Minha Figura

SAÚDE – População adere à Campanha Outubro Rosa que segue com ações nas UBSs

23.10.18

Há pouco mais de uma semana para o encerramento da Campanha Outubro Rosa, um grande número de mulheres tem procurado as Unidades Básicas de Saúde para a prevenção ao Câncer de Mama e do Colo do Útero através das ações preventivas que foram intensificadas com a realização do dia “D” que acontece diariamente nas UBSs.

Mais recentemente, o trabalho foi realizado nas UBSs dos bairros:  Salobro, Ponte, Campo de Belém, Caldeirões, Pirajá, Centro e Trizidela.  O médico da UBS Pirajá, Dr. André Reis, enfatizou em sua palestra sobre a prevenção através dos exames, destacando o Papanicolau e o autoexame.

A assistente social Suane Froz, coordenadora do Centro de Referência e Atendimento à Mulher, da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres (SMPPM), destacou que a adesão e interação das equipes com as mulheres está sendo bastante eficiente.

“Quero enaltecer o trabalho das equipes das UBSs, que são as protagonistas desse trabalho. A população está aceitando bem o convite e participando das atividades”, disse a coordenadora.

A coordenadora da Política de Saúde da Mulher, Amanda Costa, lembrou que a estratégia de trazer as atividades para dentro das unidades de saúde está sendo muito positiva, pois é mais próximo das residências.

“Aqui elas têm atendimento, exames, lazer e atividade física; isso tudo colabora com o sucesso da Campanha”, destacou.

Letiane Ramos, moradora do bairro Pirajá aprovou a Campanha.

“Com isso nós cuidamos mais e orientamos a nossa família. A prevenção não é só no Outubro Rosa, mas o ano inteiro”, disse.

“Nossas mulheres aderiram bem a causa e estão se cuidando. Ficamos felizes ao chegar nas unidades e vê-las se cuidando, buscando saúde e orientações com os profissionais. Este ano estamos com a adesão bem maior das mulheres e nosso intuito é dobrar o número de atendimentos”, frisou Taniery Cantalice, secretária da SMPPM.

“Lembrando que durante todo o ano, as nossas UBSs estão disponíveis para a prevenção”, completou Socorro Melo, secretária municipal de Saúde.

Durante a programação da Campanha, estão presentes a Banda Lira Municipal, muita dança, música e atividades físicas. Para esta semana, o trabalho segue nas UBSs dos bairros Volta Redonda, Bom Jesus, Itapecuruzinho, Cohab e Castelo Branco. (Ascom)

0 comentários:

Postar um comentário