Minha Figura

Governo investe em produção de plaquetas no Hemonúcleo de Caxias

7.1.21

Hemonúcleo de Caxias atende unidades de saúde públicas de oito municípios da região dos Cocais.

Hemonúcleo de Caxias (Fotos: Divulgação)

O Hemonúcleo de Caxias, equipamento que integra a rede estadual de saúde, iniciou nesta semana a produção de plaquetas, através da separação dos hemocomponentes. Com o investimento do Governo na aquisição de equipamentos para a oferta desse novo serviço, antes feito unicamente em São Luís, o banco de sangue passa a garantir mais agilidade no atendimento e redução de custos no transporte desse tipo de hemocomponente. O Hemonúcleo de Caxias atende unidades de saúde públicas de oito municípios da região dos Cocais.

“Conseguiremos atender com mais agilidade às demandas dos pacientes que realizam tratamento oncológico e de pacientes que precisam desses hemocomponentes. Nosso tempo de atendimento será mais ágil, vamos melhorar o tratamento terapêutico no Hospital Regional Dr. Everaldo Aragão e outros hospitais do município e unidades de cidades vizinhas”, afirmou a coordenadora do Hemonúcleo de Caxias, Vivianne Rodrigues Carvalho. 

O concentrado de plaquetas é um hemocomponente derivado do fracionamento de uma bolsa de sangue. É utilizado em pacientes com sangramentos e com contagens de plaquetas inferiores a 50 mil. As plaquetas são importantes no controle de hemorragias quando acontecem lesões nos vasos sanguíneos. A vida útil do concentrado é de 5 dias. Para uma bolsa de concentrado de plaquetas suficiente para atender a um paciente com 70 kg, por exemplo, é necessário uso do sangue oriundo de no mínimo sete doadores de sangue, quando se faz uma coleta normal. 

Pacientes com leucemia, hemorragias graves, e diminuição do número ou da qualidade das plaquetas, frequentemente necessitam desse componente sanguíneo. O fracionamento da bolsa de sangue no próprio Hemonúcleo de Caxias evitará que as plaquetas precisem ser levadas da capital para a região, descentralizando assim a assistência. 

Os requisitos básicos para doação são: estar saudável, ter peso acima de 50 kg, apresentar documento com foto válido em todo o território nacional e idade entre 16 e 60 anos. O Hemonúcleo de Caxias foi inaugurado em 25 de novembro de 1988 e é gerenciado pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH). (Por: Daucyana Castro)

Aparelho de produção de plaquetas

0 comentários:

Postar um comentário