Minha Figura

Prefeitura de Caxias investe mais de R$ 1 milhão na educação infantil e implanta livro didático pela 1ª vez nas escolas municipais

4.7.17

O prefeito de Caxias-MA, Fábio Gentil, falou nesta segunda-feira (03/07) durante encontro em seu gabinete na sede da Prefeitura com a secretária Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Ana Célia Damasceno, sobre a implantação do livro didático na educação infantil do Município.

Pela primeira vez na história da cidade, estudantes contam com essa novidade que tem como eixos norteadores brincadeiras e interações que visam assegurar a linguagem oral e escrita além do cuidar e educar como processos importantes para o desenvolvimento integral da criança. Mais de R$ 1 milhão de reais foram investidos na aquisição de aproximadamente 15 mil livros didáticos.

“No nosso governo pensamos que a educação ainda é o único caminho para fazer prosperar a vida de cada cidadão caxiense. Nós vamos investir o máximo que a gente puder na educação sabendo do nosso compromisso com a sociedade, com essas crianças que serão o futuro do nosso país. Investir na educação infantil é o princípio de qualquer governo para que nós tenhamos grandes formadores de opiniões no futuro”, disse Fábio Gentil, prefeito de Caxias-MA.

“Foi um investimento alto mas, nós acreditamos muito em nossos professores. Eles tiveram a formação de uma semana pela editora do livro para que eles pudessem entender melhor os livros e trabalhar melhor para as nossas crianças. Queremos registrar o quanto foi importante o momento da entrega do livro para a criança e para os pais”, Ana Célia Damasceno, secretária Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia.

Caxias-MA conta com mais de 200 escolas, destas, 21 são da Educação Infantil incluindo Creches e Centros de Educação Infantil (CEI). Para a secretária Ana Célia Damasceno, este é um momento histórico para a educação da cidade. Atualmente 5.142 alunos de 3 a 5 anos de idade são assistidos nas unidades de educação.

Prefeito Fábio Gentil e secretária Ana Célia Damasceno
“Cada um dos mais de cinco mil alunos recebeu três livros. Isso significa mais de 15 mil livros comprados pelo prefeito para que a gente pudesse dar o melhor. A educação infantil mudou muito, há uma necessidade de darmos uma melhor qualidade no ensino para incentivar os alunos da educação infantil. A leitura é visual, de texto, a leitura de mundo é diferente. Daí uma necessidade tão grande para que a gente possa proporcionar esse material para os alunos. Nós resolvemos investir na melhor educação para as nossas crianças”, disse Ana Célia Damasceno, secretária Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia.

O livro didático “Tic-Tac” e o livro de caligrafia para alunos entre 5 e 6 anos foram produzidos pela Editora do Brasil, que é uma referência no país.  A coordenadora da Educação Infantil do município, Silvana Pereira, lembra que cinco editoras foram avaliadas antes da escolha.

“Foram livros pensados dentro das metodologias que são adotadas. São livros que abrangem três disciplinas: linguagem, matemática, natureza e sociedade. São livros que permitem a uma criança de três anos de idade diferenciar a linguagem que nós colocamos. Com isso, há uma melhora no aprendizado sem deixar de lado o eixo brincar. Trabalhamos várias linguagens, a leitura, a música, a dança, o movimento, a arte, e assim, em todas as expressões de arte”, explica Silvana Pereira, coordenadora da Educação Infantil.

Desde o início do mês de junho os professores da educação infantil já estão trabalhando com o novo material. Para a secretária Ana Célia Damasceno, o objetivo é promover a mudança na relação do aluno com o conhecimento, incentivando cada vez mais cedo o gosto pela leitura e a escrita.

Fazendo uma relação com os Jogos Escolares deste ano, o prefeito Fábio Gentil lembrou que a valorização concedida à categoria mirim foi fundamental para o retorno das famílias aos ginásios poliesportivos. A meta é fazer com que na educação também haja o envolvimento da família com a escola para que o aprendizado das crianças aconteça com mais facilidade.

“Nós precisamos ter a certeza de que a família está engajada. Quando a gente colocou a categoria mirim de volta no esporte caxiense, a gente pensou em trazer a família para fazer essa interação entre o município, criança e família e, nós alcançamos esse objetivo. Na educação não é diferente. Nós estamos percebendo o engajamento. Eu tenho certeza que se a gente trabalhar a família e a administração pública, a gente consegue fazer a educação que a gente quer”, finalizou Fábio Gentil, prefeito de Caxias-MA.

0 comentários:

Postar um comentário