Na plateia que preencheu o auditório do SAMU
um público formado por profissionais da rede municipal de saúde para falarem e
vivenciarem um tema comum, mas que precisa de aprimoramentos constantes: a
comunicação.
Com o tema: “Comunicação com o paciente,
humanização e relação interpessoal”, a palestrante Raissa Guanieri, máster coaching,
levou cada profissional de saúde a refletir sobre sua prática profissional.
A assistente social Cleidiomar Cruz e o
socorrista José Lima destacaram como os conhecimentos compartilhados serão
aplicados no dia a dia.
“Nós necessitamos da comunicação para um
atendimento eficiente. Ela é essencial. O Núcleo de Educação Permanente
capacita nossos profissionais para um atendimento humanizado e diferenciado”,
frisa Cleidiomar Cruz, assistente social (NEP).
“Foi de grande importância essa palestra
sobre como usar a comunicação para melhorar o nosso atendimento. A equipe do
SAMU precisa ter esse cuidado em situações de emergência, tanto para se
comunicar com o paciente, que as vezes é difícil, como com a família”, destaca
José Lima, socorrista.
Mais de 70 profissionais de diversos centros
de saúde foram mobilizados, dentre eles a Maternidade Carmosina Coutinho,
CEAMI, Atenção Primária e a Unidade de Pronto Atendimento. A capacitação foi
promovida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), por meio do
Núcleo de Educação Permanente.
“Não conseguiremos a saúde que a gente quer
sem atendimento humanizado e nem essa boa humanização sem a comunicação. Por
isso oferecemos essa palestra e decidimos compartilhar com toda rede de saúde
com intuito de oferecer melhor qualidade de vida à população”, enfatiza
Rita Paz, diretora do SAMU.
Segundo a palestrante, 70% dos erros na área
da saúde estão ligados à falta de comunicação eficiente entre o profissional e
o paciente. Por esse motivo, fazer empatia no momento do atendimento é algo
fundamental.
“O paciente sofre com muitas falhas de comunicação.
Hoje vim falar justamente sobre isso, pois tudo comunica. A nossa postura
comunica, os nossos gestos comunicam. Vim trazer maior clareza sobre o que está
sendo comunicado, tanto de forma consciente, como inconsciente. A empatia é
importante para perceber o outro, suas reais necessidades, o que é
indispensável no atendimento humanizado”, reforça Raissa
Guanieri, máster coaching. (Ascom)
0 comentários:
Postar um comentário