Em busca de promover avanços significativos na proteção e garantia dos direitos de crianças e adolescentes, a Articuladora Geral do Selo Unicef em Aldeias Altas e Primeira Dama do Município, Francisca Leite, tem liderado uma iniciativa inovadora com a equipe intersetorial local com o podcast educativo e informativo denominado "Pod Educar e Transformar". Com o apoio cultural da Prefeitura Municipal de Aldeias Altas, essa série de podcasts tem se destacado na região e contado com a participação especial de especialistas e jovens do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA).
Sob a mediação do jornalista Joilson Bruno, cada episódio do "Pod Educar e Transformar" aborda temas relevantes relacionados aos direitos, deveres e políticas sociais. A presença de especialistas no assunto e a participação ativa dos jovens do NUCA garantem a diversidade de perspectivas e a riqueza de informações transmitidas aos ouvintes.
O podcast educativo tem sido uma ferramenta eficaz para divulgar informações relevantes e engajar a comunidade em torno das questões relacionadas aos direitos da infância e da adolescência. Com um formato acessível e interativo, o "Pod Educar e Transformar" tem conquistado cada vez mais ouvintes e contribuído para uma conscientização ampla sobre a importância de priorizar políticas públicas voltadas para o bem-estar das futuras gerações.
A iniciativa liderada por Francisca Leite e sua equipe é um exemplo inspirador de como a mobilização da sociedade civil, poder público e parceiros pode gerar impactos positivos na vida das crianças e adolescentes de Aldeias Altas. Ao promover a informação e sensibilização por meio do podcast, eles reforçam a importância do Selo UNICEF e do compromisso contínuo com os direitos da infância e adolescência.
Ao buscar a certificação com o Selo UNICEF, o município de Aldeias Altas demonstra seu compromisso com a agenda de políticas públicas voltadas para a infância e adolescência como prioridade. A iniciativa não apenas estimula, mas também reconhece os esforços em promover, realizar e garantir os direitos fundamentais desses grupos vulneráveis.
A metodologia do Selo UNICEF inclui o monitoramento de indicadores sociais e a implementação de ações concretas que auxiliam o município no cumprimento da Convenção sobre os Direitos da Criança, refletida no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Ao se tornar parte do programa, o município adere voluntariamente a esse compromisso de proteção e bem-estar dos mais jovens.
Além disso, o Selo UNICEF também contribui para o alcance de 8 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), uma agenda global acordada por todos os Estados-Membros das Nações Unidas até 2030. Dessa forma, o engajamento de Aldeias Altas com o Selo UNICEF não só beneficia diretamente crianças e adolescentes, mas também fortalece o desenvolvimento sustentável da região como um todo.
Confira
todos os episódios no Canal do Youtube da Semecti de Aldeias Altas: (https://www.youtube.com/@SEMECTIALDEIASALTASMA)
0 comentários:
Postar um comentário