Após um intenso bombardeio dos vereadores caxienses, que cobram incisivamente por um atendimento digno por parte da Equatorial Energia Maranhão (antiga Cemar), finalmente a diretoria da empresa resolveu comparecer a uma reunião com os vereadores do município para ouvir as demandas e onde se comprometeram em apresentar soluções.
Presentes
na reunião ocorrida no gabinete da presidência, na tarde desta quinta-feira
(12), o presidente da Casa, vereador Catulé, os vereadores Mário Assunção e
Antonio Ramos, e por parte da Equatorial Energia Maranhão, Sérgio Melo, do
setor de Operações, e José Jorge Leite Soares, da área de Atendimento
Institucional, além de engenheiros e técnicos da gerência da empresa na região.
Catulé
começou a reunião explicando que as críticas e cobranças feitas à empresa nos
últimos meses deram-se por conta do tratamento da Equatorial Energia no âmbito
do município, onde a empresa se negou a participar de uma audiência pública
para discutir os graves e incômodos problemas que ocorrem na cidade, tanto na
sede do município, e mais ainda na zona rural, onde foi relatado o histórico de
má prestação de serviço no povoado Nazaré do Bruno, o maior do município.
"As
reclamações da população contra a energia da Equatorial chegam até nós,
insistentemente, todos os dias. O serviço que nos oferecem é péssimo e temos a
energia mais cara do país. Então, não podíamos suportar isso calados, uma vez
que a Câmara Municipal é a representação legítima do povo caxiense e, em
decorrência disso, vínhamos batendo forte contra a Equatorial. E assim, nós
queríamos, não só, essa gerência regional nos ouvindo, mas nos avistarmos com a
direção, os diretores que comandam a empresa, que têm o real poder de decisão
para garantir um serviço melhor de energia à nossa cidade", destacou
depois da reunião.
Aparentemente
atento as demandas do poder legislativo, o diretor de Operações da Equatorial,
Sérgio Melo, que trouxe vários membros da diretoria da empresa para fazer um
apanhado dos problemas mais sérios existentes no município, mostrou-se bastante
sensível aos reclames dos vereadores e comprometeu-se a buscar soluções. "Os
vereadores e a população têm todo o direito de reclamar, e nós, com um pedido
de desculpas, temos a obrigação de oferecer o melhor para nossos clientes.
Somos uma empresa privada que realiza a prestação de serviço público, e quando
nosso consumidor reclama, acha que algo não está certo, que está ocorrendo
algumas falhas, nossa obrigação é atendê-lo com a maior presteza possível.
Passamos o dia no município, já identificamos as falhas que precisamos
aperfeiçoar e já estamos trabalhando de forma continuada para, com uma série de
ações, inclusive realização de algumas obras, passarmos a ofertar energia com
mais qualidade no município", garantiu ele.
O
diretor de Relações Interinstitucionais da Equatorial, José Jorge Leite Soares,
um ex-deputado estadual que sabe que o diálogo junto ao poder legislativo é o
melhor caminho para estancar as críticas dos parlamentares caxienses, que já estava
ganhando as manchetes de blogs e sites do Maranhão e do Piauí, garantiu que a
presença do corpo administrativo da empresa na cidade era para garantir a
prestação de um bom serviço, principalmente porque é do fornecimento de energia
que a empresa sobrevive. "Hoje tivemos uma reunião bastante produtiva.
Pela manhã, estivemos no Balneário Veneza, que é uma região de grande demanda
de energia intermitente, sobretudo nos finais de semana, onde já estamos
restaurando os equipamentos, para que não ocorram mais a falhas que
eventualmente vinham ocorrendo. Fomos também visitar um ponto de suprimento que
está sendo construído por uma empresa que participou do leilão para instalar
mais uma substação muito importante para o desenvolvimento de Caxias, que vai
permitir que o município possa crescer e a se desenvolver mais, fazer uma
distribuição melhor", assegurou.
Os
diretores também garantiram que a poda das árvores terá uma atenção especial,
haja vista que esse problema ocasiona muitas interrupções de energia, principalmente
na zona rural.
Os
vereadores Mário Assunção e Antonio Ramos apresentaram à equipe da Equatorial
diversas situações que prejudicam o serviço de energia na zona rural. As
povoações que costumam ficar sem energia por causa de transformadores que se
tornaram ineficientes para suprir as necessidades com o aumento de moradias,
por exemplo, foi uma delas. Outra reivindicação foi pedir o aumento das
ligações do programa de ligações sociais de baixa renda na zona rural.
Ambos
diretores da Equatorial asseguraram que os problemas de queda de energia nas
povoações rurais devem ser resolvidos com novos investimentos que a empresa
pretende realizar ainda este ano no município, e que estão previstas também
cerca de 10 mil novas ligações para o programa da taxa social de baixa renda. A
Equatorial, na avaliação dos dois, não tem interesse em desperdiçar clientes,
bastando que os vereadores e a prefeitura, através da área de assistência
social, regularize o cadastramento das famílias que serão beneficiadas.
"Sabemos da importância que representa uma energia de mais baixo custo na
zona rural, pois uma conta de energia mais cara prejudica o desenvolvimento da
economia do município", ressaltou o diretor de operações Sérgio Melo.
Quanto
às povoações que passaram por crescimento e, por conta disso, sofrem com a
baixa oferta de energia, ocasionando quedas no fornecimento, basta que os
vereadores ajudem a equipe que a empresa irá demandar para região, com a
finalidade de realizar um novo recadastramento de consumidores, trabalho que
será importante para o redimensionamento dos equipamentos que serão
substituídos na zona rural, de modo a assegurar uma oferta de energia de
qualidade.
A
questão da empresa que invadiu a área de proteção ambiental do Inhamum, para
instalar uma subestação de energia a ser utilizada pela Equatorial em Caxias,
também mereceu algumas considerações durante o encontro. O vereador Catulé
disse que a subestação será bem recebida e é importante para Caxias se
desenvolver. "Só não podemos aceitar é que ela seja construída numa área de
proteção ambiental. A empresa Arteon Energia Z2 já foi inclusive autuada pela
Secretaria Municipal de Meio Ambiente, de sorte que lá, no Inhamum, ela não
poderá fazer nada. Temos amparo da lei e vamos discutir esse assunto brevemente
numa audiência com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente", garantiu aos
diretores da Equatorial.
No
fim da reunião, ao dizer que ficou satisfeito com o encontro, o presidente
Catulé fez, no entanto, a seguinte observação: "Eles disseram que vão dar
atenção especial à cidade de Caxias. Não só à cidade, como também à zona rural.
Eles nos disseram que já começaram a desenvolver um trabalho. Mas nós vamos
continuar vigilantes, aguardando eles cumprirem o que aqui prometeram na
presidência desta casa", destacou.
Quando
ainda era Cemar - Centrais Elétricas do Maranhão, a Equatorial Energia
participou de várias audiências públicas na Câmara Municipal de Caxias, onde as
promessas de melhoria nos serviços eram sempre feitas, mas que muitas vezes se
tratavam apenas de dar satisfação aos vereadores e a sociedade.
As
demandas existem e são gritantes, resta saber se a Equatorial Energia quer ver
um aumento dos reclames da população ou prestar um serviço que os consumidores
esperam, e pagam por isso.
0 comentários:
Postar um comentário