A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Ciências e Tecnologia, realizou nessa quarta-feira (09), o lançamento oficial do projeto “Leitura que Transforma: Indicadores Educacionais, Engajamento e Monitoramento Ativo na Alfabetização”. O evento aconteceu no auditório do Centro Universitário de Ciências e Tecnologia do Maranhão, reunindo autoridades, educadores e a comunidade escolar em um compromisso coletivo de fortalecimento da alfabetização no município.
“O objetivo com este projeto Leitura que Transforma: Indicadores Educacionais, Engajamento e Monitoramento Ativo na Alfabetização é formar cidadãos, e o próprio aluno vai ter uma ação crítica de tudo que rodeia a vida deste aluno. Então, estamos lançando o projeto hoje para os gestores, apoio pedagógico, comunidade, família, e temos uma escola aqui que teve o maior IDEB, de modo que estamos muito felizes com o lançamento deste projeto”, frisa Alexsandra Maciel, secretária municipal adjunta de Ensino.
“Este
projeto é o prenúncio de uma nova metodologia, estratégia. Quando a gente vê
falar em alfabetizar, pensa-se que é apenas ensinar palavras, letras e sílabas,
mas é alfabetizar de uma forma geral. Se um aluno não sabe ler, ele não é capaz
de interpretar uma sentença matemática. Então, o projeto é bom”, frisa Profº
Paulão, coordenador e supervisor educacional.
O objetivo principal é transformar os indicadores educacionais por meio da leitura, ferramenta essencial para vencer o analfabetismo e garantir o direito à educação de qualidade para todas as crianças. Para alcançar esse propósito, o projeto aposta em estratégias pedagógicas inovadoras, acompanhamento contínuo dos professores e estudantes, além do engajamento de toda a comunidade escolar. Na ocasião, estudantes da escola Santos Dumont também estiveram presentes. A escola tem o maior Índice de Desenvolvimento da Educação no município: 6.8.
“O nosso IDEB está 6.8, é um IDEB muito bom, mas queremos melhorar mais. Estamos também apresentando outros projetos para que o município se desenvolva cada vez mais. Nós temos projetos de leitura e escrita, temos simulados todos os sábados, participação da comunidade, os pais que são professores se dispõem a dar aulas para os alunos. E, nós preparamos os alunos para a vida, independentemente das avaliações”, frisa Dalvanisse Leal, gestora da escola UEM Santos Dumont.
“Eu fiquei muito feliz, valeu a pena meu esforço. A poesia tinha mais ou menos 7 estrofes, e a primeira estrofe diz que na infância a gente deve estudar e o errado é trabalhar”, frisa Eloise Jansen, aluna da escola Santos Dumont, que ficou em primeiro lugar no concurso MPT na Escola.
Durante
a solenidade, assinaram o compromisso de implantação e desenvolvimento do
projeto o prefeito Gentil Neto, o vice-prefeito Eugênio Coutinho, o secretário
municipal de Educação, Ciências e Tecnologia, Adenilson Dias, e a secretária
adjunta de Ensino, Alexsandra Maciel. Juntos, reforçaram a importância da
leitura como ferramenta de transformação social e educacional... (leia mais aqui)
0 comentários:
Postar um comentário