Minha Figura

Tem início campanha de vacinação antirrábica em Caxias

9.10.18

Começou nesta segunda-feira (8) a vacinação contra raiva para cães e gatos na cidade de Caxias. A campanha é promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, através da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ).

Agentes de endemias iniciaram a vacinação no início deste mês, com um mutirão na zona rural. De hoje ao dia 9 de novembro a mobilização percorrerá os bairros. Para tanto, os profissionais da saúde contam a colaboração dos moradores. "Precisamos que a comunidade caxiense receba muito bem nossos agentes vacinadores para que o objetivo seja cumprido, conforme preconiza o Ministério da Saúde", ressalta o coordenador da UVZ, Natanael dos Reis.

A campanha encerrará com o chamado Dia D, no dia 10 de novembro. "Se, porventura, por falta do dono da casa na passagem do nosso agente vacinando e só tiver criança, é claro, os animais não serão vacinados nesta data. Mas fica o Dia D justamente para que todas as pessoas que não tiveram seus animais vacinados no mutirão possam o fazer", lembra o coordenador da UVZ.

A meta da UVZ é alcançar 100% dos animais vacinados em 2017, que corresponde a 45.328 (30.462 cães e 14.866 gatos).

Sobre a vacinação

O serviço é gratuito e obrigatório para animais com mais de 3 meses. Os responsáveis devem ter os cães na coleira e guia e os gatos em caixas apropriadas para evitar fugas e acidentes. A raiva é uma doença transmissível por contato direto, ou seja, pela mordida, arranhões ou lambida de cães, gatos ou outros mamíferos, como morcegos e macacos infectados. (Fonte: Portal Noca)

0 comentários:

Postar um comentário