Minha Figura

Chuva no Maranhão: Caxias registra 2º maior volume do país

15.2.17
Um fenômeno climático conhecido como Zona de Convergência de Umidade (Zcou) provocou elevados volumes de chuva no Maranhão e outros Estados do Nordeste e Norte, no fim de semana. Caxias, município localizado no leste do Maranhão, teve o segundo maior volume de chuva de todo o Brasil. O Estado encontra-se em alerta amarelo para ocorrência de chuvas intensas nos próximos dias, segundo os principais institutos de previsão do tempo do país.

Até as 9h (horário de Brasília) do último sábado (11), a cidade de Caxias registrou 134,5 mm de precipitação, atrás somente de Piripiri (PI) - com 171,2 mm -, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O grande volume de chuva no Maranhão, no entanto, não fez a cidade alcançar a média histórica de precipitação (veja no gráfico abaixo). O mês de janeiro também teve chuva abaixo da média na cidade.

A capital maranhense, São Luís, registrou 47,6 mm de chuva nas últimas horas. No mês de fevereiro, o acumulado já alcança 136,1 mm - no 20 dia de janeiro, a média histórica já havia sido ultrapassada para o mês.

Para os próximos dias, toda a área do oeste e interior do Nordeste têm previsão para grandes volumes de chuva, em especial nos Estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Bahia e Pernambuco.

Regiões do sertão e agreste nordestino, no entanto, devem registrar pancadas de chuva isoladas.

Fonte: Mauricio Araya

0 comentários:

Postar um comentário