Diocese de Caxias inicia Festejo de São Francisco das Chagas nesta quarta-feira

25.9.19

Programação segue até 4 de outubro, dia dedicado ao santo.

Começa nesta quarta-feira (25) a programação do Festejo de São Francisco das Chagas promovido pela Diocese de Caxias no povoado Alto de São Francisco, em São João do Sóter.

Uma motoromaria abrirá o festejo, saindo às 18h da Igreja Catedral de Nossa Senhora dos Remédios, em Caxias, em direção ao santuário de São Francisco.

A programação segue até 4 de outubro, dia dedicado ao santo.

"Que o patrono da ecologia interceda por nós e nos atraia para Cristo através da participação na Festa do Alto, no Santuário Diocesano de São Francisco das Chagas", diz o bispo de Caxias, Dom Sebastião, no convite estendido à comunidade católica.

História de São Francisco de Assis

Francisco nasceu na cidade de Assis, na Itália, em 3 de julho de 1182. Filho de pais ricos, o jovem Francisco aproveitou sua infância e adolescência desfrutando da riqueza e era um jovem vaidoso.

No entanto, ao voltar de uma guerra, Francisco de Assis abandonou toda a vida de riquezas e luxo para "desposar a Senhora Pobreza" e começou a meditar em cavernas e igrejas abandonadas.

Num desses momentos, ele recebeu uma visão que pedia que sua igreja fosse reconstruída. Assim, começou por aquelas ruínas e atraiu um grande número de jovens que desejavam seguir seus passos.

A fim de meditar melhor sobre o mistério do nascimento de Cristo, São Francisco de Assis teria feito figuras representando São José, a Virgem Maria e Jesus, construindo o primeiro presépio, que se tornou tão popular no Natal.

Mais tarde, em 1224, enquanto meditava no Monte Alverne, São Francisco recebeu os estigmas de Cristo. Desta forma se unia a Ele aos sofrimentos de sua Paixão. (Do Portal Noca)


0 comentários:

Postar um comentário