Minha Figura

Sistema SAF realiza curso de capacitação sobre o CAR para técnicos da Regional da Agerp de São Luis

26.4.17
A Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF) deu início, nesta terça-feira (25), no seu auditório, a um curso de capacitação para realizar o Cadastro Ambiental Rural (CAR). A capacitação é voltada para técnicos da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural – Agerp da Regional de São Luís.

O CAR funciona como uma “identidade ambiental” do imóvel rural, com informações sobre a vegetação nativa conservada dentro do imóvel , as áreas usadas para a produção e aquelas que precisam ser recuperadas .

De acordo com o assessor técnico do CAR na SAF, David Gonçalves, essa capacitação vai fazer com que o técnico possa compreender toda ferramenta disponibilizada para realização do Cadastro Ambiental Rural. “O CAR é obrigatório para todos os imóveis rurais e com técnicos capacitados, o acesso do agricultor familiar ao Cadastro fica mais fácil, por isso a SAF realiza essa capacitação visando alcançar mais agricultores familiares”, explicou.

Para o secretário Adelmo Soares, o Governo do Maranhão segue no caminho certo. “Com a capacitação formaremos mais profissionais com condições de instruir nosso agricultor familiar e a não realização do CAR implica em prejuízos para o agricultor, por isso estamos promovendo a capacitação a todas as regionais da Agerp”, frisou.

O presidente da Agerp, Júlio Mendonça, observou que nada mais oportuno que promover a capacitação desses profissionais para estarem aptos a realizarem o cadastro e atender aos agricultores familiares. “O Governo do Maranhão tem o compromisso de efetivar o CAR dentro do prazo legal, daí a importância dessa capacitação”, disse.

Quem faz o Cadastro ajuda no planejamento do imóvel rural, comprova a regularidade ambiental do seu imóvel, tem acesso ao Programa de Regularização Ambiental (PRA), tem possibilidade de venda de cotas de Reserva Ambiental, possui maior competitividade no mercado de venda do imóvel e ainda tem acesso ao crédito e seguro agrícola.

Para fazer o CAR é necessário que o agricultor tenha o CPF do proprietário ou possuidor do imóvel, nome da propriedade e tamanho em hectares, número da matrícula, data do documento e o município de cartório e ainda a licença ambiental ou ponto de coordenada geográfica do imóvel rural.

A abertura da capacitação contou com a presença do secretário Adelmo Soares, a secretária adjunta da SAF, Luciene Dias e o presidente da Agerp, Júlio Mendonça. O curso segue até a próxima quinta-feira (27) e fecha com uma aula em campo colocando em prática o que foi aprendido em sala.

Fonte: SAF

Texto: Thaise Lima

0 comentários:

Postar um comentário