Américo no controle - Com tranquilidade prefeito garante boa votação para candidatos

9.10.18

O resultado das eleições gerais em Coelho Neto consolidou a liderança do prefeito Américo de Sousa (PT) a frente do município, e o respaldo do gestor municipal junto a população. Américo teve seus candidatos eleitos, e garantiu para cada um deles grande votação em Coelho Neto.

Na cidade Rafael Leitoa (PDT) teve 4.225 votos para deputado estadual; para deputado federal Rubens Pereira JR (PCdoB) teve expressivos 5.527 votos; Weverton Rocha (PDT) que disputava o senado recebeu absolutos 11.777 votos; o governador reeleito Flávio Dino (PCdoB) e o presidenciável Fernando Haddad receberam 10.737 e 16.312 votos respectivamente. 

RUBENS PEREIRA JR

Campeão de votos, a dobradinha de Rubens JR com o prefeito Américo de Sousa foi um tremendo sucesso, e lhe rendeu a maior votação para deputado federal em Coelho Neto nestas eleições. Muitos duvidavam que o prefeito conseguiria garantir boa votação para um candidato desconhecido, recém chegado e com pouco menos de mês para a eleição, mas Américo mostrou grande habilidade política e deu boa votação ao parlamentar federal que foi reeleito. 

PT

Em uma articulação interna do PT, o vereador e presidente da Câmara Municipal, Osmar Aguiar, respaldado pelo prefeito, trabalhou a candidatura do petista Luiz Henrique ao parlamento estadual, que sendo desconhecido e com pequena campanha em Coelho Neto, teve 754 votos. 

A SURPRESA 

Américo não teve um segundo candidato o senado, todo "santinho" de campanha confeccionado para Coelho Neto vinha com esse espaço em branco. Para não estimular votos nulos e brancos, o prefeito pediu que a coordenação de campanha preenchesse o espaço com os números do candidato ao senado Saulo Pinto do PSOL, que tem forte identidade com a esquerda brasileira e maranhense.  

Apenas com isso, Saulo teve 3.799 votos em Coelho Neto, foi a sua maior votação fora do São Luís, o que foi uma surpresa em solo coelhonetense, uma vez que ele não teve campanha e nem pedido de votos publico na cidade. Isso o bastante para impedir que Edison Lobão (MDB) e Sarney Filho (PV) superassem Weverton Rocha em Coelho Neto.

RESULTADO

Com toda essa votação para seus candidato Américo mantém-se na dianteira, e termina por desconstruir a oposição e todo seu discurso. O único posto em que Américo ficou atrás foi na votação para deputado estadual, ainda assim por uma diferença minima de 274 votos, em todos os outros cargos em que fez campanha ganhou de forma absoluta.

Se a disputa de 2020 já começou, o franco favorito é o prefeito Américo de Sousa e só resta a oposição correr atrás, pelo menos os sobreviveram. (Do Blog Observatório dos Cocais) 

0 comentários:

Postar um comentário