Minha Figura

CAXIAS – Secretarias municipais montam plano de ação para revitalização do Balneário Veneza

8.2.20

O Balneário Veneza, um dos pontos turísticos mais importantes de Caxias, recebeu nesta quinta-feira (6) a visita de vários representantes de pastas da Prefeitura. O objetivo é montar um plano de ação para a revitalização e melhorias para o local, visando o bem-estar dos donos de restaurantes e visitantes.

Dentre os presentes estavam gestores do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), Secretaria Municipal de Infraestrutura (Sinfra); Secretaria Adjunta de Planejamento; Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil; Secretaria de Saúde, por meio da Coordenação da Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ) e a coordenação do Parque Balneário Veneza, que é ligada à Secretaria de Cultura, Patrimônio Histórico, Esporte, Turismo e Juventude.

As visitas ao local devem ocorrer de forma rotineira, a fim de que o plano seja posto em ação. Neste primeiro dia já foram realizadas ações de limpeza em algumas caixas de fossas no local e conscientização da população quanto ao combate às endemias.

A Sinfra será responsável pelas obras de revitalização do local. “Já estamos com um projeto para revitalizar o balneário. Esta ação de hoje é uma prévia do que ainda vamos fazer. Vamos deixar esse local ainda mais bonito para os permissionários e banhistas”, destaca o secretário de Infraestrutura, Murilo Novais.

Já a UVZ pretende engajar o público no combate às endemias. “Estamos hoje aqui com o núcleo de educação e saúde. A revitalização do balneário é importante. A partir de segunda vamos realizar os ciclos de nebulização aqui no sentido que possamos reduzir os números de Aedes aegypti nesse local e vamos trabalhar com a conscientização desse público”, destaca Natanael dos Reis, coordenador da UVZ.

O SAAE vai participar na concepção de um projeto de saneamento. “O SAAE está participando junto com as demais secretarias. Nossa função é conceber um projeto de saneamento, colocação de uma rede coletora de esgoto, estação de tratamento compacta e garantir um melhor saneamento para o local”, informa Arnaldo Arruda, diretor do órgão.

A Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil estará engajada na parte de educação ambiental e, junto com a UVZ, fará uma ação preventiva no sentido de reduzir os índices de endemias no local. “Haverá todo um trabalho de limpeza visando tanto preservar a saúde das pessoas que moram aqui, quanto os turistas desse ambiente”, diz o secretário Pedro Marinho.

Para o administrador do local, Antonione Santos (Torneirinho), a ação está sendo de “grande utilidade, pois a Veneza está precisando de cuidados. A Veneza não é só um cartão postal, é um local de encontro de famílias e amigos. É necessário que se faça uma conscientização dos permissionários. Um ganho que a gente teve hoje foi esta ação. Estamos felizes porque vamos começar os trabalhos“. (Da assessoria)

0 comentários:

Postar um comentário