Minha Figura

Domingo tem levantamento do mastro de São Sebastião

7.1.17
A tradicional festa do mastro de São Sebastião, que mistura elementos religiosos e profanos, vai movimentar a comunidade católica caxiense, no próximo domingo (8).

Promovido pela Associação dos Amigos e Devotos de São Sebastião, o evento marca o início oficial do festejo em homenagem ao santo no município.

Apesar do santo não ser o padroeiro do município a devoção popular, a fé e a crença na obtenção de milagres têm atraído milhares de fiéis todos os anos.

A programação terá início com a alvorada festiva, às 5h da manhã no Largo de São Sebastião. Às 10h, ocorrerá a derrubada do mastro na reserva ecológica do Inhamum. Após o corte da árvore, por volta das 15h, sairá o cortejo com o mastro pelas principais ruas e avenidas da cidade até o Largo de São Sebastião, onde acontecerá o levantamento do mastro no final da tarde.

Crendice

Segundo os historiadores, os jesuítas construíram a Igreja de Nossa Senhora da Escada e de decidiram espalhar a crendice de que os ancestrais dos índios guaranis trouxeram e mataram a flechadas São Sebastião. Para se redimirem deste pecado, considerado grave, as pessoas deveriam, como pena, carregar pedras e toras de madeira das matas vizinhas até o centro da aldeia. O castigo, com o passar dos anos, terminou se transformando nesta grande festa popular denominada Puxada do Mastro de São Sebastião.

Fonte: João Lopes/Portal Noca

0 comentários:

Postar um comentário