Minha Figura

Devotos de São Francisco prestam homenagens ao santo em São João do Sóter

4.10.18
Hoje é dia de São Francisco, um dos santos mais festejados pelos católicos. Em São João do Sóter, na Região dos Cocais, onde é feriado municipal, devotos de todo o Maranhão e até de outros estados se reúnem para prestar homenagens ao santo.



O caminho que leva ao santuário é tomado por veículos e pedestres, disputando o mesmo espaço, mas nenhuma confusão, afinal todos estão com o mesmo objetivo, prestar homenagem a São Francisco.

"Dentro do meu coração é muito importante. Muitas coisas ele abre o milagre e aí temos que obedecer ele mesmo, abaixo de Deus temos que obedecer ele", diz o comerciante Silvestre Alves.

E para homenagear o santo tem devoto que vem para passar o dia inteiro, traz o que pode, vira um piquenique em família. "Viemos passar o dia, assistir todas as missas, aí trouxemos comida, carne, água, refresco, porque está muito quente. Dá para fazer almoço, trouxemos fogareiro, grelha para assar carne. Viemos dispostos há passar o dia todo, mas com a barriga cheia", afirma a estudante Luciana Sousa.

Esse é o período mais quente do ano na região, com temperatura de quase 40 graus, então o protetor solar é indispensável. E para quem precisa de atendimento médico, pelo segundo ano foi montada uma grande tenda no local para dar o suporte necessário.


Devoto que é devoto tem que acompanhar todas as missas e as profissões que acontecem durante todo o dia, e não são poucas, são pelo menos seis missas e quatro procissões.

Edvan diz ter recebido uma graça. "Fiz promessa primeiro por minhas duas pernas, que eu era aleijado, e depois por um tumor na cabeça, e agora a minha saúde está dez, graças ao meu protetor São Francisco", declara o lavrador Edvan da Conceição.

Até o final da tarde, encerramento, era previsto passar cerca de 40 mil pessoas pelo Santuário de São Francisco de Assis em São João do Sóter, segundo cálculos da Polícia Militar, para admirar a imagem gigantesca do santo, que só não é maior que a devoção desses católicos.

(Do Portal Noca com informações da TV Mirante)

0 comentários:

Postar um comentário