Minha Figura

Timon - CAISM comemora o Dia da Mamografia com aumento do número de atendimentos

7.2.14
O CAISM preparou uma recepção especial para as mulheres
Com o objetivo de sensibilizar as mulheres sobre a importância em realizar o exame de prevenção contra o câncer de mama, foi celebrado nesta quarta-feira (05) o Dia Mundial da Mamografia. No município de Timon um levantamento da Secretaria Municipal de Saúde aponta que mais de 2 mil mamografias foram realizadas no último trimestre de 2013 no Centro de Atendimento Integrado à Saúde da Mulher (CAISM). Números bem acima dos que foram apontados em 2012, registrando apenas 245 exames no ano.

A diretora administrativa do CAISM, Maria José, afirma que, desde 2013, todas as mulheres têm recebido atendimento especializado na área, com a realização da mamografia que, de acordo com ela, é o exame mais indicado para o diagnóstico precoce do câncer de mama. “É um exame que deve ser feito anualmente pelas mulheres a partir dos 40 anos e a partir dos 35 caso elas tenham antecedentes familiares da doença”, disse.

Para lembrar a data, o CAISM preparou uma recepção especial para as mulheres que se dirigiram ao Centro. As mesmas assistiram a uma palestra educativa proferida pelos especialistas Carlos Filho e Marta Pinheiro, que falaram sobre a importância de se realizar o exame para prevenir o câncer de mama.

O exame
A mamografia é uma radiografia das mamas realizada em um equipamento específico, o "mamógrafo", que permite detectar lesões ainda muito pequenas, na fase inicial do câncer, em que o tumor não é palpável. A evolução tecnológica do exame contribui para o diagnóstico da doença, permitindo visualizar não só nódulos com massa tumoral como lesões precursoras do câncer de mama. Além disso, os equipamentos digitais usados atualmente permitem identificar lesões cada vez menores com uma quantidade pequena de radiação.

Como é realizado?
No mamógrafo, a mama é comprimida para se obter imagens que permitam a detecção do câncer. Durante o exame, há provocação de um leve desconforto devido à compressão. Para minimizar esse desconforto, o ideal é que se agende, quando possível, o exame após o período menstrual, entre o 5° e 10° dia do ciclo.


É importante lembrar que o autoexame das mamas é realizado pela própria mulher, apalpando os seios e ajudando no conhecimento do corpo e na identificação de tumores maiores. Porém, isso não substitui o exame clínico realizado por profissional da saúde treinado e a mamografia. Mesmo quando a mulher não perceber nenhuma alteração durante o autoexame das mamas, é importante um profissional da saúde examiná-la anualmente. (Secom/Timon)

0 comentários:

Postar um comentário