Minha Figura

Abandonada, Praça Panteon em Caxias serve até de varal para estender roupas

14.2.14
A reclamação partiu dos próprios transeuntes e mototaxistas que fazem ponto na Praça Panteon, em Caxias. Eles relataram o incômodo das pedras do calçamento se soltando, provocando assim uma buraqueira em toda a extensão do logradouro público e os riscos de incidentes para as pessoas que passam diariamente por ali.

"Essa praça tá uma imundice e fazendo vergonha. Aqui mulheres, homens e crianças já caíram por conta dessas pedras do calçamento que estão soltas", disse o mototaxista Ismael.

Não precisa andar muito para confirmar o que o mototaxista falou. Sem passar por um trabalho de revitalização a mais de uma década, a Praça Panteon vai caindo no esquecimento e apesar da correria urbana, muita gente observa que o lugar que um dia foi ponto atrativo e que deveria estar florido; se quer tem água para regar a grama dos canteiros.

As pedras do calçamento que se soltam vão sendo amontoadas nos "pés das árvores", deixando buracos que dificultam o tráfego de pessoas, principalmente os idosos e às que sofrem com mobilidade reduzida, a exemplo de quem usa muletas e cadeirantes.

A maioria dos bancos estão quebrados e não existe ornamentação nos jardins. Sem um planejamento paisagístico para o local, que já foi o principal centro de atividades cívicas do município, a Praça do Panteon vai se transformando numa área bucólica em pleno coração da cidade.

Reparo 
Nesta quinta-feira (13), três operários da Secretaria de Obras e Infraestrutura do município foram flagrados fazendo um pequeno reparo, uma espécie deremendo na passarela onde as pedras do calçamento estão se soltando, mas, ninguém soube informar se esse trabalho será levado para todo o entorno da praça.

"Eles só estão ajeitando isso aí porque na última inauguração que teve aqui, o prefeito levou uma topada e quase cai. Senão, eles nem taria passando um cimentozin no local", desabafou José de Anchieta, aposentado.

"A gente paga o imposto é pra isso mesmo, é pra ver a cidade limpa e bela e não essa sujeira que tá por todo canto", completou o mototaxista Ismael

Outra reclamação é o abandono da fonte luminosa que deixou de funcionar há anos e não tem previsão para que ela volte a existir. O tanque que armazenava água para o show de luzes e movimentos, hoje é utilizada de forma improvisada como varal para estender roupas.

"Era uma beleza a fonte luminosa que atraia muita gente, principalmente à noite para o centro da cidade. Eu ficava horas vendo aquele espetáculo",relembra o aposentado Manoel Rodrigues. (Fonte: Mano Santos/Portal Noca)

6 comentários:

  1. Anônimo disse...:

    Ê Caxias,

    Quem diria que iriam lhe destruir dessa forma...

    Jogada para as cobras...

    Sem Lazer

    Sem Saúde

    Sem Segurança

    Sem Rumo

    Estão sugando a cidade toda...Vão deixar só o rombo...

    Uma verdadeira província.

    Infelizmente somos reféns de um garoto que brinca de governar.

    É uma pena...

    Deus tome conta de nós...

    Kuerten II

  1. Anônimo disse...:

    Além da Buraqueira no CASTELO BRACO, REFINARIA E PAU D'ÁGUA...agora é vez da INESQUECÍVEL PRAÇA DO PANTEON..CAXIAS CADA VEZ PIOR..
    ASS: JOVEM MORADOR DO BAIRRO

  1. Um Guarda na política caxiense. disse...:

    Sabá, Mano Santos população insatisfeita com a situação de descaso dessa praça. Realmente nos lembramos dos grandes momentos em que foram presenciados nessa praça e o principal deles era o 7 (Sete de Setembro), quando os jovens alunos, professores e espectadores do evento aproveitavam a umidez do ar no local, e a água dá fonte para se refrescar do forte calor da época.
    Mas porém, podemos até pensar que todo esse descaso para com esse antigo simbolo público da cidade, onde estão os bustos dos mais ilustres poetas e nomes dá política que a nossa cidade já teve, seja proposital, já que o o grupo que atualmente domina nossa cidade está pensando em mudar a sede administrativa do município para perto do shoping center do memory grupo.
    A lógica é o seguinte, vamos demonizar esse local, deixa-lo relento. Depois que ele se tornar um local em que as pessoas não se sentem bem, se constrói um outro embasado com o discurso do progresso e inovação.

    Será realmente à toa esse abandono claro ou algo proposital com fins políticos e econômicos?

  1. Caxias disse...:

    Um 'guardo' postando anonimamente, até se aceita. Mas na política? O caxiense jamais aceitará.

  1. Um Guarda na política caxiense disse...:

    Porque não? Você se esconde por traz desse seu pseudônimo "Caxias". Porque então um Guarda, que também é um cidadão e por conta das retaliações desferidas pelas oligarquias que ascendem ao poder não pode envolver-se na política caxiense com um pseudônimo? Não pretendemos ofender, desclassificar ou denegrir a imagem de ninguém, mas sim contribuir para um bom debate e esclarecimento de questões que envolvem e ocorrem na princesa do sertão.

  1. Anônimo disse...:

    CAXIAS PRECISA DE UM GOVERNANTE, QUE SEJA DE CAXIAS E CONHECE E VIVE A REALIDADE DE NOSSA CAXIAS....ASS: UM FUNICONARIO PUBLICO DESTE MUNICIPIO QUE UM DIA VAI MUDAR ESSA REALIDADE, VAMOS MUDAR NEM COUTINHOS E NEM MARINHOS, NÓS QUEREMOS E PODEMOS!!!

Postar um comentário