Prefeitura de Caxias entrega sistema de abastecimento de água para 140 famílias do povoado Pau Pombo

2.8.19

Uma parceria do Governo do Estado e a Prefeitura de Caxias.

No dia em que Caxias comemorou 196 anos de adesão à independência do Brasil, teve festa na comunidade Pau Pombo, localizada no 2º Distrito. Ao todo, 140 famílias da localidade foram beneficiadas com um sistema simplificado de abastecimento de água. Uma parceria do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), e a Prefeitura de Caxias, por meio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE).

O sistema simplificado é formado por uma estrutura de poço tubular, motor de 3 CV de potência, além de um reservatório com capacidade para armazenar 15 mil litros de água potável, garantindo mais saúde e qualidade de vida para toda a comunidade. Um investimento de mais de R$ 200 mil.

A solenidade de inauguração do sistema de abastecimento de água do povoado Pau Pombo contou com a presença da comunidade, lideranças e autoridades políticas.

O diretor do SAAE, o engenheiro Arnaldo Arruda, ressaltou o compromisso da autarquia. “O SAAE tem o compromisso de levar qualidade de vida para a população caxiense e a gente prioriza também a população da zona rural. Graças a essa parceria do prefeito Fábio Gentil com o Governo do Estado, o povoado Pau Pombo está recebendo o sistema de abastecimento de água, atendendo cerca de 140 famílias. E o SAAE vai, de domingo a domingo, garantir o funcionamento do sistema, fazendo a manutenção da rede, colocando cloro na água, garantindo, assim, saúde preventiva e mais dignidade para a população daqui”, destacou.

Representando o Governo do Estado na solenidade, o secretário estadual do Turismo, Catulé Júnior, relembrou o período em que assumiu a Secretaria Municipal de Governo e visitou a comunidade Pau Pombo. “No início da minha gestão como secretário de Governo da prefeitura de Caxias, vim ao povoado conversar com os moradores, que falaram da necessidade do sistema de abastecimento de água. E hoje, volto aqui, no aniversário de Caxias. Fico muito feliz com isso porque é uma realização do Governo do Estado, em parceria com o prefeito Fábio Gentil. E Caxias só tem avançado na condução do Fábio. Deixo aqui o abraço do Governador, do secretário Júlio Mendonça da SAF. Eu posso estar em qualquer lugar, ocupando qualquer cargo, mas sempre estarei em Caxias”.

O prefeito Fábio Gentil falou do sentimento em estar na comunidade comemorando o aniversário de adesão de Caxias à independência do Brasil, inaugurando mais um sistema de abastecimento de água. “Qual o sentimento? Uma só palavra não define. É alegria, respeito, sonho. Posso dormir tranquilo porque ajudei a alcançar o desejo de muitos aqui de ter água em casa. Uma obra que teve o apoio dos deputados Adelmo Soares, Zé Gentil e também do secretário Catulé Júnior. E ainda teremos mais de 30 poços que serão licitados para as famílias caxienses. Uma ação que demonstra o nosso trabalho. Aqui não existe desvio de recurso, mas compromisso com a vida porque água é vida”, enfatizou.

Opinião da comunidade

Para Maria dos Passos, moradora do povoado Pau Pombo, é uma satisfação ver a água jorrando na sua comunidade. “É uma alegria pra nós que moramos aqui neste povoado e a gente tava precisando bastante, graças a Deus. É mais vida, uma satisfação pra gente que tem criança. Uma água de poço cacimbão não é uma água adequada. Eu só tenho a agradecer ao prefeito Fábio Gentil, agora poderei fazer irrigação pra minha horte e pra contribuir na minha renda”, disse.

“É uma maravilha. Eu agradeço a Deus e ao prefeito Fábio Gentil que trouxe esse poço pra gente, por meio do Governo do Estado. A água de poço cacimbão não é adequada, nem pra tomar banho. Agora, temos água tratada jorrando”, elogiou a dona de casa Terezinha.

“A gente esperava há um tempo e agora chegou. É água pra gente criar o nosso peixe, agora é abundância. A gente jamais vai esquecer e só temos a agradecer ao prefeito Fábio Gentil”, agradeceu o morador Edivaldo.

O representante da comunidade, Solidônio da Silva Neto, agradeceu ao prefeito Fábio Gentil pela água que estava chegando à comunidade. 

Mais

A comunidade Pau Pombo é a oitava beneficiada, na gestão do prefeito Fábio Gentil, com um novo sistema de abastecimento de água. Já foram beneficiados os povoados Porção, Goiabeira, Rosário, Olho D’Água, Água Branca, Condave e Morada Nova. (Da assessoria)

0 comentários:

Postar um comentário