MULHER – Produtoras rurais de Caxias recebem capacitação para conquistarem independência financeira

21.8.18
O encontro foi promovido pela Secretaria de Estado da Mulher e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Caxias em parceria com a Prefeitura de Caxias, através da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, no povoado Jacurutu, há 10 km do município.


A oficina de capacitação que aconteceu nos dias 16,17 e 18 de agosto teve como tema: “Fortalecimento da cidadania e organização produtiva de trabalhadores e trabalhadoras rurais maranhenses”. Um grupo de 30 mulheres (jovens, adultas e idosas residentes nos povoados Terra Dura, Caxirimbu, São Miguel e Jacurutu) receberam dicas importantes de como formalizar as atividades e ter mais independência financeira.

“Para nós é um prazer enorme receber essa oficina; é bom porque estamos sendo valorizadas. É uma atividade proveitosa. Estaremos aprendendo a produzir e organizar melhor nossa produção”, declarou Esmeralda Correia, presidente da Associação dos Pequenos Produtores Rurais do Povoado Jacurutu.

“Nosso foco é alcançar mulheres trabalhadoras rurais que tenham alguma iniciativa de produção para que elas possam entender a importância de se organizarem e formalizar. Estamos aqui para levar capacitação às trabalhadoras que queiram se formalizar”, reforçou Lúcia Azevedo, assessora da Secretaria de Estado da Mulher.

Além do apoio logístico na oficina, a Prefeitura de Caxias dará meios legais às trabalhadoras para que possam escoar a produção.

“Estamos trazendo capacitação para essas mulheres da zona rural para que elas possam se formalizar e ter a sua própria independência financeira, porque sabemos que elas precisavam desse apoio e, como já era esperado, estão aqui participando e interagindo na oficina”, destacou Taniery Cantalice, secretária municipal de Políticas Públicas para as Mulheres.

A violência de gênero também foi abordada no encontro e orientações importantes foram repassadas às mulheres presentes. (Ascom)

0 comentários:

Postar um comentário