A Prefeitura de Caxias , por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico começou a percorrer as entidades, instituições e entidades levando a Capsula do Tempo. Nesta segunda-feira (10), foram visitados: o Centro de Estudos Superiores de Caxias e a escola – Cônego Aderson Guimarães Junior.
“Essa ideia vai colaborar para saber o que estamos pensando sobre a vida, as coisas, os problemas. Acredito que é uma experiência importante e uma memória para a vida. Acredito que esses vestígio podem servir como proposta de reflexão da história“, disse Jackson dos Santos, historiador do CESC/UEMA.
“A ideia da Cápsula do Tempo em 2023, que é um ano de Bicentenário é muito importante. E, trazer para a UEMA que é uma instituição que forma alunos e professores é importante, porque é uma forma de documentar e deixar salvo um fato histórico. A gente vai participar e queremos eternizar o que a UEMA e o DCE está fazendo para a sociedade futura”, disse Lucas Gabriel, Presidente do DCE da UEMA.
“Como aprendemos historicamente, um povo que esquece sua história não tem futuro. É uma experiência de norteamento para o que consideramos útil e viável. Estou muito feliz por estar participando“, disse Pablo Andrei da Silva, Filósofo e professor do Departamento de Ciências Sociais do CESC/UEMA.
A Cápsula do Tempo é um dispositivo, uma espécie de urna metálica que está reunindo informações que estão sendo depositadas pelos caxienses e que representa um diálogo dessa geração, com a geração de 2073.
A Cápsula está percorrendo diversos espaços na cidade de Caxias, e em cada lugar, as pessoas depositam informações, objetos, dentre outros, que só serão conhecidos em 2073, quando ela for aberta. A Cápsula do Tempo foi apresentada no dia 5 de julho de 2023, dia do aniversário de Emancipação Política de Caxias. Até o próximo dia 1º de agosto ela deve percorrer ao menos 30 entidades, órgãos e instituições.
A Capsula será depositada em frente à Prefeitura, onde será afixada uma placa, informando que apenas em 5 de julho de 2073 ela deve ser aberta. “Lançamos a Cápsula do Tempo no dia 5 de julho, dia da Emancipação Política de Caxias, nos 187 anos de Caxias. A partir de agora, a Cápsula vai passar por várias instituições para que as pessoas possam depositar o que é importante para que seja aberta em 2073. É um diálogo de 2023 com as pessoas de 2073”, disse Léo Barata, Secretário Municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico.
(Da assessoria)
0 comentários:
Postar um comentário