Minha Figura

Ceprama Itinerante é sucesso de público em Caxias

23.9.19

A beleza e a diversidade do artesanato regional marcou a passagem do Ceprama Itinerante na cidade de Caxias. A Praça em frente ao Memorial da Balaiada foi palco da ação que aconteceu de sexta a domingo, 20 a 22 de setembro, e atraiu milhares de visitantes que prestigiaram artesãos e atrações artísticas organizadas pela Secretaria de Estado do Turismo (Setur).

A feira tem o objetivo de incentivar a valorização e o desenvolvimento do artesanato tendo foco na geração de renda aos artesãos maranhenses. Para o artesão que mora em Caxias, Adenilson Dias, a feira é mais uma iniciativa pública que ajuda na melhoria da auto estima e da qualidade de vida. “Trabalho com coco babaçu, bambu, sementes e casca de coco, produtos extraídos no quintal de minha casa. Esse projeto é uma ação muito importante para nós artesãos pois estou conseguindo comercializar e sendo muito elogiado com meu artesanato”, frisou.

Além da comercialização de produtos manuais, o projeto prevê o mapeamento, capacitação e cadastro de artesãos no sistema de informações do Cadastro do Artesanato Brasileiro (Sicab) como destacou o secretário de Estado do Turismo, Catulé Júnior. "Nessa caravana entregamos quase 100 carteiras formais a profissionais do artesanato de Timon e Caxias o que garante o reconhecimento do trabalho desenvolvido no estado e proporcionam vários benefícios á esses profissionais", afirmou o gestor da Setur.

Capacitação

No sábado (21) a tarde, os caxienses tiveram a oportunidade de participar da oficina de biojoias com a artesã Lucia Franco. As Biojóias são confeccionadas com materiais encontrados na natureza, como sementes e possibilitam uma farta gama de possibilidades de produtos.

“É muito bom poder passar a experiência para outras pessoas e, ao mesmo, tempo mostrar nossos trabalhos”, frisou a facilitadora da oficina e artesã que expõe de forma permanente no Ceprama em São Luís.

Os participantes aprenderam a escolher os materiais adequados e como compor acessórios exclusivos que serão desejados no mercado. A professora de matemática, Renata Thais Nascimento, que já havia trabalhado com artesanato soube da oficina e não perdeu a oportunidade de aprender novas técnicas. “Eu vim atrás de novos conhecimentos e gostei muito de aprender novas técnicas. Nos sentimos privilegiados de receber essas capacitações aqui na nossa cidade”, agradeceu a caxiense Renata Thais.

Turismo e Cultura

A feira de artesanato também apresentou a oportunidade do público conhecer os destinos e belezas do Maranhão por meio do óculos que permite uma viagem virtual  até a Chapada das mesas, os Lençóis Maranhenses e São Luís. No stand são ofertados materiais promocionais e informações turísticas por um guia de turismo habilitado.

As atrações culturais agradam vários públicos com ritmos que passaram pelo reggae, rock e forró com as bandas Raiz Tribal, CasinoQuebec e Forró Sem Lei. E, ainda, a apresentação teatral Pão com Ovo.

O prefeito Fábio Gentil, agradeceu a parceria do governo com a prefeitura. “Aproveito para agradecer o secretário do Estado de Turismo, Catulé Junior, que, com muita dedicação e boa vontade, quer ajudar a cidade a desenvolver, para mostrar o que a cidade tem de bonito. Essa feira na verdade integra os profissionais de todo o estado, uma troca de experiências, e o que é de Caxias estará em evidência”, disse Fabio Gentil.

As próximas cidades que vão receber o Ceprama Itinerante serão Alcântara, Barreirinhas, Rosário e Imperatriz. (Portal Noca)

0 comentários:

Postar um comentário