Minha Figura

STTR de Caxias: com mais de 50 anos de história, entidade não tem a importância de outrora e hoje é insignificante no movimento social da cidade

20.2.24

Outrora importante nos movimentos sociais, STTR hoje é insignificante como entidade

Outrora uma importante entidade do movimento sindical representativa dos trabalhadores rurais de Caxias, o STTR tem diminuído ao longo dos anos a sua importância seja como representante do homem do campo ou como referência social no município.

Fundada em 1973, o STTR passou na década de 1980 por uma mudança de rumo na sua trajetória quando Joãozinho do PT e demais companheiros conseguiram destituir a antiga diretoria e passaram a colecionar vitórias e conquistas para os trabalhadores rurais.

Com a liderança de Joãozinho do PT, o STTR de Caxias conseguiu garantir vários Projetos de Assentamento junto ao Incra e a consequente viabilização de crédito agrícola para milhares de assentados.

O crescimento enquanto entidade do movimento sindical garantiu ainda a eleição do primeiro vereador do Partido dos Trabalhadores em Caxias, feito alcançado pelo próprio presidente Joãozinho nas eleições de 2000.

Neto do Sindicato, presidente do STTR após a gestão de Joãozinho do PT, deu continuidade a luta pelos direitos dos trabalhadores rurais de Caxias e teve igual sucesso do seu antecessor tanto nas conquistas pelos direitos dos assentados da Reforma Agrária quanto na seara política, vindo a ser o segundo vereador eleito pelo Partido dos Trabalhadores na história de Caxias.

Desde o término da gestão de Neto do Sindicato, o STTR tem entrado numa trajetória de decadência e perda da importância social e política em Caxias que o acanhado endereço da Rua Coronel Libânio Lobo exemplifica bem o significado da sua derrocada.

Antes com disputas eleitorais acirradas pelo seu comando, o recente desinteresse dos trabalhadores rurais pela presidência da entidade marcou a eleição ocorrida no último dia 3 de fevereiro.

Para se traçar um paralelo da derrocada do STTR na atual gestão, na eleição pela presidência em 2015, Neto do Sindicato foi eleito presidente com 1.050 votos de um total de 1.228 votantes. Já na eleição de 2020, o candidato Pepita, apoiado por Neto do Sindicato, obteve 969 votos contra 209 do segundo colocado.

Realizada neste ano eleitoral de 2024, quando os interesses políticos de variados grupos se misturavam a importância da eleição do STTR, não apareceu um único trabalhador rural para disputar a eleição contra o atual presidente Pepita, que mesmo disputando em chapa única, obteve apenas 585 votos, o que representa pouco mais da metade dos votos da sua primeira eleição.

Funcionando apenas 3 dias na semana, em breve o STTR poderá funcionar em apenas 2, o que não fará grande diferença...

0 comentários:

Postar um comentário