Minha Figura

CULTURA – Explode Coração é a junina campeã do Maranhão Junino realizado no São João que a Gente Quer em Caxias

25.6.19

Foram três noites de disputas no Parque da Cidade, em que Caxias se tornou a capital das quadrilhas estilizadas do Maranhão. Promovido pela Federação de Quadrilhas Juninas do Estado, o Maranhão Junino Etapa Estadual 2019 foi completamente financiado pela Prefeitura de Caxias, que ofereceu toda a estrutura para que as juninas pudessem apresentar a riqueza da cultura das quadrilhas estilizadas.

As competições iniciaram na sexta-feira (21), com as apresentações de: Flor de Mandacaru (Açailândia); Saia Rasgada (São José dos Basílios); Os Garapas (Bacabal); Renascer do Sertão (Codó) e Zé da Roça (Caxias). No sábado (22) houve as apresentações das juninas:  Estrela da Manhã (Igarapé Grande); Unidos pelo São João (João Lisboa); Matutos do Rei (Açailândia); Beija Flor dos Cocais (Caxias); e nesse domingo (23), as quadrilhas: Bacanas Civilizados (Coelho Neto); Asa Branca (Pedreiras). Asa Branca do Sertão (Codó); Explode Coração (Duque Bacelar) e Sai de Baixo (Caxias).

“Eu quero parabenizar ao povo caxiense que tem um prefeito desse, que está trabalhando. A gente veê pela alegria do povo caxiense, a gente vê por esse arraial, vocês estão de parabéns”, disse Peres Teixeira, marcador da Quadrilha Bacanas Civilizados de Coelho Neto.

Depois da avaliação dos jurados, foi revelado o resultado do Maranhão Junino 2019.
• Marcador: 1º lugar com 40 pontos, Junina Explode Coração; 2º lugar com 39.9 pontos, Asa Branca de Pedreiras.
• Casal de noivos – Junina Matutos do Rei, com 159.4 (Representará o Maranhão na cidade de Santa Rita da Paraíba, no concurso das estrelas do Nordestão); e a Junina Zé da Roça com 159.9 pontos (Representará o Maranhão no Nacional de Noivos da Confebrac).
• Rainha G: 1º lugar – Maria Laborine, da Beija Flor dos Cocais com 159.2 em (Representará o Maranhão no Concurso Nacional de Rainha da Diversidade); 2º lugar – Tairine Fox – Asa Branca de Pedreiras com 157.8 (Representará o Maranhão no Concurso das Estrelas em Santa Rita na Paraíba).
• Majestade (Rainha Junina): 1º Lugar – Valdéria Mirele da Junina Beija Flor dos Cocais com 159.7 pontos (Representando o Maranhão no Concurso Nacional de Rainhas); e 2º lugar – Ingrid Maria da Junina Asa Branca com 158.9 (Representará o Maranhão no Concurso das Estrelas do Nordestão).

“Para mim é uma satisfação muito grande. Foram meses e meses de ensaio e tivemos um trabalho muito árduo. Com isso, o casal de noivos Lutércio e Jaqueline, a gente possa representar o Maranhão lá na Paraíba, e que a gente possa levar a cultura da gente para colocar o Maranhão no pódio”, pontua Lutércio Lopes, noivo da Junina Zé da Roça.

Quadrilhas Juninas vencedoras:
• 1º lugar com 238.8 pontos, Junina Explode Coração de Duque Bacelar
• 2º lugar com 238.6 pontos, Junina Matutos do Rei de Açailândia
• 3º lugar com 238.1 pontos, Junina Flor de Mandacaru de Açailândia.
• 4º lugar com 237.6 pontos, Junina Zé da Roça de Caxias.
• 5º lugar com 237.4 pontos, Junina Asa Branca de Pedreiras.

“Nós somos de um grupo católico de Duque Bacelar, estamos fazendo 35 anos de existência, mas de estilizada temos 9 anos. Nós somos um total de 110 integrantes e viemos para mostrar um contexto social, aquele povo que não se cala e vai à luta, somos a vigília. Estamos muito felizes com o resultado”, lembra Edimara Miranda, presidente da Junina Explode Coração de Duque Bacelar.

“Primeiramente queremos agradecer a Deus e à Prefeitura de Caxias por essa parceria com o prefeito Fábio Gentil, o prefeito que abraçou a cultura do Maranhão. Muito obrigado pelo carinho, pela receptividade”, destacou o Fabrício Monteiro, presidente da Federação das Quadrilhas Juninas do Estado do Maranhão.

“Caxias se transformando no centro dos festejos juninos do estado é realmente uma coisa muito importante. Está de parabéns toda a equipe que organizou uma estrutura de primeiro mundo, não tem no Maranhão nada igual e o evento em si muito engrandece a cidade”, reforça Paulo Marinho, ex-prefeito de Caxias.

Prefeito de Caxias, Fábio Gentil
“O nosso objetivo maior é mostrar ao Maranhão o quanto a nossa cidade abraça a cultura, o quanto a nossa cidade se desenvolveu, o quanto a cultura é importante. Eu tenho certeza que mais uma vez acertamos, porque oferecemos toda a estrutura para que as quadrilhas se apresentassem e mostrassem o que elas têm de melhor. Todas as pessoas que passaram por aqui se apaixonaram pela cidade”, disse Fábio Gentil, prefeito de Caxias. (Da assessoria)

0 comentários:

Postar um comentário