Deputado Rafael Leitoa agradece visita do Secretário Adelmo Soares a Timon e promete defender agricultura familiar

19.3.15
Produção artesanal de cajuína, zona rural de Timon.
Em seu segundo pronunciamento na desta quarta-feira, (18), o Deputado Estadual Rafael Leitoa, agradeceu a visita Secretário Estadual de Agricultura Familiar, Adelmo Soares, ocorrida na última semana, em Timon.

Os locais visitados têm grande potencialidade comercial, caso a produção receba incentivos do Governo Estadual. A título de exemplo, Rafael citou que as comunidades visitadas, produtoras de cajuína, têm discrepâncias entre a plantação do caju e o aproveitamento na produção da bebida. Oriundas, na maioria das vezes, da falta de capacitação técnica e incentivos financeiros para as associações que plantam o caju e produzem seus derivados.

Rafael Leitoa, Sec. Adelmo Soares e Luiz Francisco Segundo, 
Secretário de Desenvolvimento Rural de Timon, 
observam como é produzida a cajuína.
A visita de Adelmo Soares, incentivada pelo Deputado Rafael Leitoa, aconteceu também na Fazenda São Judas Tadeu, onde existe um projeto com sementes biofortificadas de feijão e milho. Segundo o Deputado, o Secretário Adelmo foi conhecer essa tecnologia para que possa ser levada para outras cidades do Maranhão. Na comunidade do Buritizinho, onde são produzidas frutas e hortaliças, Rafael informou que toda a produção é vendida para utilização na merenda escolar, tanto da rede municipal, quanto da rede estadual, através do  Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE.

Na comunidade Mata Pasto, Rafael Leitoa apresentou ao Secretário Adelmo, o Programa Leite é Vida, criado na gestão do ex-prefeito Chico Leitoa, no início dos anos 2000. O Programa consiste em beneficiar cada família com três cabras matrizes e um bode reprodutor, incentivando uma pequena criação de caprinos para produção de leite e abate, combatendo de maneira simples a fome e a desnutrição.

Para finalizar, Rafael Leitoa encaminhará Indicação ao Governador Flávio Dino, solicitando a inclusão do Programa Leite é Vida, no Programa estadual Mais IDH, que também visa combater a fome e a miséria no Maranhão. (Assessoria)

2 comentários:

  1. Anônimo disse...:

    Adlemo soares é um menino arrojado,de deve fazer um grande , e será Dep Estadual.Aguardem!!!!

  1. Anônimo disse...:

    A Leitoa e Soares só elogios por parte do blogueiro. Não posso dizer que não merecem, admiro o atual trabalho de Adelmo mas a desconfiança recai para o lado dos leitoa. Mas que aqui se faz um lobby bem feito, ah, isso se faz!

Postar um comentário