Minha Figura

Prefeitura de Caxias celebra 199 anos de Adesão de Caxias à Independência do Brasil, entrega veículos, anuncia escolas e recuperação de 300 km de estradas vicinais

2.8.22

A Prefeitura de Caxias realizou na manhã desta segunda-feira (1°), uma série de inaugurações em comemoração aos 199 anos da Adesão de Caxias à Independência do Brasil. A solenidade de hasteamento dos pavilhões de Caxias, do Maranhão e do Brasil foi em frente à Prefeitura, na Praça da Pantheon, onde o prefeito Fábio Gentil, passou em revista às forças de segurança do município: Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Tiro de Guerra, Guarda Municipal e Agentes de Trânsito. Durante a solenidade o Hino de Caxias foi executado pelo Coral do UniFacema, ao som da Banda Lira Municipal.

Na ocasião o secretário municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico, Léo Barata; o vice-presidente da Câmara Municipal, Ximenes e o prefeito de Caxias, Fábio Gentil, fizeram uso da palavra e destacaram a importância do momento histórico, mas também das conquistas e avanços da Princesa do Sertão.

“Nós temos três datas importantes em Caxias: o 31 de outubro, o 5 de julho e o 1º de agosto. Mas somente o 1º de agosto, quando celebramos o momento em que o nosso povo adere à Independência é feriado e muitas pessoas por equívoco acham que é o aniversário de Caxias, que é celebrado no dia 5 de julho. Estamos caminhando para comemorar os 200 anos da Adesão de Caxias à Independência do Brasil e os 200 anos de Gonçalves Dias, vamos fazer uma grande festa”, disse Léo Barata, secretário municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico.

“É motivo de orgulho fazer parte da cidade de Caxias e da gestão municipal. Quero parabenizar todos os caxienses pelo aniversário da Adesão de Caxias à Independência do Brasil, mas acima de tudo enaltecer o crescimento e o desenvolvimento que Caxias ganhou na gestão do Fábio Gentil”, frisa Ximenes, vice-presidente da Câmara Municipal de Caxias.

Ainda em frente à Prefeitura de Caxias, foram entregues três dos 5 veículos adquiridos para a Secretaria Municipal de Saúde para assistir a zona rural de Caxias, sendo três ambulâncias e um furgão. Já para a Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT), foi entregue 1 veículo modelo Fiat Toro.

“Foi aberto processo de licitação para toda a zona rural e já recebemos três veículos hoje, que vai ajudar muito o cidadão no momento em que estiver precisando de atendimento para resolver seu problema básico. O prefeito anunciou mais 5 ambulâncias para a zona rural”, disse Mônica Gomes, secretária municipal de Saúde de Caxias.

“Hoje é um dia muito especial para nós, pois estamos recebendo esse veículo e uma escola que vai servir nossas crianças. Esse veículo será para a supervisão escolar e os conselhos, isso mostra o compromisso da gestão do prefeito Fábio Gentil com o que é melhor para a educação”, disse Ana Célia Damasceno, secretária municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT)

Ao final da solenidade, o prefeito Fábio Gentil assinou junto ao secretário municipal de Infraestrutura, José Miguel, a ordem de serviço para construção de uma escola no bairro São Pedro e no Residencial Santa Terezinha, cada uma com seis salas de aula. Logo após a solenidade o prefeito e o secretariado visitaram o local onde será construída a escola do Residencial Santa Teresinha. O gestor também assinou um documento em que dá início ao processo de licitação para construção de uma escola de 4 salas de aula no Povoado Porto do Paiol, no 1º Distrito de Caxias e uma escola de 12 salas de aulas no Residencial Vila Paraíso.

“Pra nós é uma satisfação muito grande. Nós compramos 5 veículos para a Secretaria Municipal de Saúde, ambulâncias para melhorarmos os serviços na zona rural e autorizei a aquisição de mais 5 veículos, além da aquisição de 20 consultórios odontológicos e dei ordem de serviços para a construção de escolas, dentre outras. Vale ressaltar que todos esses recursos, são recursos próprios da arrecadação do ISS, responsabilidade de quem ama o município”, lembrou Fábio Gentil, prefeito de Caxias.

“Só vai trazer alegria para este povo do Residencial Santa Teresinha. Eu tenho um neto que mora aqui e em vez de estudar no Centro, vai estudar no próprio bairro”, disse Antônio Roraima, moradora do Residencial Santa Terezinha.

“Temos essa escola de 4 salas de aulas no Porto do Paiol, mais duas escolas de 6 salas de aulas, uma no Santa Teresinha onde estamos e outra no bairro São Pedro. Hoje também foi anunciada a construção de uma escola na Vila Paraíso com 12 salas de aulas. É muito trabalho, mas a gente gosta disso, porque é isso que nos realiza, poder ajudar a gestão municipal”, destaca José Miguel, secretário municipal de Infraestrutura.

A Prefeitura de Caxias também anunciou a recuperação de 300 km em estradas vicinais. “Nós temos uma licitação concluída de recuperação de estradas vicinais e vamos intensificar a partir da próxima semana. A intenção do prefeito é recuperar 300 km de estradas”, frisa José Miguel, secretário municipal de Infraestrutura. (Da assessoria)

0 comentários:

Postar um comentário