento cultural, a reinauguração, na quarta-feira (24), do majestoso prédio secular que abriga a Academia Caxiense de Letras, na Princesa do Sertão. A reforma, patrocinada pelo Governo do Estado, restaurou a feição e as linhas originais, devolvendo à Rua Comendador Alderico Silva, 737, uma joia do melhor padrão da arquitetura colonial portuguesa. A reabertura da Casa de Coelho Neto, em clima festivo, foi o ponto alto de um processo que começou em 2024, quando o comando da entidade formalizou o pedido de apoio ao Governo do Estado, com base na Lei de Incentivo à Cultura, prontamente atendido pelo governador Carlos Brandão (PSB), que fez a entrega formal da obra e saiu de lá levando os agradecimentos, o reconhecimento dos integrantes da confraria cultural e o diploma de Sócio Benemérito. Além do governador, a láurea foi destinada também ao deputado Adelmo Soares (PSB), autor de lei estadual que tornou a ACL Patrimônio Imaterial do Maranhão.

A fachada, que fora reformada, sendo-lhe imposta uma pretensa aparência modernista, como um caixão quadrado pontilhado por janelões com basculantes de ferro e vidro, voltou à sua imagem de berço, por obra e graça de dedicados restauradores, que ressuscitaram suas formas arquitetônicas coloniais, com cinco portas e cinco janelas de características lusitanas, como foi originalmente concebida. Internamente, os espaços foram redimensionados, com um novo salão para a biblioteca, uma área adequada para o novo auditório.  E ainda contemplou ambientes como sala de convívio e para recepção e espaços administrativos, dando à instituição uma sede digna da sua existência como uma Casa cultural aberta e que tem com o princípio básico o fomento à produção cultural em todos os seus vieses, a começar pela literatura.

A inauguração foi marcada pela presença do governador Carlos Brandão, que entrou a Caxias duas obras de grande dimensão. Primeiro ele inaugurou o Prédio de Ciências da Saúde, do campus caxiense da Universidade Estadual do Maranhão, que será o lastro maior do Curso de Medicina da instituição. O complexo foi batizado “Comendador Alderico Silva”, em homenagem ao empresário Alderico Silva, o “Seu Dá” – celebrizado pelo xote genial de João do Vale – e que numa visão de grande empreendedor, fundou o Hospital Miron Pedreira, o primeiro hospital particular do interior do Maranhão. E num grande ato, ele reuniu milhares de estudantes da rede estadual de ensino aos quais entregou tabletes do programa “Tô conectado”.  

Recepcionado na Casa de Coelho Neto por um grupo de membros da entidade, liderados pelo acadêmico-presidente Ezíquio Barros Filho, o governador Carlos Brandão estava acompanhado do prefeito Gentil Neto (PP), dos secretários Fábio Gentil (Agricultura) e Orleans Brandão (Assuntos Municipalistas), e do deputado Adelmo Soares – um dos principais apoiadores, do projeto de restauração, com ações efetivas para a viabilização do projeto -, além de políticos locais, como a deputada Daniella Jadão (PSB). Além deles, o empresário Flávio Campos, responsável pelas obras.

Depois de percorrer as instalações – que ainda não receberam os móveis -, o governador foi saudado pelo poeta e fundador Wibson Carvalho, que destacou a boa vontade do mandatário estadual para com o projeto, e agradeceu o investimento na vida cultural de Caxias, destacando o ato como um fato histórico. Em seguida, o presidente Ezíquio Filho agradeceu ao governador em nome de todos os integrantes da entidade, assinalando a grandeza da obra para a Casa de Coelho Neto e para a cidade e para o Maranhão. O jornalista e acadêmico Ribamar Corrêa fez o agradecimento em nome dos seus pares, ressaltando o fato de que, ao apoiar a restauração do prédio secular, o governador Carlos Brandão proporcionou muito mais do que a reforma física, uma vez que a reforma promoveu o resgate de uma parte importante da memória caxiense, que é muito rica em cultura e política.

O governador Carlos Brandão se disse feliz e honrado de haver participado desse projeto, assinalando que lhe dedicou atenção diferenciada, por entender que a Academia Caxiense de Letras tem um papel relevante na vida da cidade. “Inaugurei outras academias, mas a de Caxias tem uma importância especial, pela importância que a cidade lhe dá”, declarou o governador, destacando também o empenho que os líderes acadêmicos dedicaram ao projeto. Ao final, o mandatário maranhense foi homenageado com o diploma de Sócio Benemérito da instituição, sobretudo pelo fato de que foi decisivo no fortalecimento de uma entidade que é muito mais do que uma confraria literária, por ser um centro cultural da cidade, aberto a todos e muito frequentado, sobretudo por estudantes

Não houve pompa, mas a reinauguração do prédio sede da Academia Caxiense de Letras foi um ato de importância cultural superior. Não só pela restauração em si, mas pelo valor simbólico que ela representa com a devolução da sua feição original, e sobretudo pelo resgate de parte da memória cultural, comercial e política da cidade, que é um dos baluartes da identidade cultural e política do Maranhão.

Em Tempo: vale destacar que o ato de reinauguração foi agraciado pela música refinadas da Orquestra de Câmara de Caxias, um grupo que ganha estatura a cada apresentação.

Repórter Tempo

Com atuação do deputado Catulé Júnior, Centro de Ciências da Saúde Comendador Alderico Silva é inaugurado na UEMA Caxias

O ensino superior da região dos Cocais recebeu um reforço histórico nessa quarta-feira (24) com a inauguração do Centro de Ciências da Saúde Comendador Alderico Silva, fruto da articulação política do deputado estadual Catulé Júnior junto ao Governo do Estado e à reitoria da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). O moderno prédio abrigará os cursos de Medicina, Enfermagem, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional, ampliando a estrutura educacional e fortalecendo a formação de profissionais da saúde em Caxias e em todo o Maranhão.

O nome do prédio é fruto de um projeto de lei de autoria do deputado Catulé Júnior, que homenageia o Comendador Alderico Silva, personalidade fundamental para a história de Caxias, fundador do primeiro hospital do município e um grande empresário da região. “Tenho muito orgulho de ser o autor do projeto de lei que denomina esse prédio de Comendador Alderico Silva. Alderico Silva foi um homem à frente do seu tempo, um grande industrial que a nossa cidade teve, ele também fundou em Caxias o primeiro hospital da nossa cidade, e é merecido que ele passe para a imortalidade com o nome desse centro de saúde, que eu tenho certeza que será uma bela e justa homenagem".

O governador Carlos Brandão também reforçou que, “Vários governos se passaram, mas agora se concretizou a construção desse belíssimo prédio, que recebe o nome do comendador Alderico, um dos grandes empreendedores de Caxias, que ajudou a desenvolver a cidade. Foi um empresário visionário que agora é lembrado neste espaço que formará gerações”.

Com área total de 3.200 m², dos quais 1.343 m² são de área construída em três pavimentos, o equipamento contempla 13 salas de aula, 12 laboratórios (sendo dois multifuncionais e dez de habilidades médicas), estacionamento, área de vivência e total acessibilidade. O complexo inclui ainda o auditório Professora Rose Marie Jacome Castelo Branco, com capacidade para 120 pessoas, em homenagem à diretora do curso de Enfermagem falecida em 2024.

O deputado Catulé Júnior promoveu debates e acompanhou de perto as obras. Em junho deste ano, o parlamentar propôs uma audiência pública para discutir melhorias na infraestrutura dos curso da área da saúde do Campus Caxias, reforçando junto ao Governo do Estado e à reitoria da UEMA a necessidade de acelerar o projeto.

“Esse prédio é construído mais do que com concreto e ferro, é construído de sonhos. Sonhos de várias mãos e cabeças, cada um contribuindo para chegarmos até aqui. O aluno da UEMA de Caxias não merece nada menos que o melhor”, destacou o parlamentar.

O reconhecimento à atuação do deputado também partiu dos estudantes. “Queremos agradecer a parceria do deputado Catulé Júnior, que nos ajudou muito nessa obra, nos escutando e reforçando nossas demandas junto às autoridades. Ele é um parceiro firme nosso, e queremos cada vez mais fortalecer essa parceria. Que este novo lar nos inspire a sermos profissionais ainda melhores, mais humanos e dedicados”, enfatizou o presidente do Centro Acadêmico Aluízio Bittencourt de Albuquerque (CAMABA), Thiago Abreu.

Multidão acompanha prefeito Gentil Neto e governador Carlos Brandão em grande ação por educação, saúde e cultura em Caxias

25.9.25

O encontro marcou a entrega de mais de 6 mil tablets para estudantes do ensino médio da
rede estadual, por meio do programa “Tá Conectado”

Uma verdadeira multidão lotou o Ginásio João Castelo, em Caxias-MA, nesta quarta-feira para acompanhar um dos maiores eventos da região nos últimos anos. O encontro marcou a entrega de mais de 6 mil tablets para estudantes do ensino médio da rede estadual, por meio do programa “Tá Conectado”, além do lançamento de importantes ações nas áreas da saúde, educação e cultura.

Ao todo, serão distribuídos quase 11 mil tablets na região, contemplando os municípios de Caxias, São João do Sóter, Duque Bacelar, Afonso Cunha, Aldeias Altas, Coelho Neto e a Unidade Regional de Educação (URE) de Caxias. A ação visa garantir inclusão digital, acesso à tecnologia e apoio ao aprendizado de milhares de jovens maranhenses.

“Esse tablet vai me ajudar muito nas aulas e nos trabalhos. É um incentivo que mostra que estão olhando pela gente!”, disse Lucas Silva, estudante da 2ª ano do ensino médio, emocionado ao receber o equipamento.

Gentil Neto celebra avanço na educação

O prefeito Gentil Neto, um dos anfitriões do evento, comemorou a entrega dos tablets e destacou a importância do investimento na juventude.

“É uma alegria enorme ver essa juventude motivada. Estamos construindo um futuro melhor para Caxias e para o Maranhão. Esse é um momento histórico que mostra que, juntos, podemos transformar a realidade das nossas escolas”, afirmou o prefeito.

Governador Carlos Brandão reforça compromisso com o Maranhão

Presente na solenidade, o governador Carlos Brandão também discursou, reforçando o compromisso do Governo do Estado com a educação e o bem-estar dos maranhenses.

“Nosso governo tem como prioridade investir nas pessoas. Esses tablets são ferramentas de conhecimento e oportunidade. E isso é apenas uma parte do que estamos construindo juntos, com união, responsabilidade e amor pelo Maranhão”, declarou Brandão.

O evento contou com a presença de várias lideranças políticas e comunitárias, incluindo o
prefeito Gentil Neto, o governador Carlos Brandão, Orleans Brandão, o secretário de
Estado da SAGRIMA Fábio Gentil, e a deputada estadual Daniella

Saúde em pauta: triagem para cirurgias ginecológicas e gerais

Durante o dia, também foi realizada a triagem para cirurgias ginecológicas e gerais, fruto de uma emenda parlamentar da deputada Daniella, com o objetivo de atender à demanda reprimida na região. As cirurgias estão programadas para o mês de outubro, como parte da campanha Outubro Rosa, que foca na prevenção e tratamento do câncer de mama e saúde da mulher.

Educação superior e cultura também ganham destaque

Além da entrega dos tablets e da triagem de saúde, Caxias celebrou dois marcos importantes:

Inauguração do novo Centro de Ciências da Saúde e do Auditório da UEMA – Campus Caxias, fortalecendo a formação de novos profissionais de saúde na região.

Entrega oficial da nova sede da Academia Caxiense de Letras, um espaço dedicado à valorização da literatura, história e cultura da cidade

Presenças ilustres

O evento contou com a presença de várias lideranças políticas e comunitárias, incluindo o prefeito Gentil Neto, o governador Carlos Brandão, Orleans Brandão, o secretário de Estado da SAGRIMA Fábio Gentil, a deputada estadual Daniella, vereadores da região, além de representantes da UEMA, da URE e de diversas instituições educacionais.

Caxias vive um novo tempo, onde a educação, saúde e cultura caminham lado a lado, beneficiando milhares de famílias e preparando a cidade para um futuro ainda mais promissor.

Matões recebe pacote de benefícios do Governo do Estado com presença do governador Carlos Brandão e do deputado Catulé Júnior

24.9.25

O município de Matões foi contemplado, nessa terça-feira (23), com uma série de ações do Governo do Estado, em evento que contou com a presença do governador Carlos Brandão, do deputado estadual Catulé Júnior e de secretários estaduais.

Entre os benefícios entregues à população, estão 1.107 cartões do Programa Maranhão Livre da Fome, além de carrinhos dos programas Mais Renda e Minha Renda, voltados ao fortalecimento da economia popular. Também foi inaugurada a obra de reforma das instalações da Delegacia de Polícia Civil de Matões e assinadas autorizações para novas obras e serviços.

As iniciativas tiveram impacto direto na vida de centenas de famílias. A dona de casa Divina Eremilta, mãe de cinco filhos, destacou o alívio que o cartão do Maranhão Livre da Fome trará à sua família: “Estou muito agradecida. Esse cartão vai me beneficiar muito. Eu tenho 5 filhos que agora vão ter alimentação boa na mesa”.

No setor da geração de renda, a emoção também foi destaque. Francisca Sousa, mãe solo e diarista, comemorou o recebimento de um carrinho do programa Mais Renda: “Para mim é muito importante receber esse carrinho. Já trabalho como diarista, mas agora vou poder trabalhar em eventos e ter uma renda extra”. Já Maria do Socorro, também beneficiada, declarou: “Estou muito emocionada em receber esse carrinho. Vou vender meu café, meu bolo, meu dindin e fazer minha renda para me sustentar”.

Durante a solenidade, autoridades ressaltaram o papel do deputado Catulé Júnior na construção de parcerias políticas em benefício do povo maranhense. O secretário de Articulação Política, Rubens Pereira, afirmou: “Cumprimentar o deputado Catulé Júnior pelo trabalho, pela ajuda que tem dado ao Governo do Maranhão na Assembleia Legislativa, e com certeza o governador sabe retribuir aqueles que trabalham para ajudar a desenvolver o Maranhão”.

O secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, também reconheceu o papel do parlamentar: “Agradecer ao nosso deputado estadual Catulé. O Maranhão Livre da Fome que a gente entrega aqui tem participação sua, pois apesar do governador Carlos Brandão ter colocado o dinheiro, ter idealizado esse programa junto conosco, nós precisamos da Assembleia Legislativa para a sua aprovação”.

O governador Carlos Brandão enfatizou a importância da união entre Executivo e Legislativo: “Eu dizia para Catulé, é importante os deputados para o governador, assim como é importante os vereadores para os prefeitos. A gente tem que trabalhar com unidade e parceria, sem parceria não fazemos nada”.

Em seu pronunciamento, o deputado Catulé Júnior reforçou seu compromisso em estar próximo da população e destacou o trabalho do governador Carlos Brandão: “O governador Carlos Brandão, junto com o secretário Orleans, tem percorrido todo o estado, e eu tenho a felicidade de acompanha-lo em muitas cidades as agendas. O que é mais gratificante é que onde ele chega, além de fazer muitas entregas e assinar ordens de serviço, hoje ele é o governador que tem mais obras em toda a história do Maranhão, com mais de 3 mil obras entregues e em andamento. É por isso que você conta com o meu apoio, por isso que defendemos esse governo, porque esse governo tem cara e cheiro de povo”.

ASCOM/ Dep. Catulé Júnior

Dino assume Primeira Turma do STF que deve julgar deputados Josimar Maranhãozinho e Gil

Após um julgamento que revelou tensões internas e provocou reações no Congresso, o ministro Flávio Dino vai assumir a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) com a tarefa de levar adiante a análise das demais ações da trama golpista e de outros processos que envolvem parlamentares. Ao mesmo tempo que o comando do colegiado amplia o protagonismo na Corte, ele tomará posse em um momento de divergência interna, evidenciada pelo voto do ministro Luiz Fux absolvendo o ex-presidente Jair Bolsonaro, e enquanto parte do Legislativo articula respostas à Corte.

O ministro Flávio Dino foi eleito nesta terça-feira (23) presidente da Primeira Turma do STF (Supremo Tribunal Federal). Ele sucede ao ministro Cristiano Zanin e será o responsável por conduzir a fase final dos processos sobre a tentativa de golpe de Estado.

A eleição se deu por votação simbólica, por unanimidade, na sessão desta terça. A escolha por Dino segue uma tradição no tribunal segundo a qual assume o posto o ministro mais antigo que ainda não tenha presidido a Turma.

O ministro toma posse na nova função em outubro. Ele ficará um ano como presidente do colegiado. A Segunda Turma também trocou a presidência há quase dois meses, com Gilmar Mendes eleito para o posto.

Dino fez graça com a eleição à Presidência da Turma. Foi a primeira vez que disputou um cargo sem concorrentes. “A eleição no Supremo é diferente das outras tantas que eu disputei. Em tom anedótico, digo que é uma eleição sem graça, sem sabor, é a eleição mais fácil. Mas na verdade não o é; pelo contrário, é uma eleição muito difícil”, disse.

O ministro disse que a eleição é a mais difícil porque, entre outros pontos, é preciso estar no Supremo para disputá-la. “Em segundo lugar, é preciso merecer a confiança dos colegas, dos pares. Em terceiro lugar, é preciso, sobretudo, a cada dia renovar a confiança dos jurisdicionados que passam a acompanhar cada um de nós quando aqui ingressamos”, completou.

Flávio Dino será o responsável por conduzir a fase final do processo contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e os demais sete condenados pela atuação no núcleo central da trama golpista.

A contagem do prazo de 60 dias para publicação do acórdão do julgamento começou a contar nesta terça, com a leitura e aprovação da ata da sessão da Primeira Turma que cravou a sentença dos oito réus.

À frente do colegiado, o ministro vai pautar e organizar o julgamento das ações penais dos demais grupos da tentativa de golpe, que já estão em fase de conclusão. No fim de agosto, o ministro Alexandre de Moraes abriu prazo para que a Procuradoria-Geral da República (PGR) e as defesas dos réus do núcleo integrado pelos “kids pretos” apresentassem seus argumentos.

O mesmo procedimento foi adotado na semana passada no caso do grupo conhecido como “operacional”, que tem como alvos nomes como o ex-assessor presidencial Filipe Martins e o ex-diretor da Polícia Rodoviária Federal (PRF) Silvinei Vasques. A expectativa na Corte é que todos os núcleos sejam julgados ainda este ano, evitando que as análises se arrastem para 2026, ano eleitoral.

Também estão na alçada da Primeira Turma os julgamentos dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco (PSOL) e da antiga cúpula da Polícia Militar do Distrito Federal (PM-DF), por suposta omissão nos atos de 8 de janeiro. Ambos os casos já estão prontos para serem pautados. O processo envolvendo a cúpula da PM-DF chegou a ser marcado para agosto no plenário virtual, mas foi posteriormente retirado.

O colegiado ainda poderá julgar, mais para o final do ano, a primeira ação penal que envolve suspeita de desvios de emendas parlamentares. São réus os deputados Josimar Maranhãozinho (MA) e Pastor Gil (MA), além do suplente Bosco Costa (SE), todos do PL. Eles negam as acusações. Esse processo, relatado por Zanin, está na fase de interrogatórios. É o mais avançado entre dezenas de inquéritos envolvendo emendas, sob diferentes relatorias, que foram abertos no Supremo nos últimos anos a pedido da PGR.

Impacto político

Além de julgamentos que ainda vão acontecer envolvendo congressistas, Dino tomou na semana passada duas decisões com impactos políticos. Na quinta-feira, o ministro abriu um novo inquérito contra Bolsonaro com base no relatório final da CPI da Covid, que aponta omissões e condutas do ex-presidente durante a pandemia. A medida reacendeu a tensão com aliados do ex-mandatário e foi interpretada como um movimento de endurecimento por parte do magistrado. Ex-ministro da Justiça do atual governo Lula, Dino é alvo frequente de críticas da militância bolsonarista e do próprio ex-presidente.

No dia anterior, Dino também avançou na discussão sobre a transparência das emendas parlamentares ao preparar o julgamento do tema no plenário do STF. A decisão veio após a aprovação, pela Câmara, da PEC da Blindagem, que estabelece a necessidade de aval do Congresso para a abertura de processos criminais contra parlamentares. Dino é o relator de uma série de ações que questionam o mecanismo de repasse das verbas e, desde que herdou os processos, tem exigido uma série de explicações e imposto medidas que parte do Congresso enxergar como rígidas, o que tem gerado atritos com o Congresso.

A avaliação de interlocutores do Supremo é que essas apurações devem ganhar ainda mais força até o final do ano, à medida que as investigações avancem. Com isso, Dino deve rivalizar em protagonismo com Moraes, consolidando-se como um dos nomes com mais espaço na Corte em meio às discussões sobre os limites entre os Poderes e a responsabilização de autoridades envolvidas em atos antidemocráticos.

Em outro tema que resvala na relação entre Judiciário e Legislativo, interlocutores de Dino afirmam que ele buscou se distanciar da discussão sobre a proposta de anistia aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro. Segundo pessoas próximas ao ministro, ele disse a deputados e senadores que o procuraram para tratar do tema que não participaria de nenhuma articulação.

A proposta, liderada pelo deputado Paulinho da Força (Solidariedade-SP), agora busca reduzir as penas sem conceder perdão total, tentando construir um texto juridicamente viável e politicamente equilibrado. No Supremo, há resistência à ideia de anistia ampla, considerada inconstitucional por uma ala expressiva de ministros, mas há abertura para discutir propostas que tratem exclusivamente da dosimetria, desde que respeitem os limites legais e não impliquem em impunidade.

Novo estilo

Integrantes do STF veem uma possível mudança de estilo em relação a Zanin. Com um jeito considerado político e despojado, afeito a comentários e intervenções durante os julgamentos, Dino deverá imprimir sua marca na condução dos trabalhos da Turma. Uma missão será buscar apaziguamento das tensões surgidas entre Moraes e Fux durante a análise da ação que condenou Bolsonaro a 27 anos e 3 meses de prisão. Interlocutores do STF ouvidos pelo GLOBO contaram que Dino, por exemplo, buscou conversar com Fux ainda durante a sessão que deixou explícitos os pontos de vista diferentes, com o objetivo de acalmar os ânimos.

A mudança na presidência da Primeira Turma é regimental e faz parte do ciclo de rotatividade previsto no Supremo, em que cada colegiado é comandado por um ministro diferente ao longo de um ano. Nos bastidores, a chegada de Dino ao comando é vista como um reforço à dobradinha com Moraes. Os dois têm atuado em sintonia em temas sensíveis, como as investigações sobre a tentativa de golpe e o uso de emendas parlamentares.

Promotoria apura contrato entre Prefeitura de Matões e escritório de advocacia

22.9.25

A Promotoria de Justiça de Matões está investigando suposta irregularidades em contrato firmado entre a Prefeitura da cidade e o escritório de advocacia Barbosa e Loiola Advogados Associados.

A investigação foi aberta com base na Nota Técnica nº 002/2021-AT/PGJ/MA, que dispõe sobre as exigências técnicas necessárias à instrução de procedimentos de contratação direta dos serviços prestados por profissionais ou sociedades de advogados.

Segundo o promotor de Justiça responsável pelo caso, Láecio do Vale, o escritório de advocacia foi contratado pelo Executivo de Matões em processo de inexigibilidade, ou seja sem licitação.

Diante disso, foi expedido um ofício ao secretário de Administração de Matões requisitando o envio de cópia integral do Contrato nº 41/2025, do Processo Administrativo nº 06.114.005/2025 e da Inexigibilidade nº 005/2025, por meio dos quais o ente municipal contratou o Escritório de Advocacia Barbosa e Loiola Advogados Associados.

Laécio do Vale também determinou a expedição de ofício à Assessoria Técnica da Procuradoria Geral de Justiça solicitando a análise com base na Nota Técnica nº 002/2021 – AT/PGJ/MA, bem como sobre a compatibilidade ou não do valor contratado com os valores praticados no mercado.

FONTE: Blog do Neto Ferreira

Ironaldo Alencar deixa a Secretaria de Articulação Política de Caxias

Ironaldo pede exoneração e representa a primeira grande baixa do
governo do prefeito Gentil Neto

Desde o dia 9 de setembro, Ironaldo Alencar não ocupa mais o cargo de secretário de Articulação Política do município de Caxias.

A saída, segundo ele, não representa um rompimento com o grupo político do prefeito Gentil Neto, mas sim uma decisão pessoal motivada por compromissos particulares.

Em conversa com este blog, Ironaldo reafirmou sua permanência no grupo do prefeito e confirmou apoio à deputada estadual Daniella nas eleições do próximo ano. No entanto, evitou responder se esse mesmo apoio se estenderá à reeleição da deputada federal Amanda Gentil — silêncio que abriu espaço para diferentes especulações nos bastidores políticos.

Irmão do vereador Vinícius Sabá de Alencar, Ironaldo mantém um vasto círculo de relações políticas no Maranhão. Essa rede de contatos já lhe rendeu convites para disputar cargos proporcionais, o que mantém em aberto a possibilidade de se lançar em voos mais altos no pleito de 2026.

Gentil Neto e Fábio Gentil já começam a colher os primeiros frutos da opção trágica por Mário Assunção para presidir a Câmara Municipal

O prefeito Gentil Neto e o tio Fábio Gentil já podem preparar o cesto para depositar as lamentações ao terem optado por Mário Assunção para presidir a Câmara Municipal no biênio 2027/2028. O cargo, o terceiro, ou o mesmo o segundo para os mais espertos na linha sucessória do governo municipal, é vital para a permanência do ora grupo dominante no controle do destino dos caxienses.

O antes nada promissor vereador, que ano após ano tem deixado de lado o recato e avançado em todo e qualquer espaço público que enxerga como vantajoso para o fortalecimento do seu poder político, tornou-se um colecionador de sucessos.

Ascendendo na política após abandonar o grupo Marinho, Assunção chegou no grupo de Humberto Coutinho com uma simples assessoria do então prefeito HC. Na época, ele e mais dois colegas chegaram no exército coutinhiano como modestos soldados sem muito horizonte pela frente. Mário se sobressaiu dos colegas e multiplicou seus benefícios a perder de vista.

Inteligente e bom de papo pra cima de quem não é muito afeito ao complicado jogo político, o baixinho vereador avançou o sinal junto a Fábio e a Gentil Neto obtendo incríveis conquistas que nenhum outro parlamentar tupiniquim jamais imaginou conseguir.

Sem interlocutores graduados a lhes apontarem caminhos confiáveis e seguros no minado campo da política, Fábio Gentil não ouve praticamente ninguém. Já o atual prefeito Gentil Neto trancou-se num diminuto mundo onde só ouve os conselhos de Othon Maranhão, o super secretário de Governo e o ombudsman para todos os assuntos, inclusive os políticos, mesmo não tendo atributos que o credenciem para tanto, daí o fato de Mário ser hoje essa verdadeira entidade celestial tanto para o atual quanto para o ex-prefeito de Caxias, pois sem ninguém minimamente sagaz a aconselhar a dupla, o vereador soube ocupar esse espaço. Aliás, todos os espaços.

Nesse cenário, Mário Assunção tem nadado de braçadas antes mesmo de assumir a presidência da Câmara, cargo que lhe dará poderes para instalar CPI, convocar secretários com objetivos de pressionar setores da administração municipal, expor fragilidades do governo e toda sorte de coisas caso queira celebrar acordos secretos com a oposição, que nunca perde a chance de aproveitar esse tipo de situação.

Recentemente, muito recentemente, já houve um “ensaio geral” do que estar por vir e tanto o prefeito Gentil Neto como o seu tio Fábio sentiram o peso e as consequências da opção por Mário Assunção para presidir a Câmara.

Não perdem por esperar. Aliás...

Lula se irrita com suplentes de Fufuca e ministros em votação da anistia

21.9.25

O Palácio do Planalto ainda não engoliu o fato de três suplentes de ministros que exercem mandatos de deputado federal na Câmara terem votado a favor da urgência do projeto da anistia, na última quarta-feira (17).

Como mostrou a Folha, foram favoráveis à matéria Allan Garcês (PP-MA), que substitui André Fufuca (Esporte); Pastor Cláudio Mariano (União Brasil-PA), na vaga de Celso Sabino (Turismo); e Ossesio Silva (Republicanos-PE), suplente de Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos).

Para o núcleo do governo, houve omissão dos ministros ao tentar convencer seus respectivos suplentes da importância de ser contra o texto. A rejeição à anistia para golpistas condenados é um ponto de honra para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que não escondeu a irritação com o fato.

Do trio de ministros, dois devem deixar o governo em breve, pressionados por seus partidos: Sabino já avisou que sairá na quarta-feira (24), enquanto Fufuca tem até o final do mês para entregar o cargo. Já Costa Filho tende a ficar até o prazo de desincompatibilização, em abril do ano que vem.

Na interpretação do Planalto, essa situação pode ter levado os ministros a fazerem “corpo mole”.

Um interlocutor afirma que, curiosamente, o ex-ministro das Comunicações Juscelino Filho, também do União Brasil, empenhou-se bem mais em ajudar o governo na votação do que os atuais ministros. Ele deixou o cargo em abril após ter sido denunciado pela Procuradoria Geral da República.