Minha Figura

A luta de uma cubana por liberdade e direitos humanos

5.2.14
Excelente texto de um maranhense sobre a médica cubana, Ramona Rodriguez que decidiu abandonar o Programa Mais Médicos e se refugiou na liderança do DEM no Congresso Nacional.

A análise que o jornalista Roberto Kenard faz, desnuda a falsidade que é a vida na ilha prisão dos irmãos Castro.

Um texto que se aproxima muito da minha impressão sobre o PT e sobre o sistema de governo de Cuba e que resolvi compartilhar com meus leitores.
  


Por Roberto Kenard

Vocês sabem que eu não elogio absolutamente nada de Cuba. Aquilo, para mim, é uma aberração, o mais perverso desrespeito aos direitos dos homens. Como esperar algo de bom de um país que é uma capitania hereditária? Eu não acredito e não aceito que uma única família seja iluminada a ponto de governar um país inteiro, de decidir sobre o que é bom ou ruim para milhões, de infantilizar a todos.

Elogiar um estado policial, desgraça maior, coisa de nazistas, fascistas e comunistas, seria o mesmo que dar vivas à morte. E eu amo a vida, eu dou vivas à vida.

No Brasil, país que parece destinado a jamais cumprir seu ideal, onde ideologias esdrúxulas e o amor à insanidade sempre encontram canteiros bem adubados, há quem tenha a miséria e o fascismo de esquerda de Cuba como horizonte a ser alcançado.

Não precisamos ir muito longe, agora mesmo, em visita à Cuba, a presidente Dilma Rousseff se deixou fotografar com o açougueiro Fidel Castro com cara de imenso respeito e carinho. Parecia a fã e o ídolo. Dilma estava em Cuba para doar mais de um bilhão de dólares, dinheiro adquirido pelo governo brasileiro às custas do suor de nosso trabalho, àquele país (sim, doar, ou alguém acredita que Cuba irá pagar o dinheiro pego ao BNDES?).

Antes, o ignorante do Lula, quando presidente, ousou chamar os presos de consciência cubanos de presos comuns, como se falasse de assaltantes ou traficantes.

Acontece que a relação do PT com Cuba é nebulosa (na verdade, tudo que envolve o PT é nebuloso). Como o PT chegou ao poder em 2002, nenhuma investigação foi feita para confirmar ou negar a denúncia de que o governo cubano teria financiado parte da campanha de 2002.

Só que os mimos petistas deixam no ar muitas dúvidas. Por que o governo brasileiro pôs a Polícia Federal no encalço dos dois atletas que decidiram se refugiar no Brasil durante o governo Lula e devolvê-los a uma vida ainda pior? Por que o Brasil decidiu trazer médicos de Cuba numa relação que beira a escravidão? Por que o Brasil resolveu jogar fora mais de um bilhão de dólares dos brasileiros?

A médica cubana Ramona Matos Rodriguez, 51 anos, que decidiu deixar o programa Mais Médicos e pedir asilo político ao governo brasileiro talvez não tenha noção do inferno em que acaba de se meter. Sem dúvida sofrerá as consequências de campanhas difamatórias de petistas pagos na internet, também com dinheiro de nossos impostos. E isso será o de menos.

Essa senhora tem família em Cuba. Vocês já imaginaram o que eles sofrerão? Há imbecis espalhados pelo Brasil que acreditam que Raúl Castro é um avanço em relação ao irmão Fidel. Oh, absurdo! Ambos, na verdade, são dois facínoras, dois assassinos frios. A diferença é que Raúl Castro – sabedor com o irmão de que as coisas não estão boas para expor descaradamente uma repressão com a logomarca do governo – faz uso de forças paramilitares. A violência contra homens, mulheres e jovens é, digamos, dissimulada. Aí está Yoani, a blogueira que descobri e fui dos primeiros a divulgar no Brasil, quando este blog era hospedado no UOL.

Mas que país maravilhoso, que paraíso terrestre é esse, que a mais humilde e anônima pessoa não pode deixá-lo em uma mísera viagem de férias? Que não pode optar por morar em outro país?

Eu abomino todo aquele que considera normal o ser humano não ter poder sobre sua vida. Ramona Matos Rodrigues não nos diz outra coisa: ela quer asilo político porque é infeliz em Cuba. E nós só decidimos deixar a nossa aldeia quando alguma coisa vai muito mal.

0 comentários:

Postar um comentário