Minha Figura

Turistas são recebidos em clima de São João no aeroporto de São Luís

21.6.19

Quem desembarca no Aeroporto Internacional Marechal Cunha Machado, em São Luís, tem sido surpreendido com o ritmo contagiante do Bumba-Meu-Boi e uma decoração especial que expressa a alegria típica da tradição junina maranhense. Trata-se de ação promocional para divulgar o São João do Maranhão a quem visita o estado durante essa época do ano.

A ação é fruto de iniciativa da Secretaria de Estado do Turismo (SETUR) em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura (SECMA) e a Prefeitura de São Luís. Para receber os turistas em clima de São João, cinco áreas do aeroporto receberam enfeites juninos e foi instalado um novo Centro de Atendimento ao Turismo (CAT) no terminal de desembarque. No final do mês, turistas de outros voos também serão recepcionados no aeroporto.

Logo no saguão de desembarque, os visitantes foram recepcionados com música, atores caracterizados com tradicionais personagens da cultura popular maranhense e distribuição de matracas. A promoção tem por objetivo dar as boas-vindas ao turista e despertar o sentimento da festividade junina.

Além desses atrativos, nesta terça (18) e quarta-feira (19) os visitantes estão sendo recepcionados com o repertório e a dança da Companhia Encantar e o Bumba-Meu-Boi Encanto da Ilha. A ideia é deixar o ambiente com a cara do São João e fazer com que o turista que chega já entre no clima da festa, como explica o secretário de Turismo, Catulé Júnior.

“É a forma que encontramos de receber os nossos turistas e dizer que eles são bem vindos aqui ao Maranhão e em São Luís. Nós preparamos uma grande festa e estamos recepcionando os turistas dizendo que a presença deles aqui é um componente especial”, ressalta o secretário.

O professor Leonardo Caldeira veio de Belo Horizonte (MG) para assistir ao show de Alceu Valença, na abertura da programação oficial do São João. Pela primeira vez no Maranhão, o educador parabenizou a receptividade.

“É muito interessante ter esse tipo de expressão da cultura popular. Eu acho que é fundamental principalmente para quem tá chegando pela primeira vez”, destacou.

De Vitória (ES), a psicóloga Letícia Escarpate vai passar uma semana de suas férias no São João maranhense. Ela elogiou a ação e disse que nunca tinha sido recepcionado dessa forma em uma cidade.

“Achei excepcional. Você chega na cidade e já entra na cultura. Achei muito bacana. Nunca tinha visto nada assim dentro de um aeroporto”,  destacou.

O corretor de seguros Adamar Júnior acaba de chegar com a família de Lisboa, em Portugal. Ele mora em São Luís e acha que esse tipo de estratégia promocional é “extremamente importante” para divulgação da cultura local.

“É extremamente importante para mostrar nossa cultura. Isso faz com que os próprios turistas divulguem o São João. É sempre importante essa divulgação. O Governo do Maranhão está de parabéns”, disse.

Centro de Atendimento ao Turismo (CAT)

No Centro de Atendimento ao Turismo (CAT) instalado no aeroporto, os turistas recebem orientações sobre os principais pontos e polos turísticos do estado. Não recepção, além da programação completa do São João 2019, os visitantes também têm acesso a mapa com as principais rotas no Parque Nacional dos Lençóis e informações turísticas sobre passeios em São José de Ribamar, na Raposa e em São Luís.

A Setur mantém outros cinco CATs fixos espalhados pela capital maranhense – na Península da Ponta D’Areia, o CAT oferece aos visitantes óculos de realidade aumentada, para proporcionar uma experiência única pelos principais destinos turísticos maranhenses.

Para o período junino, também foram instalados balcões de atendimento a turistas no Arraial do Ipem e no Centro Histórico. (Setur/MA)

0 comentários:

Postar um comentário