Governo confirma o primeiro caso do novo coronavírus no Maranhão

20.3.20

Informação foi confirmada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) nesta sexta-feira (20). O paciente é um homem que recentemente esteve em viagem à São Paulo.

Secretaria de Estado da Saúde (SES) do Maranhão. — Foto: Divulgação/SES

G1 - A Secretaria de Estado da Saúde (SES) confirmou o primeiro caso de infecção por coronavírus (Covid-19) no Maranhão nesta sexta-feira (20). A informação também foi divulgada pelo governador do estado, Flávio Dino, por meio de uma rede social.

De acordo com a SES, o paciente é um homem idoso que retornou de viagem à São Paulo e não apresenta sintomas graves da Covid-19. A Vigilância Sanitária foi acionada e está tomando todas as medidas de precaução.

Flávio Dino informou que nesse sábado (21) serão anunciadas outras medidas que serão tomadas pelo governo do Estado.

Centro de Testagem do Maranhão

Pessoas que estejam com sintomas que são febre, tosse e dificuldade de respirar ou tenham feito viagens para outras áreas que estejam com casos confirmados da doença, e tenham tido contato com casos suspeitos ou confirmados de Covid-19 devem procurar o Centro de Testagem do Maranhão, localizado na Policlínica Diamante em São Luís.

O laboratório está recebendo a coleta de material para a realização de exames laboratoriais para COVID-19 e dando orientações sobre as medidas que devem ser tomadas após o laudo. O local funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Cuidados

Para evitar a proliferação do vírus, o Ministério da Saúde recomenda medidas básicas de higiene, como lavar as mãos com água e sabão, utilizar lenço descartável para higiene nasal, cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir e jogá-lo no lixo. Evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas.

0 comentários:

Postar um comentário